Como Montar um Data Center Caseiro

O Que é um Data Center?

Um Data Center é um ambiente projetado para abrigar servidores e componentes de armazenamento de dados, e também equipamentos de redes de computador. O principal objetivo de um data center é manter computadores e equipamentos com total disponibilidade e segurança. No meio comercial essa disponibilidade é de total interesse para a continuidade do negócio, trazendo maior produtividade e lucro para as empresas. Um data center deve obrigatoriamente possuir redundância de link de internet, essa redundância deve acontecer tendo dois fornecedores de internet, essa redundância garante que o data center sempre estará disponível mesmo que haja alguma falha em algum provedor do serviço de internet.

O Que é um Data Center?

O Que é um Data Center?

A segurança física também é fator relevante, em datas centers comerciais o controle de acesso é restrito, sendo usado até controles biométricos de acesso, também é usado em vários datas centers é usada segurança armada e uso de câmeras de segurança, ainda com relação a segurança os cuidados com incêndios também devem ser bem observados, devem haver detectores de fumaças, extintores, e pessoas preparadas para agir em caso de incêndio. A refrigeração deve ser garantida dentro de um data center, para que a temperatura seja mantida adequada e sem oscilações que prejudicam o funcionamento dos equipamentos. O fornecimento de energia deve ser constante e seguro, sem falhas no fornecimento pois isso deixaria os sistemas indisponíveis, e sem oscilações que danificam os equipamentos. Normalmente isso é feito por meio de sistemas de no-break, geradores e com mais de uma alimentação da fornecedora de energia.

Como são Classificados os Datas Centers?

Os datas centers são classificados em 4 classes, chamados de TIER. O TIER 1 é o mais básico, não garante as redundâncias de conexão lógica, de alimentação. Cortes da interrupção dos serviços de alimentação elétrica e link de dados causam a interrupção no fornecimento dos serviços do data center. No nível acima, o TIER 2 já é exigido a redundância das conexões de dados, bem como a duplicidade do acesso do fornecimento de energia. O cabeamento principal de dados também deve ser duplo. E o sistema de ar-condicionado também deve fornecer um atendimento 24×7. As falhas no TIER2 estão ligadas principalmente com o sistema de ar-condicionado e o sistema de fornecimento de energia. No TIER 3 todos os sistemas de entrada são redundantes, com 2 acessos à internet, 2 conjuntos de alimentação elétrica separados, ativos de redes de ação principal também devem ser replicados como os storages, e roteadores de borda. Para o nível, TIER 4 o nível de falha deve ser próximo a zero, ou seja todos os dispositivos de alimentação elétrica e lógica devem ser redundantes, os backups devem estar em ambientes separados e protegidos, o nível 4 é o mais seguro. Atenção, para Datas Centers caseiros sabemos que não é necessário um nível de certificação nível 4, em vários casos um nível 1 já atenderia as nossas necessidades domesticas.

Porque Criar um Data Center?

As principais necessidades para a criação de um data center em casa é a vida digital que todos temos, nossos textos, fotos novas, antigas e adquiridas através da internet, vídeos, todos esses itens digitais precisam estar em segurança e disponíveis para visualização. O aumento das redes domésticas também levam a necessidade da criação de um data center pessoal. O compartilhamento de máquinas, o aumento do número de computadores em casa e a necessidade de alguns usuários de possuir um ambiente de testes faz com que os datas centers pessoais ganhem espaço nas casas atuais.

Porque Criar um Data Center?

Porque Criar um Data Center?

O Backup

O backup é uma rotina que deve ser implementada de forma intensiva ao Data Center, gravar dados em um disco apenas significa não ter os dados em segurança, redundância simples não quer garante total segurança, devemos ter ao menos duas copias. Todos os backups devem ser indexados, ou seja identificados, não adianta termos os backups e não identificar qual é o backup ou conjunto de backups mais recente. É sempre bom que as cópias fiquem separados geograficamente. É necessário analisar a rotatividade do seus dados, para a melhor implementação dos backups, afinal existem três tipos de backups:

  • Os completos que fazem um cópia completa de todos os arquivos.
  • Os incrementais que salvam os arquivos que foram inseridos ou modificados no período entre o último backup e o backup atual,
  • E por últimos temos o backup diferencial que se assemelha ao backup incremental, porém ele analisa os arquivos modificados e inseridos entre o último backup full e o backup atual.

Com a disponibilização de um data center caseiro podemos ter uma infinidade de serviços rodando nesse servidor, desde gerenciamento de impressões, servidores de páginas web, servidor de banco de dados, administração da rede. Como já dito o compartilhamento de arquivos é uma grande facilidade que temos com o data center, é possível além de compartilhar arquivos é possível compartilhar entres sistemas operacionais diferentes, temos como exemplo uma rede mista entra computadores Windows e Linux com computadores Macs, e também o serviço de FTP em casos extremos de compartilhamento de arquivos.

Sistemas Operacionais

Para a disponibilização desses recursos necessitamos de um Sistema Operacional que organize a administre essa gama de recursos, os sistemas mais comuns usados são o Windows server, e as distribuições do Linux para servidores, sendo o primeiro mais “fácil” de ser usado, devido ao nosso costume de já usar sistemas semelhantes no nosso dia-a-dia, já os sistemas Linux são bem robustos e confiáveis, porem um pouco mais difíceis de serem usados por usuários finais. Podemos também citar o MacOS x, o FreeBSD e o OpenBSD, esses últimos mais difíceis de observar para usuários finais, porem são possibilidades para usuários mais entusiastas.

Quanto Custa Criar um Data Center?

Os gastos podem variar de acordo com os seus planos para o seu data center, podemos começar com um data center bem básico, onde o servidor é apenas um computador simples compro em um supermercado, sem recursos especiais, com os ativos de rede básico, bem como podemos ter um supercomputador montando com os melhores itens de hardware, roteador cisco, no-break e softwares para gerenciamento dos serviços pagos.

Quanto Custa Criar um Data Center?

Quanto Custa Criar um Data Center?

Todas as opções irão consumir tempo para a montagem e para o manutenção, também irá gerar gastos com os backups e com a atualização do maquinário com o passar do tempo. Os datas centers pessoais são tendências que vem tomando seu espaço no nosso dia-a-dia graças as facilidades que eles podem trazer, além de gerar um ambiente seguro para armazenamento dos dados. Também promove a possibilidade de termos um laboratório para estudo. Podemos também ter a possibilidade de centralizar recursos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.