Nem todas as tecnologias de virtualização funcionam da mesma maneira. Como todo ambiente de TI é tremendamente diferentes quanto as suas próprias composições, nunca há uma solução ideal para cada cena de TI. Em vez de procurar a solução perfeita, é melhor escolher a solução certa para uma situação específica. Há várias coisas que influenciam a escolha do software de virtualização.
Mobilidade
Há casos em que a mobilidade pode causar volatilidade e gerar incômodos desafios para os grupos de gestão encarregados do gerenciamento de incidentes e questões de conformidade. As organizações precisam primeiro analisar as janelas de manutenção, a consistência dos padrões de trabalho e as estratégias de recuperação de acidentes para determinar se é ou não uma boa escolha no ambiente de virtualização.
As Janelas de Manutenção
As janelas de manutenção se misturam quando combinados em única plataforma física, e isso cria uma situação onde não há janela de tempo disponível para manutenção de hardware. O mesmo problema surge para congelar software. Portanto, é vital que se tome a decisão de implantação de maneira correta, pois uma escolha errada no ato de implantar um novo sistema pode ocorrer numa paralisação e congelamento das atividades, gerando transtornos e prejuízos no operacional geral.
Estratégia de Recuperação
Apontando os fatores que podem desestabilizar os esforços de replicação no nível do aplicativo, eles são uma parte do plano de recuperação de acidentes. Para contornar tais conseqüências, as organizações precisam passar por uma avaliação detalhada das suas estratégias de recuperação, os papéis, as estratégias e as estruturas de replicação.
Sobrecarga e Escalabilidade
O sucesso da virtualização pode ser afetado por vários aspectos de qualquer modelo operacional. Que podem incluir a maneira pela qual a entrada e a saída de dados é administrada, um maior número de CPUs por VM (virtual machine) ou mesmo a maneira com a qual os fornecedores de licença de seu software na plataforma.
Modelos de Licenciamento de Software
Algumas tecnologias de virtualização não suportam certas aplicações. Modelos de licenciamento de software podem desempenhar um papel importante com a virtualização de desktop, mesmo que o suporte não seja um problema. Por exemplo, as aplicações geralmente são licenciadas por servidor físico, e este por sua vez, diminui radicalmente todas as esperanças de ganhos a partir dos esforços de virtualização.
Segurança
As organizações muitas vezes têm pouca assistência para garantir a segurança em uma transição física para virtual, pois não há guias publicados ou melhores práticas para se garantir em um ambiente virtual. As zonas de segurança e de privacidade de informações precisam ser consideradas para minimizar os riscos.
A escolha de uma solução de virtualização correta é muitas vezes uma tarefa confusa e esmagadora, devido ao grande volume de ofertas de virtualização. Ao analisar os principais fatores que afetam os esforços de virtualização, erros críticos podem ser evitados, e uma decisão mais informada e complexa podem ser realizadas. Em última análise, isso faz uma diferença enorme.