Quando os primeiros tablets chegaram ao mercado, quase ninguém conseguia ter um. Hoje eles já se popularizaram mais, apesar de ainda existirem alguns com valores consideravelmente altos e o consumo desses aparelhos vem crescendo cada vez mais. Assim como a sua popularização aconteceu, diversas mudanças nas funções desses aparelhos também surgiram com o tempo. Acontece que essas funcionalidades novas são capazes de transformar o seu tablet em um verdadeiro computador. Você pode, claro, comprar um aparelho de cada mas nem todas as pessoas possuem condições financeiras para isso e acabam tendo que escolher entre um dos dois. Mas como somos presenteados diariamente com novidades tecnológicas, hoje você já pode ter um tablet mais baratinho e incrementar um pouco mais e deixá-lo quase como um notebook. Ficou interessado em saber como você pode fazer isso e principalmente, quanto você vai gastar para transformar o seu tablet em um notebook funcional, mas bem simples.
Teclado e Mouse
Não existe computador sem teclado e nem mouse não é mesmo? Os tablets tornaram-se funcionais justamente porque são mais práticos que um notebook e não ocupam tanto espaço, mas ainda assim, algumas pessoas sentem dificuldade em digitar com teclados virtuais e também usar o sistema de touchscreen. Os teclados para tablet já são bem populares e facilmente encontrados em qualquer loja de informática e telefonia celular, mas alguns ainda são bem caros ou restritos para determinados modelos. A linha Transformer, Asus e Surface da Microsoft são talvez, as mais populares que existem, mas como citamos mais acima, são compatíveis somente para tablets dessa marca. Esse teclado também só está disponível para tablets com Windows 8 e funciona através de conexão feita por cabo USB. O valor desse teclado é de cerca de 500 dólares. Mas ainda existem outros teclados, que são os mais populares e consequentemente, os mais vendidos. Esses já são adaptáveis a qualquer tablet com entrada USB ou conector correspondente e consequentemente, são encontrados no mercado por um valor bem abaixo do que citamos mais acima. Os teclados mais populares são vendidos hoje por cerca de 150 reais e alguns são acompanhados inclusive, de caneta, cabo para adaptador e case de proteção. Mas se você é daqueles que não gosta de conectores, vai ainda encontrar teclados que são conectados através de Bluetooth, mas assim como os teclados da Microsoft, ainda existe uma limitação de marcas para que haja essa conexão. O teclado Capa C5 é o mais popular e custa cerca de 90 reais. Assim como os teclados, os mouses também se tornaram extremamente funcionais para os tablets. Se você tem dificuldade em usar o touchscreen essa é uma saída perfeita, já que aquela famosa setinha que nós estamos acostumados a ver quando usamos o computador, ficam visíveis e tornam as nossas atividades muito mais eficientes. O valor dos mouses vai depender muito da marca. Você pode usar mouses menores que também são utilizados em notebooks. Esses itens são encontrados no mercado por um valor entre 30 e 50 reais. Existem ainda, combos onde você compra o teclado e o mouse para o seu tablet, como é o caso do Rii Promini RT- MWK02 que custa R$ 150.
Conectando o Tablet em Telas Maiores
A tela de um tablet pode ser do mesmo tamanho da tela de um netbook que é de aproximadamente 10 e 12 polegadas. Acontece que se você não tem um tablet maior, com certeza vai sentir a necessidade em alguns momentos, de ter uma tela maior para o seu aparelho. Isso não só é possível, como se torna totalmente funcional, dependendo da atividade que você vai realizar com o seu tablet. Você pode conectar o seu tablet em uma TV de LCD ou então em um monitor de computador de mesa. Com isso fica possível realizar melhor as atividades, assistir filmes, navegar com mais eficiência pela internet e movimentar programas melhor. Para conseguir fazer essa conexão, é importante que o seu tablet venha com saída de vídeo digital do tipo HDMI e também, com a tecnologia DLNA, que é a tecnologia responsável pela transmissão sem fio de imagens. A partir daí, você precisa apenas comprar um cabo que é encontrado facilmente em qualquer loja de informática, chamado cabo mini HDMI e fazer a conexão. Se você tiver um iPad, esses cabos são específicos para a marca.
Caixas de Som
Os auto-falantes que vêm instalados nos tablets são bons, mas possuem um problema bem sério para todos os usuários que gostam de musica: eles têm a qualidade bem baixa a começar pelo seu volume. A solução para esse problema é bem simples. Existem diversas caixas de som vendidas no mercado, por preços bem acessíveis e que são compatíveis com quase todas as marcas de tablets comercializados hoje no mercado. As marcas mais famosas que podemos citar é a caixa de som da Motorola, Apple, Samsung, entre outras. Você também vai encontrar aquelas caixas de som de marcas importadas e bem mais baratas do que as das marcas citadas acima, tendo uma diferença de mais de 200 reais entre elas. A média que você vai pagar por uma caixa de som para o seu tablet é de a partir de 150 reais para as caixas de som mais simples.
Programas
Você pode também , instalar diversos programas que vão deixar o seu tablet muito mais funcional. Mais abaixo listamos alguns desses programas bem funcionais. O Air Display ou o iDisplay são dois aplicativos que vai fazer com que você elabore uma área de trabalho para você poder usar melhor os programas e aplicativos de seu tablet, mudando de tela com muito mais facilidade.
O Free Note é outro programa que vai ajudar muito nesse processo, pois ele funciona como um bloco de notas e caso você não saiba usar o programa de texto do seu tablet, poderá escrever facilmente nele. Você pode ainda instalar versões de outros programas como o photoshop, MSN, skype e muito mais. Claro que um tablet não possui a mesma capacidade de um computador e vai exigir também o formato de muitos arquivos de forma diferente, mas se você precisa dar uma incrementada no seu aparelho, vale a pena testar.
Pingback: Diferenças entre notebook e tablet: vantagens e desvantagens | notebooks e similares