Está certo, você pode até curtir um bom jogo hardcore cheio de zumbis assassinos ou alienígenas querendo a sua alma, mas as férias de verão são como um período sagrado para todo mundo. É hora de descansar um pouco a cabeça e os gatilhos do seu controle e brincar com algo mais leve.
E se música acalma até as feras selvagens, é fácil pensar em alguma coisa em que trabalhar os dedos.
Guitar Hero
O mais clássico dos jogos musicais — não só por ser o primogênito de toda uma família de games, mas também por suas setlists do tempo que o papai usava brilhantina no cabelo. Guitar Hero abriu as portas de uma área pouco explorada pelas produtoras até então.
Em novembro de 2005 o game foi lançado para o console Playstation 2, reunindo expectativas e receios por parte de um público que aguçava cada vez mais seu tato por títulos de qualidade. A surpresa maior surgiu com o sucesso de vendas do jogo produzido pela Harmonix e RedOctane.
A saga de sucesso foi continuada um ano depois, com o lançamento de Guitar Hero II, também para o Playstation 2.Em 2007 surgiu Guitar Hero III: Legends of Rock, reafirmando o estilo clássico da série e suas crescentes vendas.
Entre títulos paralelos, a série principal continuou com Guitar Hero World Tour — anteriormente conhecido como Guitar Hero IV —, dessa vez introduzindo outros instrumentos além dos tradicionais guitarra e baixo à jogabilidade. World Tour marcou a entrada em massa da música pop na série — outra semelhança com o rival Rock Band além dos novos instrumentos. Guitar Hero 5, em 2009, manteve os conceitos de seu predecessor enquanto Guitar Hero 6 — em 2010 — entrou em uma cruzada para voltar às origens da série.
Rock Band
Depois de deixar de fazer parte do time de desenvolvimento da série Guitar Hero, a Harmonix resolveu criar sua própria série de games musicais. Surgiu então em 2007 Rock Band. O game trazia a oportunidade de se tocar em banda usando os controles em forma de guitarra, baixo, bateria e microfone. Rock Band inseriu músicas mais leves à atmosfera hard metal dos games musicais até então.
As críticas quanto às semelhanças com o rival Guitar Hero foram duras. O jogo, no entanto, conseguiu uma horda de seguidores fieis.
Rock Band 2 surgiu em 2008 acompanhando o lançamento anterior em multiplataforma, a versão para Playstation 2 foi adaptada usando-se cenas pré-renderizadas nos consoles da atual geração. Seguiram ainda mais três versões do game musical: The Beatles: Rock Band e Greenday: Rock Band baseados na carreira de bandas famosas e recentemente Rock Band 3.
Se Transformando Em Um Astro do Rock
Comprados o jogo e os instrumentos é hora de se divertir. Games musicais são a melhor pedida para se jogar com os amigos e até mesmo para animar uma festa. É sempre bom ter atenção na hora de comprar os instrumentos para seu videogame, alguns podem ser específicos para determinados jogos enquanto outros funcionam em qualquer um deles.