Como Funciona o Serviço de Internet?

Como Funciona o Serviço de Internet?

A internet é algo muito usado hoje em dia. E já faz parte da rotina da maioria das pessoas. Porém, apesar de ser tão usada, o seu funcionamento ainda é uma incógnita para muitas pessoas.

Por isso, preparamos esse artigo para te explicar todos os detalhes de como funciona o serviço de internet. Portanto, continue lendo e tire todas as suas dúvidas.

Entenda o Que é a Internet

Antes de conhecermos o seu funcionamento, é preciso que saibamos o que é a internet em si. Vamos pensar que a internet consiste em uma pequena rede de computadores, que se encontra conectada a rede maiores.

Dessa forma, podemos dizer que a internet não tem um dono. E também não é controlado por nenhuma empresa. Ao contrário, ela é controlada por um grupo formado por diversas redes interligadas.

Por exemplo: para criarmos uma rede local, basta que conectemos um computador a outro, ou conectemos inúmeros computadores entre si.

Internet

Internet

Internet

Porém, dessa maneira, os computadores conectados entre si irão se comunicar apenas entre eles mesmo. Não tendo nenhum tipo de acesso à computadores fora da empresa ou da sua casa.

Ou seja, não terão acesso a outros servidores, da forma que acontece quando se tem acesso à internet.

O acesso externo acontece no momento em que uma rede local é conectada a uma outra maior, que se trata, nesse caso, do provedor de internet. Isso é possível devido à tecnologia TCP/IP, que consiste num modo de comunicação que se baseia no endereço de Internet Protocol, ou IP, como é mais conhecido.

No caso desse IP, ele representa o endereço de cada ponto de rede. E cada um desses pontos de rede se trata de um computador, que irá se interligar a outros computadores, de maneira a se formar uma espécie de teia de redes.

Enquanto isso, os serviços e os sites que acessamos na internet representam aplicativos disponíveis nos servidores. Estes serviços, por sua vez, são formados pelos grandes computadores que são conectados à uma rede mundial de internet.

Além disso, cada um também possui um endereço de IP, pelo qual também pode ser identificado.

Como é o Caminho da Internet?

Para chegar até a sua casa, a internet precisa percorrer uma espécie de “caminho”. E este, por sua vez, passar, basicamente, por principais etapas, sendo todas elas identificadas pelo endereço de IP. Esses principais passos são: Backbone, provedor de acesso, provedor de serviço e, enfim, o usuário final.

Vamos conhecer cada um desses abaixo com mais detalhes abaixo:

  • Backbone: que consiste no primeiro ponto de referência da internet, que se trata do setor responsável por interligar todos os demais pontos da rede. Os backbones representam pontos da rede que formam o núcleo de redes da internet.

    Backbone

    Backbone

Eles distribuem através das redes, todas as informações fundamentadas na TCP/IP (tecnologia). Em todo o mundo, há poucos backbones espalhados. E são eles os responsáveis pela distribuição do acesso mundial à rede de internet.

  • Provedor de acesso: através do backbones, temos um novo passo para a internet, no momento em que o sinal chega até os provedores de acesso. O sinal de backbones pode der distribuído aos usuários, quando uma empresa contrata um sinal.

Normalmente, os provedores de acesso compreendem as empresas que se encontram ligadas à telecomunicação, ou mesmo as empresas de telefonia, que oferecem aos clientes o acesso à internet através de planos previamente acordados com os consumidores.

  • Provedor de serviço: é preciso encontrar um meio para o transporte dos dados da internet, para que possam chegar aos usuários. Esses dados irão trafegar na rede. E o transporte é feito pelas empresas provedoras do serviço.

    Provedor De Serviço

    Provedor De Serviço

Nesse caso, essas empresas irão receber os dados oriundos do provedor de acesso, e os distribuirão aos usuários de inúmeras formas, como por fibra óptica, por linha telefônica, seja via rádio, que é um tipo de tecnologia sem fio.

É importante que essas empresas sempre sejam regulamentadas pela Anatel. Além disso, podem ser desde empresas de telecomunicação, como companhias telefônicas e prestadoras de serviços de rede

  • Usuário final: apesar de ser o último passo do caminho que a internet percorre, ainda não é o passo final. Depois que a internet chega até o usuário final, ela então irá percorrer novamente todo o trajeto de volta.

Afinal de contas, os usuários finais também enviam sinais para a internet, como é o caso das requisições, por exemplo.

Usuário Final de Internet

Usuário Final de Internet

Dessa forma, os dados que os usuários enviam são levados pelo provedor de serviço, em seguida, são enviados para o provedor de acesso, até chegarem ao backbone. De lá, o processo seguirá novamente o caminho do início, até chegar ao seu próximo destino.

Esse destino pode ser, por exemplo, algum arquivo que você está querendo fazer o download.

Quando você acessa o site que tem o arquivo que você deseja baixar, porém, ninguém sabe qual é o endereço de IP completa daquela máquina que está hospedando os sites ou arquivos.

Assim, o que os usuários conhecem é o endereço “www”, que são endereços de sites que se baseiam na tecnologia DNS. Que, de uma forma geral, cria atalhos entre endereços “www”, aos endereços de IP.

Dessa maneira, para que você consiga navegar sem precisar decorar os endereços, você só precisa conhecer o site desejado, que começa sempre com “www”.

Wide Web Word

Word Wide Web

Depois que o usuário acessou o site, pelo DNS, o “www” jogará o mesmo para o endereço de IP, para onde ele se encontra hospedado. Assim, ele então recebe o sinal de que há uma solicitação para baixar o arquivo.

Esse sinal, por sua vez, será levado pelo provedor de serviço, até e o provedor de acesso. Que, finalmente, o levará para o backbone.

Depois que chegar ao backbone contratado, o sinal alcança o servidor onde o arquivo a ser baixado está. Assim, o backbone do provedor do usuário envia um sinal em direção ao backbone do provedor do site do arquivo, que faz esse mesmo caminho.

Por fim, o arquivo será, finalmente, transferido do site para seu computador.

Não é um caminho simples a ser percorrido, mas tudo acontece de uma forma incrivelmente rápida. Em questão de segundos, podemos baixar conteúdos de site de qualquer parte do mundo, sem o menor trabalho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.