Dicas para Montar um Bom Home Office

Contando com o apoio da tecnologia, aumenta o número de profissionais que migraram o seu escritório para casa, montando um Home Office para desenvolver os seus trabalhos.

Se você ainda está indeciso, pesando nos prós e nos contras, saiba que o Home Office é uma tendência mundial. Na verdade, esse método já era utilizado pelos profissionais liberais, mas na última década, empresas multinacionais alocaram alguns dos seus funcionários mais produtivos para fazer um teste sobre esse sistema.

Casa

E não é que a idéia foi aprovada? A comodidade do trabalho em casa, já não é mais um privilégio dos profissionais autônomos ou liberais. Hoje, grandes empresas alocam os seus funcionários para trabalharem em casa. Com o avanço da tecnologia, a fuga do trânsito caótico dos grandes centros, os profissionais e as empresas saíram ganhando.

Porém, nem tudo é um mar de rosas, não são todos os profissionais que se adaptam a esse sistema de trabalho, e pensando nisso, antes de listar as dicas para montar um Home Office, vamos apresentar as vantagens e desvantagens de se trabalhar em casa.

Trabalho

Montar um negócio oferece vantagens e desvantagens, e com o Home Office, não é diferente.
Abaixo listamos algumas vantagens e desvantagens de se manter um escritório em casa.

Vantagens:

– Total autonomia para planejamento do seu tempo produtivo e familiar
– Redução de problemas no trânsito
– Redução de gastos referentes à alimentação e ao transporte
– Planejamento dos próprios rendimentos
– Autogerenciamento profissional
– Melhor qualidade de vida

Desvantagens:

– Dificuldade para planejar a carga de trabalho
– Isolamento social
– Falta de atualização gerencial
– Conflitos entre assuntos domésticos e profissionais
– Dificuldades para conseguir empréstimos, no caso de empresa informal

Todas essas desvantagens podem ser contornadas com um bom planejamento do sistema Home Office.

Analisadas as vantagens e desvantagens, chegamos à hora de arquitetar o Home Office; a escolha do espaço e do mobiliário influirá bastante no seu desempenho profissional e no seu autogerenciamento.

O Home Office deve ser um ambiente aconchegante e suprir totalmente as suas necessidades profissionais, tudo deve caminhar em harmonia para que você consiga se identificar pessoal e profissionalmente com ambiente.

Comodo

Sendo assim, enumere a sua demanda de trabalho diário e liste todos os equipamentos necessários para execução das suas tarefas.
Identifique um local apropriado. Isso vai depender do tempo que você planeja destinar para a execução das suas tarefas diárias. Ex.: Se você deseja destinar em média 4 horas diárias, não precisará de um local isolado, um espaço que permita a instalação de uma bancada mínima (L 50 cm x P 90 cm), prateleiras e um gaveteiro sob medida é o suficiente.

Mas se você planejou uma média de 8 horas diárias, o ideal é um ambiente privativo ou exclusivo para realização das suas tarefas, por exemplo, um quarto.
Verifique a parte elétrica e economize energia, uma janela ampla pode ajudar, mas mesmo assim o ambiente deve ter uma iluminação artificial em harmonia, com iluminação perpendicular, situada na mesa, vindo da direita para o canhoto e da esquerda para os destros.

Escolha uma decoração simples e sem excessos, acabamentos de aparência leve e fácil de limpar.
Outro ponto importante é a escolha do mobiliário, deve estar totalmente de acordo com as atividades que você pretende executar, nas medidas conforme as necessidades do nosso corpo proporcionando uma postura adequada, evitando a famosa LER (Lesão por Esforços Repetitivos).

O investimento vai de acordo com o negócio ou trabalho que você exerce, quantas pessoas trabalharam nesse ambiente, quais os equipamentos e mobiliários necessários, manutenção elétrica ou custos com reforma. Tudo deve ser avaliado, o ideal é montar um Home Office, capaz de atender às suas necessidades profissionais. Por isso, não deixe para depois as manutenções, a aquisição de equipamentos e mobiliários adequados.

A base de investimento pode variar de R$ 2.000,00 a R$ 50.000,00, talvez até mais, dependendo do tipo de negócio, manutenções, mobiliário, equipamento e mão de obra especializada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.