Sonho e Realidades do Mundo dos Games
Os jogos eletrônicos são famosos pela sua capacidade de colocar os jogadores dentro de situações completamente improváveis em suas vidas humanas normais. Você nunca se imaginou em meio às hordas de zumbis de Left2dead ou lutando para sobreviver numa guerra interplanetária como as de Halo, não é? Se imaginou, com certeza foi em sonho ou em um daqueles devaneios rápidos que aparecem durante a aula no colégio e você está simplesmente implorando para sua mente conseguir inventar qualquer coisa que o mantenha longe de escutar o que o professor está falando lá na frente. Assassin’s Creed coloca você em um mundo totalmente diferente do nosso. Você nunca se imaginou caminhando pelas ruas da Itália medieval assassinando figurões da história, certo? Em sua segunda versão, lançada só agora nesse mês de março para a plataforma PC, a sede de sangue dos assassinos da descendência de Desmond Miles está renovada.
Nova Jogabilidade? Nem Tanto
Muito se falou sobre novidades quanto ao modo de controlar o personagem assassino no decorrer do game após as demonstrações da E3 do ano passado. Durante a maior feira de games do mundo, a produtora Ubisoft disponibilizou trailers e uma demonstração jogável da esperada sequencia de Assassin’s Creed. Pouco de fato se alterou no modo de jogar o game. Foram acrescentadas habilidades como nadar e se ocultar sob a água, assassinar duas pessoas ao mesmo tempo usando as adagas ocultas sob as mangas, o que antes não era possível, e ainda se ocultar em meio as multidões e aglomerados de pessoas que podem, inclusive, ser gerados pelo próprio jogador atirando moedas de ouro no chão para atrair os aldeões, por exemplo.
A maior alteração, no entanto, não afeta o modo como o jogador irá precisar apertar os botões no controle ou no teclado do computador, mas no modo como o jogo é conduzido. O mundo de Assassin’s Creed II é completamente aberto como em outros games, como Far Cry 2 da mesma produtora. Na segunda versão, o jogador tem liberdade de se movimentar através do cenário da forma que o convir, realizando as missões ao seu ritmo e ordem. Dessa forma, a jogabilidade não está mais presa a uma linha de acontecimentos como no jogo anterior da série.
Um Novo Assassino Entra em Cena
Os jogadores agora terão em suas mãos o controle do assassino, o jovem Ezio Auditore da Firenze. Descendente direto de Desmond Miles no futuro, o nobre Ezio tem em suas veias o sangue do assassino Atlair do primeiro Assassin’s Creed.
Ezio irá lutar por vingança no decorrer do game, buscando dar fim à vida dos responsáveis pela morte de sua família. No decorrer da história, como no game anterior, o jogador irá encontrar figurões da idade média americana. No segundo game da série, a principal “celebridade” encontrada é um jovem artista chamado Leonardo Da Vinci, que irá ajudar Ezio com armas especiais entre outros equipamentos. A nova versão de Assassin’s Creed estava disponível para os consoles caseiros da nova geração Playstation 3 e Xbox 360, ganhando sua versão para a computador em março desse ano. O jogo já está à venda no Brasil e conta com vários recursos online. Os fãs da saga dos heróis-assassinos da idade média não podem ficar de fora desse novo capítulo.
Por Thiago Resende