Power Point consiste em programa no Microsoft Office que de forma prática serve para fazer apresentações a qualquer tipo de assunto. Saber comandar as ferramentas principais junto com dicas para não cansar a leitura consiste em prática básica no processo. Conheça dicas para apresentar o trabalho no PP.
A: Software Original
Especialistas indicam a compra do programa original ao levar em conta que os falsos podem demonstrar problemas de forma principal ao intercalar a escrita com sons ou vídeos. Usuários que não usam software da fábrica reclamam também por causa da lentidão que acontece conforme o projeto aumenta o número de arquivos. Ao usar o produto originalizado a Microsoft pode oferecer assistência técnica com maior qualidade para satisfazer as dúvidas e melhorar as qualidades do projeto.
B: Curso de Power Point
Há quem diga não ser necessário fazer aulas que demoram anos para ensinar as técnicas adequadas. Ao comprar o produto original e fazer acesso de vídeos-aulas na internet os usuários que estão acostumados em trabalhar com software não possuem dificuldades em realizar o aprendizado de forma rápida e precisa de acordo com cada demanda que surge no caminho.
C: Roteiro da Apresentação
Especialistas indicam imprimir o conteúdo depois de encerrar o projeto. Procure imprimir número de cópias suficientes para o público acompanhar os tópicos com maior facilidade. Nunca se sabe quando no meio da apresentação acaba a luz. Para não ter que interromper a reunião prossiga ao explicar e seguir o roteiro imprimido.
D: Planejar o Projeto
O projeto de arte e organização das informações do Power Point precisa ser feito de maneira prévia. Usuários podem colocar slides com fotos diferentes em cada página diferente, embora seguir as cores da empresa e formas de arte parecidas para cada página ajuda no sentido de aumentar o nível profissional por causa da arquitetura informativa. Usuários que trabalham cada página com manifestação artística diferente corre o risco de ter conteúdo repleto de retalhos que confunde inclusive ao dono da apresentação.
E: Priorizar a Informação
Tenha a mente de que os dados e tabelas a serem apresentados também precisam estar em mãos para melhorar o aspecto explicativo. Procure colocar as informações importantes na parte principal de cada página. Melhor definir apenas palavras chaves que lembram o tema do que pequenas descrições que prejudicam a tela com excesso de informações. Defina o que a audiência deseja ouvir e priorize os tópicos.
F: Discursar Melhor na Medida da Superinformação
Existem apresentadores que fazem o erro de antecipar tópicos a serem explicados na sequência. Apenas coloque as informações no momento em que entrarem no ciclo explicativo, isso porque ao explicar depois existem menos chances da plateia compreender o que está sendo discutido. Quando terminar a apresentação procure revisar não apenas no aspecto ortográfico como também na sintaxe discursiva, ou seja, elimine o máximo de informações que tornam o trabalho prolixo e cansativo até mesmo para quem apresento o projeto. Parte do público especialista que trabalha com Power Point aponta que o excesso de informação na tela pode prejudicar a plateia que deseja compreender de forma cristalina a ideia geral do projeto.
G: Manter o Foco no Público
Poucas coisas demonstram pouca credibilidade em projeto do que os apresentadores ficarem lendo a informação que está no Power Point ao pé da letra. Em termos práticos para o discurso ser convincente o foco deve estar na plateia. Sigas com as palavras chaves na mão e olhe ao público ao discursar para ganhar no valor do discurso.
H: Regras do Slide
Conjuntos de slides são importantes à apresentação de Power Point ter qualidade. Mestre, abertura e fechamento são três tipos de quadros que não podem faltar. Os usuários possuem a possibilidade de criar o próprio projeto com ferramentas do Power Point ou em outro software que tem maior capacidade às criações do gênero. No que tange ao modo “mestre” o conceito se refere ao modelo básico que vai estar presente nas páginas em geral. Em termos práticos traz elementos que valorizam a arquitetura da informação de empresas que participam como administradoras do projeto, assim como o uso de cores, tipo de letra, entre outros aspectos como número de telefone, e-mail e slogan do projeto. Usuários que querem diminuir o nível de poluição no projeto devem observas as características das regras do slide. Quando for organizar procure o equilíbrio entre dados em tabelas e as informações básicas que devem ser inseridas em cada parte do projeto.
I: Slides de Abertura e Fechamento
Em termos de abertura e fechamento será necessário inserir slide mestre com outras características que distingue o início do fim. No começo coloque o título da informação e o logotipo não apenas da marca como também da empresa dos administradores que estão na plateia. Isso serve no sentido de aumentar a credibilidade. Caso o mesmo projeto seja demonstrado em outro empreendimento baste modificar o slide de abertura. O slide de encerramento precisa ter o mesmo tipo de atenção, com a diferença de existir um “Adeus” ao invés do “Olá”. Coloque as informações de contato para facilitar a comunicação com os integrantes da plateia que assistiram o trabalho.
J: Dicas Finais: Apresentações em Power Point
A melhor dica em termos de sintaxe discursiva no Power Point está no fato de que menos consiste no melhor. Procure demonstrar qualidade no conteúdo informático do trabalho no sentido de não cansar a plateia. Antes do encontro procure treinar em casa a apresentação para saber o que tem o ou não redundância e aplique os cortes ou adição. Preparar de forma previa representa o segredo que os profissionais possuem para fazer apresentações que se fixam na mente do público em geral que teve a atenção fixa em grande parte dos slides. Imagens possuem maior valor do que os textos em termos de Power Point. As palavras devem sair da boca de quem está apresentando ao ponto que a arte pode trazer a explicação de longo conteúdo ocupando pouco espaço. Evite usar itálico ou texto sublinhado. Procure digitar com texto em letras maiúsculas (caixa alta) e em negrito.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier