Como Ganhar Dinheiro no Facebook?

O proprietário de pequena empresa não possui os mesmos recursos de grandes corporações. Campanhas publicitárias são conhecidas por serem caras e alguma vezes não resultarem no êxito esperado por empresários. Com a internet existem maiores oportunidades de se igualar ao pode de mídia das multinacionais no sentido de promover a marca a faturar com o aumento das vendas.

01: Interação e Fidelização de Clientes

O Facebook permite chegar à audiência nacional e até mesmo internacional. Com apenas alguns reais por dia é possível fazer investimento que pode trazer amplo retorno financeiro. Alguns pensadores apontam este fato como revolucionário dentro do mundo de marketing e propaganda. A rede social permite com que as empresas tenham maiores chances no sentido de fidelizar a clientelas. Quase todos os tipos de dúvidas podem são sanados de maneira quase instantânea, aumentando a confiança dos compradores. Um bom exemplo do efeito instantâneo na atualidade está no contato com instituições bancárias. Existe extensa lista de pessoas que reclamam da demora existente em fazer comunicação com algum agente do banco para sanar dúvidas. Quem optar por sanar as questões dentro da rede social possui maiores chances de conquistara a resposta em poucos minutos, visto que as grandes empresas possuem profissionais que exercem itinerário no respectivo setor. Este fato permite com que os bancários faturem número de clientes adicionais em consequência da excelência na comunicação.

02: Fato Negativo

Nada no mundo pode ser considerado perfeito. Com o Facebook não é diferente. Estudos recentes apontam que de quatro mil páginas lançadas nas redes para divulgar propagando, apenas vinte por cento são visualizados pelos fãs. Neste sentido, quem possui cem pessoas na lista recebe visualização média de vinte “amigos”. Quanto mais cresce o número de amigos menores são as chances de aumentar a porcentagem de visualização do trabalho duro feito por agência de publicidade ou pela própria empresa. De certa forma, o lado negativo está em não ser visualizado pela totalidade, o que não pode ser considerado como erro da rede social, mas sim da campanha de marketing e de aspectos comportamentais que parte dos próprios donos de redes sociais.

02: Fato Negativo

02: Fato Negativo

03: Estratégias de Marketing

Mesmo com as facilidades demonstradas pelo Facebook não existe marketing que gere dinheiro sem estratégias pensadas e elaboradas por especialistas publicitários. No entanto, nada impede dos pequenos empresários comprarem algum dos milhares de livros que abordam o assunto e começar a se mexer. Para exercer publicidade no Brasil não se faz necessário possuir nenhuma licença, qualquer pessoa autodidata pode planejar táticas que por vezes podem ser mais eficazes do que às realizadas por publicitários. O segredo do plano de marketing está em combinar as ações com o Facebook.  Por exemplo, quem aprecia a ideia de continuar enviando e-mail marketing pode usar a rede social para conquistar maior número de e-mails assinantes. Outra exemplificação está nas empresas de blogs e sites que vivem de maneira exclusiva do Google Adsense, cujo número de visitas nos artigos decide o futuro dos negócios.

04: Curtir e Crescimento de Fãs

Quando as pessoas clicam no link “curtir” (LIKE) quer dizer que a empresa está aumentando o número de fãs de maneira barata, rápida e segura. Quem executar anúncios às pessoas como guia personalizado pode sair na frente no sentido de anunciar o produto ou serviço e vender antes da concorrência. Palestras e encontros relacionados com a carreira acadêmica também se difundem de maneira rápida e eficaz.

05: Compras Online e Facebook

Quem possui e-commerce não pode dispensar o uso do Facebook para vender produtos e serviços de maneira instantânea. Vendedores acordam de manhã com sorriso no rosto ao perceber que diversas unidades produzidas foram vendidas sem nenhum tipo de gasto ou exercício humano para administrar o sistema de compra e venda. Existem lojas que fazem grupos especiais no Facebook no sentido de acelerar o processo entre divulgação e aquisição.

05: Compras Online e Facebook

05: Compras Online e Facebook

06: Primeiro Contato

Existem chances dos seguidores visitarem as páginas para saber sobre as novidades, principalmente porque no terceiro símbolo superior da parte esquerda da página inicial do Facebook está situado o campo de atualizações que avisa aos usuários de que algo foi publicado. Porém, de maneira provável o primeiro contato deve ser realizado com os posts da empresa, em grosso modo entre as empresas modestas.

07: Diferença: E-mail Marketing e Facebook

À primeira vista se pode perguntar qual representa diferença entre as duas modalidades para aumentar a visibilidade do negócio e por consequência aumentar as vendas. Especialistas atestam que os empreendimentos quê enviam e-mail marketing possui maior chance de “encher o saco” dos usuários, que irritados devem cancelar a assinatura, prejudicando assim qualquer tipo de estratégia marqueteira. Por outro lado, o envio diário de informações no Facebook representa situação considerada comum. De certa forma, os usuários da rede social querem receber informações diárias sobre as empresas preferidas.

08: Comunicação com Fãs

Necessário o envolvimento direto em cada mensagem postada. Tenha em mente de que a comunicação não deve funcionar como espécie de chamadas das atenções. Se lembre do objetivo principal em tornar as pessoas fãs da marca. Poucos usuários apreciam a ideia de receberem comunicados negativos. Não é necessário ser especialistas para saber que as páginas chatas não chegam longe na rede social no aspecto popular. Caso o negócio seja atraente para os consumidores, se faz necessário usar imagens no anúncio que seduz grande parte das idades e estilos. A mídia disponibiliza liberdade criativa neste sentido.

08: Comunicação com Fãs

08: Comunicação com Fãs

09: Facebook: Páginas de Ideias

Representa recurso interessante para aprender sobre o público. A guia pode ser encontrada no painel de administração do Facebook, situado na coluna da esquerda. Olhe para os gráficos que indicam quantas pessoas estão gostando por dia, o que estão falando sobre você, compartilhando suas mensagens, entre outros aspectos considerados vitais para medir o sucesso da publicidade na rede social.

10: G+ X Facebook

A discussão da atualidade está no embate do Google+ e Facebook. Será que a primeira empresa conseguiu superar as dificuldades que sempre possui com relação às redes sociais? O Orkut, comprado pelo Google, já demonstrou ser coisa do passado. A única resposta da atualidade para o embate é que o G+ ainda não conseguiu vencer o Facebook no aspecto da popularidade.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.