Como Criar um Perfil no Linkedin

Hoje você encontra uma infinidade de redes sociais e cada uma com um foco principal. O LinkedIn é um desses sites e seu principal foco e divulgar perfis profissionais tanto de pessoas como de empresas. O sucesso crescente do site fez com que ele se tornasse referência na hora de se candidatar á uma vaga de emprego. Se você ainda não tem seu perfil no LinkedIn não pode ficar de fora. Então para ajudar nesse processo, elaboramos um pequeno e eficiente tutorial que vai lhe ensinar como se cadastrar no site e ter um perfil bem composto para que você possa exibir até mesmo como currículo em candidaturas futuras. No site também pode ser encontrado algumas vagas de emprego.

http://www.youtube.com/watch?v=0XtCcpuRFUo

Passo 1: Cadastrando no Site

Para criar a sua conta no LinkedIn você precisará fazer um pequeno cadastro e para isso é preciso ter u email ativo. Você acessará o site do LinkedIn clicando AQUI para começar o seu registro. As primeiras informações solicitadas pelo site são bem simples e você preencherá com seu nome, sobrenome, email de cadastro e senha. Depois de preenchido todos esses dados você clica na opção “Cadastre-se Agora” e continuará o processo no próximo passo.

Passo 1: Cadastrando no Site

Passo 1: Cadastrando no Site

Passo 2: Preenchendo o Primeiro Formulário de Cadastro

Esse primeiro formulário de cadastro é bem simples assim como os dados solicitados no passo anterior. Você vai indicar no site o local onde você mora com cidade, estado e CEP. Informará qual a sua situação empregatícia do momento escolhendo entre alguém que está empregado, procurando emprego, estudante ou empresa. Caso preencha as opções além de estudante, o site solicitará o nome da empresa, o cargo ocupado e o setor. Com todos os campos preenchidos clique em “Criar meu perfil” para passar ao segundo formulário. Nesse segundo passo será enviado um email para você onde será necessária a confirmação da sua conta. Então vá até a sua caixa de emails e clique no link que lhe foi enviado.

Passo 3: Preenchendo o Segundo Formulário de Cadastro

O LinkedIn apesar de poder ser utilizado sem pagar nada, oferece alguns planos para seus usuários. Caso você queira, quando clicar no link do email poderá então escolher o melhor plano para você de acordo com as vantagens que ele oferece ou selecionar o plano gratuito mesmo.  Uma boa dica é escolher o plano básico para você se familiarizar com o site e então ver se o que você busca realmente precisará pagar por um plano. Nesse segundo formulário você encontrará uma lista de tarefas que podem ser preenchidas nesse primeiro momento ou depois (se deixar para depois elas ficarão em uma aba na parte superior direita da sua tela). Essa lista contém informações que você preencherá sobre você e seu perfil profissional. Esses tópicos não são de preenchimento obrigatório, mas são importantes para que seu perfil fique bem completo. Eles também podem ser editados depois caso haja alguma mudança no seu perfil.

Passo 3: Preenchendo o Segundo Formulário de Cadastro

Passo 3: Preenchendo o Segundo Formulário de Cadastro

Passo 4: Criando Conexões

Após completar o seu perfil profissional, você começará utilizando as funções do site e apesar de não serem obrigatórias, dirão muito sobre o seu perfil profissional caso um empresário visualize-o e tenha interesse em lhe contratar. Quando entramos em uma rede social, sempre vamos encontrar grupos de assunto comum e que podemos passar a seguir e nos manter informado sobre o que se passa sobre tal tema. No  LinkedIn esses grupos também existem e você vai escolher aquelas que dizem mais sobre o seu perfil profissional para seguir. Você encontrará diversos grupos então poderá seguir quantos quiser, mas para manter um perfil bom, evite os exageros e para saber se vale a pena seguir tal grupo, indicamos que leia um pouco sobre ele e o que se passa e ver se realmente os assuntos que são tratados ali são de sua importância. Uma outra forma de criar conexões é adicionando pessoas, como acontece em toda rede social. Indicamos também que evite sair adicionando pessoas demais somente para aumentar seu número de contatos, pois como citamos no início, suas conexões dizem muito sobre você. Busque por colegas de trabalho, escola, faculdade ou amigos e parentes em comum para começar bem a rua rede.

Passo 5: Crie um Bom Perfil Profissional

Se você busca oportunidades de trabalho com o LinkedIn você deve tornar o seu perfil atraente. Então preencha com bem detalhismo sua instrução educacional com instituições e cursos que fez durante sua vida inteira, por mais tolo que ele seja. Evite aqueles cursos sem conclusão, pois eles podem passar uma imagem de alguém de desiste facilmente. Se tiver algum curso que fez, mas não tem como comprovar também não é indicado colocar no seu perfil. Se você tem curso superior completo, não é necessariamente obrigatório indicar a escolha que você concluiu o ensino fundamental ou o médio, mas caso isso influencie em algum setor profissional, também pode ser citado. Quando às suas informações sobre trabalhos, estas sim são de extrema importância para seu perfil do LinkedIn. Coloque sempre o nome da empresa corretamente, a data que você foi admitido e a data da saída. Na parte de descrição sobre o trabalho, coloque suas principais atividades nessa empresa e suas conquistas no emprego. Jamais coloque críticas sobre o emprego ou motivos da demissão. Cuidado também para a descrição não ficar muito longa e chata porque você pode perder a oportunidade. A ideia é ser sempre objetivo e organizado!  Dessa forma com certeza seu perfil será lido e analisado.

Dicas Importantes

  • – Sabemos que todo mundo quer impressionar no LinkedIn, mas evite colocar informações que você não te como comprovar. Caso você coloque uma experiência ou curso e seja preciso comprovação você perderá uma oportunidade e ainda poderá ficar com marcação em algumas empresa como um profissional que não é honesto.
  • – Muito cuidado na hora de colocar a sua foto. Lembre-se que é um perfil profissional e o tipo de foto deve ser no mesmo estilo. Fotos sorrindo, na praia, com bebidas, com efeitos e todos aqueles artifícios que usamos para o Facebook e outras redes sociais mais descontraídas devem ser evitados.
  • – Cuidado ao escrever em outro idioma. Só faça isso se realmente dominar a língua. Erros de escrita são bem observados nesse momento.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.