Edital Para Concursos

O que mais tem feito sucesso ultimamente entre quem procura um bom emprego para se manter e poder ter tranquilidade é a prestação de concursos, não é verdade? Principalmente os públicos, que, no Brasil, conferem aos servidores uma estabilidade que não é vista no setor privado. Inclusive, isso é alvo de muita controvérsia, principalmente em se tratando de grupos que querem acabar com concursos públicos por achar que existe uma concorrência desleal se compararmos o setor público com o setor privado.

Polêmicas a parte, o que se é concreto é que em algumas áreas públicas os concursos são muito disputados, principalmente na área de direito, onde um desembargador pode acumular a bagatela de trinta e três mil reais por mês mais benefícios, o que chama a atenção de muita gente.

E, por disputados, pode-se entender que, por apenas uma vaga, pode existir mais de 200 candidatos concorrendo por ela. Para começo de conversa, a prova de concurso não é para avaliar quem é mais inteligente que o outro: simplesmente é uma forma de fazer com que uma pessoa que esteja acostumada com a dinâmica de uma prova de concurso possa se sair bem e seleciona-la de acordo com a sua pontuação: pode ser que uma pessoa que não fora selecionada pela prova tenha muito mais domínio na área almejada do que a pessoa que tenha passado no concurso em seu lugar.

Mas, já que estamos falando dos concursos, no artigo de hoje iremos falar um pouco mais sobre o edital dos mesmos, bem como, também, iremos dar dicas de como se preparar para as provas aplicadas nesses casos.

O Concurso

Como o próprio nome indica, a intenção do concurso é selecionar aquela pessoa que tem um talento impar para fazer uma prova, designando-a para fazer o serviço que lhe compete ao escolher prestar o concurso para tal. E como é uma prova bastante procurada, basta notar o alto grau de complexidade que uma prova de concurso têm: são questões que mexem muito com a lógica e com a capacidade de interpretação das pessoas. Muitas vezes, as pessoas que já prestaram esse tipo de prova tiveram uma preparação muito forte e brusca: algumas levam anos até conseguir passar por essa prova. Ou seja, é necessário que a paciência esteja com você a todo o momento.

Concurso

Concurso

Para que você se saia bem numa prova de concurso, o primeiro passo a fazer é ter o edital de concurso em mãos: é lá que você vai extrair todas as informações necessárias para que você consiga estudar para a prova: lá, estarão todas as matérias que são cobradas na prova que você escolheu fazer: desde as matérias de humanas até as matérias de exatas. Ou seja, é importante que você conheça um pouco de cada área.

É Diferente do ENEM!

Diferente de provas no estilo do ENEM, onde a interpretação de texto é bem mais nítida e válida, além de um sistema de contagem de pontos diferente, o concurso abusa da tecnicidade, onde o candidato deve conhecer bem afundo sobre os temas estudados: ou seja, enquanto na parte de humanas do ENEM o estudante possuí muita leitura para poder conseguir responder às questões, no concurso é bem provável que ele tenha que conhecer tudo sobre a língua portuguesa, ou seja, a gramática em seu estado mais puro e sólido. Já dá pra imaginar que não basta somente entender sobre um assunto: em alguns momentos, a decoreba irá fazer parte da sua vida, justamente pela complexidade da prova. Nós sabemos, também, que esse sistema falho não deu certo em lugar nenhum. Porém, mais uma vez o aviso é feito: essa prova não é feita com a intenção de medir a inteligência de ninguém (assim como o ENEM): é selecionar a pessoa de uma maneira justa, competindo uma com as outras por uma vaga específica.

ENEM

ENEM

Além dessas informações, o edital também tem vários complementos, sobre quais documentos deverá levar, os locais de prova, os direitos do candidato e do órgão que está por trás da organização do concurso. Por isso, assim que esse edital sair, é bem recomendado que você destrinche ele de baixo para cima, de cima para baixo, enfim: extrair dele tudo o que for necessário para você, para que não haja problemas nesse sentido.

Estude Sempre

E uma outra coisa muito importante: não basta estudar somente a partir do momento que você faz a sua inscrição para o concurso: é necessário que o seu estudo já esteja totalmente desenvolto quando sua inscrição para o concurso for confirmada. O ideal é que você já tenha estudado, pelo menos, um ano, para poder ter chances reais de efetivação a partir da prova. Porém, nada impede que você faça a prova de concurso somente como uma forma de treino ou mais para conhecer o estilo de prova. Vale a pena lembrar que isso é muito importante, pois ajuda a pessoa a ter um norte sobre o que seguir para a sua vida. Assim que isso for atingido, pode ter certeza que a aprovação em um concurso é mais do que certa.

Não Apele!

O nível de matéria que deve ser guardado dentro de nossa cabeça para que consigamos prestar um concurso é bastante absurda, não é mesmo? Pois bem. Muita gente, nesses casos, começam a apelar para drogas e para os remédios da “inteligência”, que prometem melhorar a concentração. Porém, isso na verdade não funciona, podendo prejudicar a sua saúde: muito desses psicoativos tem efeitos colaterais bastante sérios para quem os usa sem uma orientação médica específica. Fora que, se alguma perícia for realizada de surpresa depois da prova e for constatada o uso de algum tipo de estimulante, a desclassificação pode ser facilmente justificada.

Então, nada de apelar para a trapaça para poder atingir esse objetivo: há outras maneiras de desenvolver a concentração em vocês. A partir do momento que conseguimos ter uma dominação dessa técnica em nossa mente, o trabalho fica muito mais fácil e, consequentemente, muito mais divertido, tirando todo aquele peso das nossas costas. Um estimulante bastante conhecido, por exemplo, é o café (mas consuma com moderação.)

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.