Uma Revoluão do Século 21

Já pensou numa bela tarde de sol, você está na casa de veraneio com a família, dispondo apenas de um telefone que realiza chamadas locais e bateu aquela saudade de um tio que está em Portugal e você não pode (ia) fazer a ligação para seu parente tão distante pelas correntes do sistema de telefonia convencional te privarem disso?
Isso é coisa do passado e está condenado. Já é realidade no Brasil o sistema de telefonia Voip (Voz sobre ip), que dentre as muitas flexibilidades que o sistema tradicional impões, te permite fazer ligações para todos os cantos do país e quase todos os do mundo, a preo de ligação local (às vezes menos que isso ainda).

Telefonia

Milagre ou brincadeira de mau gosto?

Nem um, nem outro. O sistema de telefonia Voip permite que você utilize a infra estrutura que o sistema de banda larga de internet possui, convertendo os atuais pulsos analógicos por pacotes de informação que são convertidos à servidores dedicados à esse fim, espalhados e conectados pela estrada infinita de bits (internet).
Testado e aprovado nas condições descritas no primeiro parágrafo, essa maravilha permite que você tenha uma redução drástica de custos nas ligações de fixo para fixo – sim, como não se trata de um milagre, a tecnologia Voip ainda não está disponível para a telefonia móvel – mas possui a mesma qualidade de som e transmissão como a de um telefone normal, e o melhor, sem pagamento de assinatura, com sistema de pagamentos como cartão de celular (pré pago) e o mais importante: tendo respeitado seu direito de ir e vir.

Evolução

Mas só pode usar quem tem computador e banda larga?

O sistema voip trabalha de duas maneiras: uma, conectado através de um softphone e utilizando somente a rede de acesso aberta pelo provedor de banda larga, ou, totalmente independente da internet, através de aparelhos de telefone especiais, chamados de ATA.
Na primeira opção o sistema funciona da seguinte maneira: você liga o seu computador com a cesso à internet, acesso o programa que faz a codificação do número de telefone para o sistema de banda larga transmitir a uma central coligada à internet e digita os números de telefone de origem (o seu ou o que está conectado no local onde vai ligar) e o número de destino, sempre acompanhados do sinal de + e o código do país e da área e clica no botão chamar, o que acontece? Seu telefone irá tocar dentro de poucos segundos e você retirando o fone do gancho iniciará a chamada ao telefone de destino. Pronto, você já está ligando à distância com preço de ligação local, independentemente do computador de destino estar ou não conectado à internet.
Na Segunda opção, temos a possibilidade de ligar como no modo convencional, direto do telefone, sem discar o seu número e só discando o número de destino, onde o ATA fone faz a codificação pela sua linha convencional de telefone e se interliga ao mesmo provedor conectado a internet e daí completa a ligação de destino que foi solicitada.
Aí está o futuro da telefonia, em breve assinarei mais um artigo sobre esse assunto, explicando planos e tarifação.

Conectado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sistemas Operacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.