Distribuição de energia eficiente é algo que o mundo é muito dependente, de forma a manter suas crescentes demandas energéticas. No presente contexto, todas as perdas de energia durante a transmissão podem causar um enorme fardo para a economia, bem como para o crescimento de um país. Portanto, os engenheiros e os governos optam pela transmissão de energia eficiente através de linhas de alta tensão de energia, embora o método proporcione certos riscos à saúde para aqueles que vivem nas proximidades, bem como para aqueles que estão engajados na sua manutenção.
Formas do cabeamento As linhas de alta tensão podem existir tanto na forma de cabos suspensos, que ligam enormes torres de transmissão, ou então como cabos subterrâneos ou submarinos em áreas onde a colocação das torres não pode ser possível ou é muito caro. No caso de cabos subterrâneos ou submarinos, a linha é isolada de forma adequada para suportar os perigos, bem como para minimizar o risco de eletrocução num impacto acidental. Estas linhas são normalmente feitas de cobre ou alumínio e são capazes de resistir a transmissão de energia de alta tensão, que efetivamente minimiza a quantidade de corrente transmitida e, por conseguinte, a perda de energia potencial que pode ter lugar devido à resistência de materiais condutores. Os transformadores Transformadores irão ser utilizados para aumentar a tensão na origem da transmissão, e uma vez que atinge o seu destino (centros de carga), os transformadores irão ser usados para chegar a tensão necessária e, portanto, a corrente de distribuição antes de o mesmo ser distribuído para seus consumidores.
Geralmente, as linhas de alta tensão são capazes de transmitir energia a uma voltagem entre 138 e 765 kilovolts. Ao mesmo tempo, devido às áreas de superfícies limitadas e que sejam necessárias para a transmissão de corrente de alta tensão, a linha de perda ocorre devido à resistência das linhas e a área de superfície que também pode ser minimizada. No entanto, deve ser lembrado que os números referidos podem mudar de país para país, bem como em função da estação geradora.
Na maioria dos casos estas linhas são úteis na transmissão de eletricidade ao longo de grandes distâncias para uma estação, enquanto que em alguns casos estas linhas são também utilizadas para dividir a eletricidade entre duas estações principais em um processo conhecido como partilha de carga. A discussão em relação aos riscos à saúde causados pelas linhas de alta tensão entre aqueles que vivem perto dela ainda continua. Até agora, nenhuma evidência conclusiva foi trazida para mostrar que aqueles que vivem perto de linhas de alta tensão de energia estão em risco de qualquer doença, além do potencial risco de eletrocussão devido a uma falha nas linhas ou através de eventos inesperados.