Play Station 3 Mantém a Saga de Sucessos da Sony
Há muito tempo que o videogame deixou de ser um brinquedo exclusivo das crianças. Aliás, faz muito tempo que o videogame deixou de ser um brinquedo. Desde que a Sony lançou o Play Station 1, o primeiro de uma série de sucessos, até quem não era muito ligado em tecnologias passou a ver os jogos com outros olhos. A série do Play Station, assim como o Atari na década de 80, marcou o início de um nova geração de games capaz de prender a atenção de crianças e adultos de todas as idades. Dando sequência aos lançamentos arrasadores, a marca japonesa líder mundial em eletrônicos lançou em 2006 o Play Station 3 – PS3 – primeiramente no Japão e logo em seguida nos Estados Unidos, onde atingiu índices surpreendentes de venda em poucos dias. Há até mesmo alguns relatos de violência e crimes decorrentes da grande demanda pelo produto, incluindo assaltos, agressões e até mesmo assassinatos entre consumidores alucinados com a novidade.
Porque o PS3 é Tão Adorado
A febre não é injustificada, visto que a companhia supera as expectativas a cada edição do aparelho. O design que revoluciona as formas compõem um visual futurista e arrojado. Além disso, todos os jogos do PS3 são em 3D com alta definição (HD – High Definition), ou seja, diversão com a mais alta qualidade em gráficos de última geração. Usuários bombardeiam os fóruns de tecnologia e games com análises e ponderações sobre o produto. Segundo usuários, a principal vantagem do PS3, além da comprovada evolução tecnológica em relação ao modelo anterior, é a plataforma Blu-ray, que suporta filmes com imagem de alta definição. Blu-ray vem para substituir o DVD. Compreende um disco de mídia em formato óptico com grande potencial para reproduções em equipamentos full HD. Sua capacidade de armazenamento chega a 1080p sem perdas. De qualquer forma, o console do PS3 também suporta DVDs comuns.
Ainda nesse quesito, o produto vem com a tecnologia Wi-Fi embutida e possibilita o uso de controles em wireless através de um suporte para Bluetooth. Sem falar no hard drive: a Sony desenvolveu o modelo com 60GB com capacidade para leitura de diversos tipos de cartões flash. Foram também criados os modelos 80GB, com todos os acessórios do modelo de 60GB, e o de 40GB. A diferença desse último para os demais é que ele não tem compatibilidade com os jogos do PS2, possui menos entradas USB e não faz a leitura de todos os cartões.
Bom, Bonito e… Caro!
Tecnologias à parte, o que os usuários gostam mesmo é da possibilidade de continuar jogando os melhores games do PS2, além de toda a variedade de jogos 3D em HD da nova edição. A crítica maior – ou única – é em relação aos preços, bastante altos em relação aos anteriores configurando o PS3 como um dos mais caros consoles do mercado. Mas os consumidores são unanimes: o custo compensa a diversão.
Por Vivian Fiorio