Como Evitar o Envio de E-mails com Vírus?

Nos dias de hoje o uso de e-mail consiste em atividade vital para qualquer carreira profissional. Inclusive para o momento de lazer ou matar a saudades o correio eletrônico trouxe revolução ao mundo por enviar mensagem para pessoas de outro lado do mundo em velocidade quase instantânea. Porém, junto com a evolução a criminalidade também cresce e desenvolve novas formas para golpes. Assim como acontece na vida real, os vírus entram nos computadores por causa da própria cobiça dos usuários que ao perceber a existência de ganhar vantagens não pensa duas vezes em clicar e infectar o computador. Atenção! Cuidado ao abrir a mensagem do e-mail porque pode ser um vírus que rouba informações ou prejudica o sistema operacional do computador. Conheça dicas para abrir a mensagem na web sem ter riscos.

1.    Cuidado com o Acesso

Especialistas concordam ao afirmar que existe apenas uma maneira para o vírus entrar no computador: Com a autorização do próprio usuário. Por esse motivo todos os detalhes são importantes a se considerar antes de abrir a mensagem. Com apenas um clique o computador pode ficar em estado de risco mesmo com o uso de antivírus. Nos dias de hoje existem malware responsáveis por colher o quadro completo de informações que existe na rede de computadores, ponto que pode prejudicar o setor de inteligência das empresas, instituições públicas ou residenciais.

1.    Cuidado com o Acesso

1. Cuidado com o Acesso

2.    Cuidado com o Banco

As problemáticas que se relacionam o acesso e senha dos bancos consistem em atividades ilegais populares na internet.  Por esse motivo que os bancos têm regras a seguir para aumentar a confiança entre os clientes, como jamais enviar e-mails, de forma principal quando existe o pedido para clicar em determinado link e mudar a senha do internet banking. Caso receba mensagem eletrônica do gênero o primeiro ato a fazer está em ligar para a instituição bancária e pedir explicações sobre o fato. De forma provável o gerente vai dizer que se trata de fraude. Quando receber o e-mail do banco, além de ligar para verificar, usuários podem identificar os vestígios do golpe. Por exemplo, preste a atenção para saber se o logotipo de empresa não está diferente do que a publicidade na internet que aparece em grande parte do site institucional da instituição financeira. Bancos virtuais são mais fáceis de terem os números de conta roubados do que os tradicionais. Com o aumento do trabalho na internet empreendedores fazem pagamentos nos virtuais. Clientes precisam transferir a quantia aos bancos tradicionais para poder receber o dinheiro vivo. Por vezes também correm o risco de receber e-mails com links que podem roubar as informações. Antes de clicar em qualquer ponto consulte no site para saber se trata de procedimento natural. Caso a informação não exista no mundo online ligue para a central de atendimento.

3.    Cadastro em Lojas: Vírus no E-mail

Um dos golpes mais difíceis de percebe está no cadastro de loja. De forma teórica os empreendimentos online precisam ter redes de especialistas em tecnologia da informação que promovem a defesa dos dados registrados no site de vendas. Existem hackers que infectam o comércio online e quando os compradores confirmam a compra o sistema malware envia ao e-mail uma mensagem de confirmação com um link para clicar caso exista o desejo de acompanhar o status da compra. Como os usuários fazem a aquisição existem maiores chances de cair no golpe via e-mail. Por esse motivo para escapar do problema existem duas soluções: (1) Fazer o acesso no site para saber se existe o e-mail depois de certo tempo da compra efetivada. (2) Ligar para saber se clicar consiste no ato correto para o computador não ficar com vírus no sistema operacional.

3.    Cadastro em Lojas: Vírus no E-mail

3. Cadastro em Lojas: Vírus no E-mail

4.    Cuidado com o E-mail Big Brother

O boom da internet no mundo desde os anos noventa do século XX fez com que as pessoas também ampliassem a rede de amigos e paqueras. As relações que começam no mundo online podem resultar em algo concreto na vida real. Porém, os vírus também atuam de forma pontual na área. Caso receba uma mensagem de mulher ou homem com corpo musculoso e beleza estética ao extremo com fotos do álbum de perfil da rede social, existe a motivação para começa a pensar que se trata de fraude, de forma principal quando não se conhece as pessoas de verdade. Quando a esmola é demais até os personagens divinos podem desconfiar.

4.    Cuidado com o E-mail Big Brother

4. Cuidado com o E-mail Big Brother

5.    Cuidado como Golpe das Linhas Aéreas

Entre os e-mails vírus com maior nível de perfeição cabe o destaque para as fraudes enrustidas em serviços de linha aérea. Isso porque o mercado gera milhões de reais por dia. De forma usual os clientes preferenciais possuem o cadastro do site oficial da empresa. Hackers conseguem roubar os endereços e distribuir e-mails falsos sobre promoções e links para clicar e se beneficiar. Ligue ou faça o contato online com novo e-mail ao endereço correto do relacionamento da companhia e verifique o nível de veracidade antes de clicar.

6.    De Olho no Link

Com a tecnologia da atualidade os hackers possuem o poder de copiar de forma exata o logotipo e traços específicos da arquitetura da informação de empresas famosas, o que aumenta as chances dos consumidores serem prejudicados por contrair vírus no computador. Forma de escapar do problema está em analisar o link antes de clicar. Quando o nome do empreendimento não está depois do “w-w-w”, então de forma provável se trata de golpe, por exemplo.

www.culturamix.com: Endereço correto;

www.23123123123.culturamix/carros: Endereço falso e suspeita de fraude.

Na internet a empresa pode ter informações na página inicial que explicitam as políticas em não enviar promoções para o e-mail dos clientes. De modo usual esse tipo de informação se encontra na parte inferior do site oficial.

6.    De Olho no Link

6. De Olho no Link

7.    Golpe do Fraga

Existem malwares que identificam os principais endereços de e-mail que a vítima trabalha. Por consequência, afeta o endereço específico e envia a mensagem eletrônica dizendo que a pessoa foi pega no fragrante por algo de errado e que as provas se encontram do arquivo de foto. Como a informação mexe com o emocional existem internautas com a tendência de fazer o clique e danificar a máquina.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.