Qual a Velocidade Ideal Para Navegar na Internet?

A tecnologia está cada vez mais avançada. Hoje em dia, podemos encontrar as mais variadas opções de planos, cada qual com uma velocidade diferente. Mas, qual a velocidade ideal para navegar na internet? Como saber qual é a melhor opção para cada pessoa?

Essas perguntas são muito frequentes. Principalmente quando estamos procurando um plano de internet.

Por isso, no post de hoje, iremos responder essas perguntas, além de também conhecermos os principais tipos de internet disponíveis, e quais são as vantagens e as desvantagens de cada um. Continue lendo e confira tudo aqui.

Principais Tipos de Internet

Confira abaixo os principais tipos de internet, bem como as vantagens e desvantagens de cada uma:

1 – Internet Banda Larga

Essa é, sem dúvida, e melhor opção quando o assunto é melhor internet custo-benefício. A maior parte das operadoras exigem dos clientes que eles assinem um plano de telefone fixo ou TV a cabo para terem acesso à internet banda larga, pois a transmissão do sinal é feita por meio dos cabos de telefone ou de TV.

A internet banda larga é ótima. Ela permite que o usuário navegue com segurança, e que tenha acesso aos mais variados conteúdos que estejam disponíveis na rede.

Outra opção para quem deseja ter mais vantagens é contratar um provedor de internet. A banda larga é a mais procurada no país, tanto por empresas, quanto para as residências também.

Internet Banda Larga

Internet Banda Larga

Essa opção não apresenta pontos muito negativos, que sejam relevantes. Há algumas opções de serviços online que exigem uma velocidade de internet superior para funcionarem. Nesse caso, basta conferir antes a velocidade que você está contratando.

Mesmo depois de contratar um plano de internet, é fundamental continuar atento à velocidade que está chegando pra você. Afinal de contas, muitos provedores costumam entregar muito menos dados do que o contratado.

Você pode verificar em “MinhaConexão”, e testar a velocidade (Speed Test). Assim, você consegue ver a quantidade exata de dados a operadora está te entregando. O ideal é fazer esse teste várias vezes ao dia. Caso haja divergência na quantidade, você pode salvar o relatório em PDF e pedir uma explicação para a provedora.

2 – Internet Via Rádio

Internet Via Rádio

Internet Via Rádio

Normalmente, quando uma pessoa não consegue contratar um bom plano de internet banda larga, ou quando ela não está disponível em seu endereço, o mais comum é contratar uma internet via rádio.

Quanto à qualidade desse tipo de internet, ela pode variar de acordo com alguns pontos, como as condições do cabeamento, e as interferências entre o provedor e a antena; e também a distância existente entre o ponto de transmissão e a sua casa.

A competência dos funcionários também é outra questão de extrema importância, e que também interfere na qualidade do serviço.

Se os prestadores de serviço não forem bons, se não forem realmente profissionais, ou se houver alguma interferência entre antenas, pode acontecer de o sinal de internet ficar totalmente comprometido, comprometendo a qualidade do serviço.

Uma dica importante é procurar vizinhos que tenham contratado a mesma empresa, e conferir se tanto o serviço quanto o atendimento são de qualidade.

3 – Internet Móvel – 3G

Internet Móvel – 3G

Internet Móvel – 3G

Mais uma alternativa para quem não consegue acesso à internet banda larga, que é a melhor opção, como dissemos. E internet 3G também é uma boa alternativa para quem precisa de mais mobilidade.

Normalmente, a conexão com a internet é feita por meio de modem via USB, que permite o uso tanto em notebooks, como em desktop e em tablets.

Ainda que essa internet seja ideal para quem precisa de mais mobilidade, ela não é tão bem avaliada pelos usuários em várias regiões.

Além disso, as tarifas também costumam ser bem altas. Em grande parte das vezes, a internet 3G costuma ter limite de acesso, impedindo, por exemplo, os programas de streaming de vídeos. Por isso, é muito importante pesquisar sobre a qualidade da internet 3G na sua região.

4 – Internet 4G

Internet 4G

Internet 4G

Essa internet veio como uma versão melhor da internet 3G. Ela tem a proposta de solucionar os problemas da 3G, oferecendo ao usuário mais qualidade na conexão móvel.

Porém, não é possível contratar esse tipo de internet em boas condições em todas as regiões. Somente no Sudeste ela é muito boa, pois se trata de uma tecnologia bem recente ainda.

Velocidade Ideal Para Cada Atividade

A velocidade de uma internet consiste, basicamente, na sua capacidade de desempenho, representada por bytes por segundo, que uma conexão de internet possui, conforme ela vai transferindo dados entre o dispositivo do usuário e a internet.

Na realidade, a conexão com a internet conta com 2 velocidades distintas. São elas: a velocidade para um download e a velocidade para um upload. Elas não são medidas juntas. Na maioria das vezes, a velocidade de um download é mais rápida do que de um upload.

Depois de conhecer quais os principais tipos de internet disponíveis, é hora de identificar a velocidade ideal para cada tipo de atividade. Confira!

  • Filmes e Séries em Streaming (Globoplay e Netflix, por exemplo): nesse caso, para acessar esses serviços, o ideal é que a internet tenha, no mínimo, 500MB. Assim, o usuário terá a qualidade padrão, além de 25 MB para assistir em ultra HD.
  • Jogos online: o ideal é que a sua internet tenha, no mínimo, 10 MB caso você use a rede apenas para esse tipo de atividade. Porém, se forma usar para mais finalidades, o ideal é contratar um plano de, pelo menos 30 MB.
  • Troca de e-mail e pesquisas: essas atividades não exigem grandes velocidades. Em geral, a internet 3G é capaz de atender perfeitamente. São atividades bem simples.
  • Youtube e redes sociais: para que essas atividades possam ser feitas com tranquilidade, o ideal é que a sua internet tenha, pelo menos, 5 MB. Se os vídeos do Youtube forem assistidos em alta definição, o ideal é que você tenha um plano de, no mínimo, 25 MB.

Desse modo, para saber qual a velocidade ideal para você, basta identificar para quais atividades você pretende utilizar. Não se esqueça de comparar os provedores de internet, conversar com outros clientes, e coisas do tipo, para evitar problemas mais tarde.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.