Como Configurar SSID Wi-Fi?

Muita gente não sabe, mas o SSID Wi-Fi (service set identifier) é o nome da sua rede Wi-Fi. Isso mesmo! Traduzindo, o nome fica da seguinte forma: “identificador do conjunto de serviços”. É aquele nome que aparece no momento em que visualizamos as redes de internet sem fio que se encontram disponíveis em sua área.

Apesar de ser algo simples, o SSID pode ser uma ferramenta muito útil para garantir mais segurança para a sua rede. Em contrapartida, também pode se tornar um problema se o usuário não tomar os devidos cuidados com a segurança, no momento em que for configurar o seu roteado, e definir um nome para a sua rede.

O principal objetivo é ajudar o usuário a localizar a sua rede mais facilmente, dentre aquelas que estão disponíveis. Sem você não configurar o nome da rede, ela pode ficar “invisível” para você. Nesse caso, isso pode até representar mais segurança para o usuário.

No post de hoje, vamos aprender como configurar corretamente o SSID Wi-Fi, e quais são as vantagens.

Como Configurar SSID Wi-Fi

Os nomes de uma rede Wi-Fi precisam ter até 32 caracteres, e sempre há a distinção entre letras maiúsculas e minúsculas. Além disso, também pode-se usar alguns caracteres especiais na hora de criar o nome da rede.  No entanto, o mais indicado é evitar usar esses símbolos especiais, devido a problemas de compatibilidade com os dispositivos que são mais antigos.

Você tanto usar o nome na sua rede que já vem pré-definido de fábrica no roteador, como também pode personalizar o nome de acordo com o que você desejar.

Conforme as configurações, o roteador deverá transmitir o nome da sua rede para todos que quiserem uma negociação com uma conexão. E o seu dispositivo irá buscar pelos SSIDs que estão disponíveis. Em seguida, irá listar todas as redes que podem ser encontradas dentre as opções que podem ser conectadas.

SSID Wi-Fi

SSID Wi-Fi

Caso a rede seja aberta, assim como aquelas de locais públicos, você não ser necessário o uso de uma senha para que você consiga se conectar. Sendo assim, será preciso somente identificar o SSID daquele Wi-Fi.

No caso das redes mais seguras, como é ocaso das redes particulares, de casas e de escritórios, por exemplo, geralmente há algum tipo de criptografia, que exige não só o SSID, mas também uma senha de acesso.

Como Acessar o Seu Roteador

Para realizar qualquer tipo de configuração no seu roteador, você precisa antes de mais nada, acessar o aparelho. Para isso, é preciso procurar na parte de baixo do roteador. Lá, você irá encontrar o endereço que deverá ser digitado em seu navegador. Em geral, ele é semelhante a 192.168.0.0, por exemplo. Porém, pode variar de um fabricante para outro.

Depois de identificar esse número, você deve digitá-lo na barra de endereço do seu navegador. Em seguida, pressione “Enter”. Logo após, serão solicitadas as credenciais de acesso. Elas estão junto com o endereço ou vêm descritas no manual do roteador.

Outra coisa que varia de um fabricante para outro é o tipo da tela inicial. Porém, todos eles possuem opções para um fácil acesso às principais funções, como é o caso da proteção do roteador ou da configuração da rede Wi-Fi.

Para definir uma senha para a sua rede sem fio, clique em “Sem Fios”. Em seguida, clique também em “Definições sem fio básicas”.

É possível configurar a rede por meio do WPS (Wifi Protected Setup), situado na tela inicial de aba denominada “Sem fios”. Para isso, clique em WPS no roteador e também no dispositivo (que é bem comum nos celulares). No entanto, é opcional. Enquanto que a aba “Segurança sem fios” é  onde está o local onde será configurada a senha de proteção da sua rede sem fio.

É Possível Ocultar o SSID?

É comum o SSID, ou nome da rede, ser transmitido pelo roteador. Assim, todos que se encontrem nas proximidades podem identificar a sua rede e, caso tenham a senha, poderão também se conectar.

Porém, se você quiser, é possível desligar essa função. Dessa forma, todas as pessoas que desejarem se conectar à sua rede, terão que saber tanto o SSID quanto a sua senha, uma vez que o nome da rede não irá aparecer automaticamente ao entorno.

Essa alteração é possível de ser realizada através da interface de configuração do roteador. Ao acessar as configurações wireless, há uma opção que serve para ocultar o SSID. Assim, o dispositivo fica impedido de transmitir o nome da rede.

Como Mudar o SSID?

Mudar o SSID

Mudar o SSID

Outra alternativa possível é alterar o nome da rede. Mas é preciso sempre se atentar para os limites que citamos acima, e saber também o que pode ser usado como nome e o que não pode. É possível realizar essa configuração também através da interface de controle do roteador.

Possíveis Problemas

É possível que surjam alguns problemas com relação ao SSID. Dentre eles, os mais comuns são:

  • Evitar nome padrão: o seu roteador já vem de fábrica com o SSID previamente definido. Mas o mais recomendado, é que você evite usá-lo. Afinal de contas, se o seu vizinho comprar um roteador igual ao seu, e optar por usar o nome padrão, vocês terão uma rede com o mesmo nome, dificultando na hora de identificar qual é a sua.
  • Nome repetido: evite criar nomes repetidos para duas redes em uma mesma área, par não dar confusão. Caso contrário, os dispositivos podem tentar uma conexão na rede errada.
  • Nome com caractere especial: certos dispositivos, ou computadores que usem o Linux como sistema operacional pode encontrar dificuldade para enxergar as redes com caracteres especiais, como é o caso de hifens, espaços e sublinhados.

Como Proteger Sua Rede Wi-Fi

Para garantir o máximo possível se segurança da sua rede sem fio, é preciso seguir alguns cuidados básicos. Abaixo, listamos alguns dos principais deles. Confira:

1 – Troque o nome da sua rede assim que for realizar a configuração.

2 – Mantenha a sua rede escondida.

3 – Mude a senha com frequência

4 – Use a criptografia e aumente a segurança da sua rede

5 – Não plugue qualquer aparelho no seu roteador, para evitar vírus

6 – Atualize o Firmware do seu roteador

7 – Desative o WPS

Com essas medidas simples, é possível aumentar muito a segurança da sua rede sem fio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.