Os ácidos graxos têm sido eficazes para diminuir o risco de ataques cardíacos e estão ligados à redução da pressão arterial e níveis sérios de triglicérides, ajudando a prevenir coágulos sanguíneos (diminuindo assim a chance de ter um acidente vascular cerebral). Mas, a pesquisa continua a nos mostrar que eles podem fazer muito mais pelo organismo.
O Ômega 3 é Uma Fonte De Saúde Para o Ser Humano
Os ácidos graxos têm sido eficazes para retardar ou impedir o crescimento de certos tipos de câncer (em estudos com animais). Eles também reduzem os sintomas de doenças inflamatórias (artrite reumatoide é menos comum aparecer em pessoas com dietas ricas em ômega-3). Os cientistas tem estudado se o ômega-3 pode contribuir para diminuir a depressão, pois são importantes componentes da nutrição das células nervosas e servem para o auxílio do crescimento ósseo.
Mas, e Se Você Não Gostar De Peixe?
Isto soa muito bem se você é uma pessoa que gosta de comer peixe. Mas, e se você não gosta de peixe? A natureza tem vários alimentos de origem vegetal que contêm ALA, o ácido alfa-linolénico. O corpo humano consegue converter alguns tipos destes ALA em um dos ácidos graxos ômega-3 encontrados nos peixes, o EPA, ácido eicosapentaenoico.
Quantas porções de alimentos com alta quantidade de ômega 3 que precisamos ingerir para obter alguns dos benefícios da prevenção de doenças? A maioria dos especialistas recomendam duas a três porções de peixes ricos em ômega 3 por semana como parte de uma dieta variada. E comer mais peixe significa que estamos mais propensos a estar comendo menos carne vermelha, que é uma etapa importante desta dieta.
Dicas Para Levar Para Casa:
– Mude para o óleo de canola para cozinhar e assar quando você pode.
– Escolha molhos para salada, margarinas, batatas fritas e outros alimentos que usam óleo de canola e limite os produtos que contêm teor elevado de ômega 6, principalmente nos óleos de milho, açafrão e óleo de girassol.
– Considere a adição das fontes vegetais de ômega-3, como o brócolis, espinafre e a semente de linhaça.
– Desfrute de melão quando ele está em temporada.
– Salada de espinafre com feijão e brócolis com um molho de salada baseado em canola.
– Adicionar uma colher de chá de semente de linhaça moída, no seu copo de suco ou tigela de cereal frio algumas vezes por semana.
É importante que a semente de linhaça esteja moída em primeiro lugar, e só depois adicione a sua receita.
O óleo de canola contém o dobro da quantidade de ômega-6 do que de ômega-3, mas ele ainda tem a melhor proporção de ômega-3 e ômega-6 de qualquer um dos óleos de cozinha vegetal.