Desde o odiado, porém inegavelmente elegante e eficiente, Windows Vista, os conceitos de visual e praticidade na frente de um PC se transformaram. Efeitos visuais passaram de uma posição desprivilegiada para uma referencia para o novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 7. Ao lado da campanha de simplicidade sempre figura a imagem de um sistema operacional bonito e bem desenhado feito para trazer ao usuário o máximo em praticidade e desempenho.
O Windows de Cara Nova
Há quem diga que as mudanças no visual da linha de sistemas operacionais mais usada no planeta não passaram de uma obrigação atrasada. Em relação ao visual do sistema Macintosh, por exemplo, o Windows sempre esteve na lanterna. Há ainda quem diga, e me incluo nesta lista, que as ditas “mudanças” no visual do Windows 7 são apenas efeitos do Windows Vista maquiados com a palavra “novidade”. Novas ou não, e isto não está em discussão agora, as opções de personalização do Windows 7 podem dar um toque interessante na sua área de trabalho. A começar pelos temas.
No Windows 7, há uma infinidade de temas disponíveis, tanto na memória do sistema como para download grátis pela internet, para deixar seu desktop à sua cara. Em versões anteriores, os temas eram usados apenas para modificar drasticamente o visual do computador. Por exemplo, o Windows Vista, os temas disponíveis eram o Aero do Windows, que habilitava transparências e animações de minimização e maximização; Windows Basic, sem elementos elaborados mas ainda com um visual moderno e sofisticado; o tema clássico do Windows, com suas janelas de cantos quadrados e sem efeitos; e os temas de alto contraste que, confesso, nunca encontrei serventia nem tampouco ser humano corajoso o suficiente para usá-los.
Visual
Com o Windows 7, os temas passaram a modificar tenuamente o visual do computador. São alterados elementos como a cor das janelas, sons emitidos nas mais variadas situações, proteção de tela, entre outros. Os temas do novo Windows são personalizáveis, portanto se você gostou dos planos de fundo de um tema, mas não curtiu a cor da janela que ele usa, simples, basta acessar a janela de personalização clicando com o botão direito na área de trabalho e selecionando “personalizar”. Uma novidade interessante são os conjuntos de efeitos sonoros que podem ser aplicados por cada tema, ou selecionáveis pelo usuário na janela de personalização. Os sons do Windows podem ser alterados com predeterminações variando desde discretos e sofisticados bipes até sons de violoncelos e fanfarras imitando os sons de cada situação.
Obtendo Mais Temas
Em vários sites da internet pode-se encontrar novas opções de temas para download para o Windows 7. Os temas podem inclusive ser criados e compartilhados pelos próprios usuários. Há ainda uma comunidade na internet dentro do site do Windows 7 onde são disponibilizados temas dos mais variados gostos. O download é gratuito. Para acessar o endereço você pode clicar com o botão direito na área de trabalho e escolher “personalizar”. Na janela de personalização, escolha “obter mais temas online”. Você então será direcionado para a página de downloads. Você pode ainda acessá-la diretamente pelo endereço http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows/downloads/personalize.
Por Thiago Resende