As técnicas em Search Engine Optimization (SEO) são necessárias para sites que necessitam de um perfil bem classificado nos Rankings de resultados do motor de busca, e para conseguir uma boa colocação, você tem que aderir a algumas das regras que garantem essa boa colocação. O problema é que ninguém sabe realmente quais as regras que o Google realmente segue. Sabemos que o Google penaliza irrelevância para assuntos da página e sabemos que os backlinks tem que ser relevantes para o site e para a página em questão. Sabemos também que conteúdo bom e original é necessário para estar sempre subindo no ranking do motor de busca. Há provavelmente outros fatores que não temos conhecimento, assim, de certa forma estamos atirando no escuro.
Garanta o Que Sabemos e Capriche no Resto
No entanto, se nos concentrarmos naquilo que sabemos, podemos melhorar nossas marcas, otimizando nosso site para os motores de busca. Primeiro de tudo temos que esquecer sobre o uso excessivo de palavras-chave, na verdade isso tem um efeito negativo na sua avaliação. Aqueles que sabem dessa arte dizem que a densidade de palavras-chave a 2% é o melhor que se pode conseguir, embora você possa sair com uma densidade de 3%, caso o conteúdo seja realmente bom e você tenha uma habilidade razoável através das palavras para parafrasear.
O texto a ser lido deve ser envolvente, bem como original, por isso, se você mesmo estiver escrevendo e não melhorou muito desde a escola primária, seu texto deve ser curto e simples. Se você tem talento para a escrita criativa, tire isso em sua vantagem. Outro problema com palavras-chave é que você precisa saber quais estão em alta, e que vão atrair os olhos dos visitantes. Pouco tempo atrás, o verbo “desmascarar” era uma palavra-chave popular e aqueles que sabiam disso sugeriam que essa palavra era boa para usar no título dos artigos. No entanto, a importância dessas palavras-chave mudam e você precisa repensar o que você tem usado em seu conteúdo e nos títulos. Um termo que era popular há seis meses pode não estar atraindo visitantes para seu site agora, então você tem que descobrir quais palavras-chave estão em alta. Se você tiver lançado uma campanha publicitária PPC (Pay Per Click) você pode testar as palavras-chave com isso.
Backlinks, Grande Fator de Ranking
Depois, temos os backlinks, que são de suma importância para o seu site. Se você tem uma campanha de PPC, então você pode colocar os seus anúncios em sites altamente classificados e páginas de resultados de pesquisa em seu nicho, e os motores de busca aprovam esses links, mesmo porque eles ganham receita a partir deles. Certamente os sites de redes sociais são bons para backlinks, bem como tweets no Twitter, que podem trazer mais tráfego, mas não pode levá-lo um lugar mais alto nas pesquisas do Google. Você pode gastar muito tempo escrevendo comentários para sites com alguma relevância em relação ao seu próprio, e encontrar poucas mudanças para a sua classificação ou tráfego, porque os sites não são bem classificados.