Os computadores revolucionaram o modo de entretenimento das pessoas. Isso porque, ter um computador em casa significava reunir várias atividades cotidianas em um só aparelho, garantindo mais comodidade e avanço nas relações intersociais com o mundo, que está cada vez mais globalizado.
É fato que, com os últimos tempos, com a melhora da condição econômica das pessoas, os computadores passaram a ser um objeto de desejo pela maior parte da população. A possibilidade de acessar notícias, rodar jogos e, ainda, ajudar em trabalhos escolares eram os atrativos por quem tinha a vontade de adquirir um aparelho desse porte.
Cabe ressaltar que, durante os primeiros anos, o preço de um microcomputador era bastante elevado, sendo esse tipo de diversão relegado á pessoas que possuíam melhores condições financeiras para poder custear os gastos feitos por um computador. Atualmente, o mercado está cada vez menos dando enfoque aos computadores de mesa, preferindo os portáteis, como smartphones e tablets, no qual acreditam que, realmente, será a aposta do século e, com o passar dos tempos, o uso de PC’s de mesa irá soar como uma piada saudosista.
No nosso artigo de hoje, você vai conhecer algumas dicas relacionadas à computadores, sobre a limpeza e conservação do mesmo. Além disso, você irá saber também algumas informações interessantes sobre os computadores. Vamos lá?
Os Computadores: O Início de Tudo
O computador, também conhecido como “PC”, é um aparelho em si que tem capacidade de executar vários comandos, sendo que pode, também, executar um comando somente. Um computador doméstico, por exemplo, tem o poder de prover música, realizar pesquisas na internet, rodar jogos, realizar trabalhos gráficos, enfim. Uma verdadeira central multimídia.
Atualmente, com o avanço da tecnologia, muitos outros objetos passaram a assumir o posto do computador em tarefas diárias, como pesquisas na internet com a finalidade de um trabalho escolar, por exemplo. Muitas pessoas, então, passaram a associar tais objetos, como smartphones e tablets, a “computadores”. Entretanto, atualmente, se nomeia “computador” aquele objeto cuja haja um sistema embarcado para comandar uma máquina, como os sistemas presentes em um robô, por exemplo.
A origem da computação é bastante antiga, sendo que alguns pesquisadores encontraram, recentemente, resquícios do que pode ser um computador com anos estimados em milênios No entanto, oficialmente, as ideias computacionais começaram a surgir por volta do século XVI. Muitas pessoas inventaram pequenos aparelhos que tinham uma coordenação típica de computador, algumas podendo, até mesmo, realizar pequenas operações matemáticas. Mas foi no século XVII que a pioneira do processo computacional foi lançada: pelas mãos de Blaise Pascal, surgiu uma das primeiras máquinas calculadoras que se tem notícia no mundo – a primeira foi lançada por Wilhelm Schickard, mas, por conta de tensões e guerras acontecidas na época, o produto se perdeu e parte das anotações sobre ele foi perdida, o que fez com que Pascal ficasse com a fama de o inventor da máquina calculadora.Pascal disse que a sua intenção ao criar um aparelho do tipo era auxiliar seu pai nos afazeres do trabalho, já que ele era um cobrador de imposto em uma cidade da França.
Embora ambos os cientistas fossem nomeados como os pioneiros da computação, muitas pessoas não consideram que a máquina calculadora é um computador em si já que julgam a necessidade de a máquina receber uma informação e decidir sobre o que fazer com ela, o que é impossível nos aparelhos de calculadora, que só trabalham com a entrada dos números. Para ser considerado, de fato, um computador, se faz necessário a introdução de informação em um parelho e ele, simplesmente, decidir sobre qual será o seu destino.
No século XVIII, porém, os verdadeiros ensaios realizados que resultariam na construção de um computador vieram. Isso porque, naquela época, as máquinas de tear eram uma verdadeira tentação, já que somente pessoas ricas e que tinham bastante influência na região poderiam comprar as roupas confeccionadas nesse estilo. Foi percebendo que as pessoas do tear estavam saindo cada vez mais parecidas, e que era necessário um esquema no qual os padrões de cores fossem diferentes de uma para outra. E, assim, Joseph Marie Jacquard, um inventor francês que nasceu em 1752 e morreu em 1834 lançou, em 1801, uma máquina de tear mecânica, com um leitor automático de cartão, que impedia com que as roupas produzidas pelo tear deixassem de repetir as estampas. E, assim, foi se desenvolvendo até chegar aos computadores de hoje passando, claro, por profundas mudanças.
Dicas Para Manter seu Computador Em Ordem e Funcionando
É fato que, todos os pertences que compramos, para que durem mais, deve-se ter um asseio que permita a duração prolongada do objeto em questão. O computador, por exemplo, faz parte desse jogo, onde, se mal cuidado, pode não durar muito tempo. Antes de tudo, é preciso que o computador possua um antivírus atualizado e que seja feita a varredura dos arquivos, pelo menos, uma vez a cada duas semanas. Além de atrapalhar a visão, o excesso de pó pode fazer com que a máquina fique acumulada com as partículas de poeira e, assim, danificar as partes mais sensíveis e caras do equipamento.
Se você é adepto do Windows, saiba que é possível liberar espaço em disco, selecionando a opção “Limpeza de Disco”, tomando cuidado, sempre, para não realizar o procedimento de maneira errada.
Executar o desfragmentador, pelo menos, uma vez por mês, ajuda o PC a recuperar o seu bom desempenho, auxiliando para que tanto o sistema operacional quanto a parte de hardware funcione normalmente, sem esforços.
Se você quiser encerrar um programa que não esteja respondendo ou não queira voltar para a tela de início, aperte a combinação de botões Ctrl + Alt + Esc, que irá redirecionar para uma janelinha na tela, onde estarão os programas utilizados no momento. Clique no programa desejado e selecione a opção “finalizar tarefa”.
Para evitar a contaminação de vírus e outros problemas da internet, é necessário que o computador esteja protegido, por meio de um antivírus, no qual existem vários nas diversas páginas da internet. Os vírus, parecendo inofensivos, podem estragar o ano inteiro de uma pessoa com um só clique.