Como Montar Seu Próprio Computador

Você já pensou em montar seu próprio computador? Aqui estão três razões pelas quais você deve considerar e fazer sua própria montagem de computador. Nesse artigo, vamos mostrar todo o processo de construção de um computador. Você vai aprender a escolher as peças que vai usar, como comprar e como colocá-los para funcionar. Quando estiver pronto, você terá a máquina que precisa.

Montar seu Próprio Computador

Montar seu Próprio Computador

Defina o Que Você Precisa

O primeiro passo na construção de um computador é decidir que tipo de máquina você quer construir. Você quer um computador barato para as crianças usarem? Uma máquina pequena para usar como um computador de mídia na sala de estar? Um computador high-end para jogos? Ou talvez você precise de uma máquina poderosa, com muito espaço em disco para edição de vídeo? As possibilidades são infinitas, e o tipo de máquina que você quer construir vai definir muitas das decisões que você fará nesse processo. Por isso, é importante saber exatamente o que você deseja que a máquina faça.

Escolhendo a Placa-Mãe

Escolher uma placa-mãe é a parte mais interessante de qualquer projeto de construção de computadores. Há centenas de placas-mãe para escolher, e cada uma tem suas próprias vantagens e desvantagens. Uma maneira fácil de pensar sobre as placas-mãe é dividi-las em algumas categorias:

Motherboards Baratas: São placas-mãe que suportam os processadores mais antigos. Elas são ótimas para a construção de máquinas de baixo custo.

Motherboards de Médio Porte: São modelos que estão um passo acima das placas-mãe mais baratas. Em muitos casos, você pode encontrar combos completos de CPU nesta faixa de preço, que é outra ótima maneira de construir uma máquina barata ou um computador mais barato para sua casa ou escritório.

Motherboards Top de Linha: Se você está construindo uma máquina poderosa para jogar ou uma estação de trabalho de vídeo, saiba que essas placas-mãe proporcionam a velocidade que você precisa para realizar essas operações. Elas suportam os chips mais recentes em suas velocidades mais altas.

Motherboards Extremas: Essas placas-mãe têm características especiais que aumentam o preço. Elas podem, por exemplo, suportar vários sockets de CPU, slots de memória extra ou características especiais de resfriamento.

Escolhendo as Peças do Computador

Depois de ter escolhido sua placa-mãe, você está pronto para escolher o resto. Escolha qualquer velocidade de clock de CPU que se encaixa no seu orçamento. (Se você comprar um combo placa-mãe / CPU, pode pular esta etapa.) Você vai precisar usar a memória RAM com a configuração de pinos correta, que irá corresponder a sua placa-mãe. Se sua placa-mãe usa uma especialidade configuração de memória RAM (normalmente para melhorar o desempenho), certifique-se de comprar a memória RAM corresponde às suas exigências. Se o gabinete não vier com uma fonte de alimentação, você terá que escolher uma. Olhe bem se os conectores coincidem com o encaixe da placa-mãe. 300 watts são suficientes para máquinas mais baratas, mas se você está construindo uma máquina mais potente ou uma máquina com muitos discos, deve considerar algo maior. Agora que você tem as suas peças, é hora de construir, o que é a parte divertida.

Instalar a Memória RAM e o Microprocessador

Antes de começar a construir, é preciso dizer uma coisa sobre a eletricidade estática. A maioria das peças que você vai manusear quando for montar o seu computador é muito sensível a choques estáticos. Se você estiver com eletricidade estática em seu corpo e uma carga passa para algo como um chip de CPU, ele vai queimar. Se acontecer isso, você terá que comprar outro. A maneira de eliminar a eletricidade estática é se aterrar. Há muitas maneiras de se aterrar, mas provavelmente o mais fácil é usar uma pulseira de aterramento em seu pulso. Então, você se conecta a pulseira com algo ligado à terra (como um tubo de cobre ou um parafuso na parede). Ao ligar-se à terra, você elimina a possibilidade de choque estático. Cada combinação de peças é única, mas, em geral, aqui estão os passos básicos que você precisa seguir quando for montar sua máquina:

Instalar a Memória RAM e o Microprocessador

Instalar a Memória RAM e o Microprocessador

– Primeiro, você precisa desembrulhar a placa-mãe e o chip microprocessador.
– O chip terá um canto marcado, que se alinha com outro canto marcado do soquete da placa-mãe.
– Alinhe os cantos e solte o microprocessador no soquete.
– Uma vez que você fez isso, fixe com a alavanca.
– Agora, você precisa instalar o dissipador de calor.
– Siga atentamente as instruções para instalá-lo.
– Para instalar, tudo o que você tem a fazer é colocá-la no lugar e bloqueá-la com a placa de alumínio.
– Conecte o cabo de alimentação para o dissipador de calor na placa-mãe.
– Em seguida, instale a memória RAM.
– Olhe na placa-mãe para o slot e pressione com firmeza o módulo de RAM nele.
– É necessário fazer mais força do que se pensa para ter a RAM no lugar.
– Instale a unidade de disco rígido e a unidade óptica.
– Agora, instale os cabos.
– Um dos lados do cabo tem uma faixa vermelha, o que faz com que seja “pino 1”. Olhe na placa-mãe e gancho do cabo no conector IDE marcado “1”.
– Instale a unidade ótica seguinte.
– Se você estiver usando uma placa de vídeo, agora você vai instalá-la também.
– A placa-mãe tem apenas um slot de placa de vídeo, então você deve ser capaz de encontrá-lo com facilidade.

Ligar o Computador

Agora, o momento da verdade, pois é hora de virar a máquina e ver se funciona. Se houver um interruptor na parte traseira da fonte de alimentação, certifique-se de que ele está ligado. Também certifique-se de que a alimentação está corretamente definida para 110 ou 220 volts (algumas fontes fazem isso automaticamente, outras têm uma chave ou um controle deslizante).

Em seguida, empurre o interruptor de alimentação na parte da frente do gabinete. Se tudo der certo, você vai ouvir:

– Você vai ver e ouvir os dissipadores girarem.
– Você vai ouvir o disco rígido funcionar.
– Os Leds acendem.
– Você vai ver algo no monitor, para indicar que a placa-mãe está funcionando.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.