Existem diversos tipos de deficiência e adaptar o mundo para que pessoas que sofram com isso não se sintam como verdadeiros estranhos na sociedade, é muito importante. Dentre os diversos problemas que podemos enfrentar sobre isso, a deficiência visual é um dos obstáculos e grandes, diga-se de passagem. Diante um mundo mais moderno, adaptável e de certa forma consciente sobre tais questões, diversos meios de socialização para cegos já foram criados e muitas vezes nem sabemos disso.
Um grande exemplo são aplicativos para celular que ajudam a deixar as pessoas que não enxergam mais informada sobre as coisas que acontecem no mundo moderno. Quem disse que um deficiente visual não pode ter seu próprio celular e desfrutar de suas funções como qualquer outra pessoa que enxerga? Viemos então, apresentá-los alguns exemplos de aplicativos voltados à esse grupo de pessoas e que ajuda de alguma forma o acesso de todos os deficientes visuais ao mundo.
Georgie
Se o cão guia é o melhor amigo de um deficiente visual nas ruas, o Georgie é o melhor amigo deles no mundo tecnológico. Este aplicativo está disponível apenas para celulares com sistema operacional Android e tem como principal função falar, literalmente, o que a pessoa está fazendo no celular.
Com o Georgie, você terá uma espécie de assistente por voz em seu aparelho. Ele digita e envia mensagens de texto que devem ser citadas usando o comando de voz do celular. Diz o nome de cada contato da agenda tanto na hora da busca como quando ele está ligando para o aparelho, repete o numero discado e diz o nome de cada função do celular que foi selecionada.
Uma função muito eficiente desse aplicativo é que com a câmera do celular apontada para qualquer letreiro ou placa, ele consegue captar e ler o que tem ali escrito, repetindo para o dono do aparelho. Ainda possui um GPS inteligente onde o usuário registra seus lugares preferidos e ele marca todas as informações, além de reconhecer buracos, galhos ou qualquer obstáculo que o deficiente encontre em seu trajeto.
Voice Over
Este na verdade não é um aplicativo que você vai encontrar para download. Ele é um recurso nativo do sistema operacional iOS, ou seja, só está disponível para iPhone e iPads, o Voice Over funciona basicamente como o Georgie só que de forma bem mais eficiente. Ele descreve exatamente tudo o que acontece na tela do seu smartphone e todos os alertas que chegam são identificados também como um aviso sonoro.
Ele é extremamente eficiente caso o deficiente precise ler uma mensagem de texto, uma página na internet, emails recebidos, entre outros detalhes. Você encontrará em aparelhos com iOS instalado e precisa apenas ativá-lo. Para isso acesse a função de Configurações, Ajuste> Geral > Acessibilidade.
A partir daí é só configurar de acordo com as necessidade do usuário deficiente e deixar que ele faz o resto.
LookTel
Este aplicativo funciona de forma diferente dos citados acima porque ele não auxilia bem o deficiente visual a usar o seu celular, mas para facilitar o acesso sobre o mundo ao seu redor. O LookTel possui um sensor que identifica objetos e locais que está ao redor do deficiente e informa através de comandos de voz o que se passa ao seu redor.
Essa identificação é feita quase que instantaneamente e é feita apontando a câmera do celular para o lugar que você deseja identificar. Ele se torna um cão guia falante que vai ajudar qualquer deficiente a reconhecer suas atividades no dia a dia e deixá-lo menos dependente de outras pessoas.
Bus Alert
Não é todo mundo que possui um carro para se deslocar de um lugar para outro e passa a depender do transporte público. Isso dificulta muito a vida de qualquer deficiente visual porque ele precisa identificar o ônibus e isso depende de outra pessoa que enxergue para dizer qual linha se aproxima. Na verdade precisava.
Com o Bus Alert basta o deficiente visual apontar seu celular e a função de GPS identifica à uma distância considerável qual a linha que se aproxima. Dessa forma o usuário pode decidir se dá ou não sinal para aquele ônibus parar no ponto. Esse aplicativo está disponível para celulares com Android e Java.
TalkBack
Assim como existe o Voice Over para aquelas pessoas que possuem um iPhone, o TalkBack foi criado para suprir a mesma necessidade, mas daqueles que preferem aparelhos com Android. Ele possui as mesmas funções que o Voice Over e facilita muito o acesso de qualquer deficiente. Dependendo do aparelho ele já vem instalado e você precisa apenas configurá-lo, mas caso isso não tenha acontecido, você pode baixar pelo Google Play gratuitamente. Ele só funciona com aparelho que tenham o Android a partir da sua versão 2.3 instalado.
TypeInBraile
Este é um exemplo de aplicativo muito inteligente. Diferente dos que já citamos aqui, ele possui uma taxa de aquisição de 4,99 dólares e pode ser adquirido pelo iTunes, sendo assim, só está disponível para iPhone, iPod Touche e iPad. Esse aplicativo ler em braile os gestos de qualquer usuário.
O deficiente precisa apenas ligar a câmera do celular e apontar para o alvo, sendo assim qualquer movimento é transformado em leitura para cegos. Cada caractere em braule é representado por uma sequencia de toques na tela. É importante lembrar que mesmo tendo em português, ele reconhece a linguagem em braile apenas em inglês.
Tandera Dinheiro
Se um deficiente não quer correr o risco de ser enganado com troco e pagamento, esse é o aplicativo mais indicado. O Tandera dinheiro identifica as notas em reais através da câmera do celular e informa quanto de dinheiro o cego recebeu em mãos. Basta localizar o celular sobre a nota e em condições ideais de iluminação que ele faz a identificação instantânea.
Ele diz através do comando de voz, que cédula é aquela que está sendo fotografada. Na versão free ele identifica apenas notas de 2 (dois) e 5 (cinco) reais, enquanto na versão paga, além destas ele também identifica notas de 10 (dez), 20 (vinte), 50 (cinquenta) e 100 (cem) reais.