É de conhecimento de todo cidadão e motorista que dirigir com sono não é recomendado. Além de ter grandes chances de causar vários acidentes graves, o desconforto para o motorista é enorme. Por isso o mais recomendado para uma viagem calma é tranquila são boas noites de sono antes de se pegar a estrada. Além da embriaguez a sonolência no volante é uma das causas mais altas de acidente no trânsito.
É recomendado que o motorista dirija de quatro em quatro horas seguidas no máximo, parando para desancar e dormir sempre que possível. O sono atrapalha totalmente o raciocínio do motorista e sua concentração, além de afetar o tempo de reação do motorista, principalmente quando há a possibilidade de um acidente de trânsito.
Além da clássica cafeína que está presente em cafés e colas disponíveis no mercado, alguns dispositivos foram criados para que possam contribuir com o motorista nesse problema, de forma superficial.
Algumas pessoas acreditam que mascar chicletes ou ouvir música irá amenizar o sono, mas isso não acontece. Por isso algumas empresas desenvolveram Gadgets que são capazes de auxiliar na batalha contra o sono, mas mesmo assim após um período é recomendado que o motorista realmente pare para desancar, e esticar um pouco o corpo
O primeiro dispositivo que é capaz de ajudar o motorista combater o sono no volante é o Steer.
Steer
Ele é um dispositivo que vem acoplado em uma pulseira. A pulseira é colocada no pulso do motorista, e ao olhar rapidamente se parece muito com um relógio digital. Ele não tem uma outra função que não seja monitorar por meio de seus dezesseis sensores como está o batimento cardíaco do motorista, podendo avisá-lo quando sua frequência diminuir e consequentemente o sono estiver chegando. Quando o dispositivo percebe essa diminuição da frequência cardíaca do motorista, emite uma luz forte amarela e uma vibração, fazendo com que o motorista desperte.
Seus criadores acreditam que o dispositivo pode ajudar a salvar milhares de vida no trânsito, e por ser um disposto simples, muitas pessoas irão aderir.
Um Outro Disposto Que Promete Ajudar O Motorista É O Cinto Harken
Ele foi um dispositivo que foi desenvolvido na Europa, e ao observá-lo se parece muito com um cinto de segurança comum. Ele funciona com a monitoração dos batimentos cardíacos do motorista, e sua respiração. O conjunto de dispositivos que são instalados no banco do motorista e em seu cinto, em tempo real conseguem identificar qual a condição do motorista. Caso ele esteja sonolento o dispositivo imitirá um alerta ao motorista despertando-o. O cinto inteligente ainda não está disponível no mercado.
Quando uma pessoa está se sentindo sonolenta, seu corpo vai lentamente arranjando uma forma de desacelerar, para que você possa relaxar, e então dormir. Com isso seu batimento cardíaco tende e diminuir, e sua respiração fica mais lenta, fazendo então com que você relaxe. Esse processo de desaceleração metabólica é um dos principais indícios que os dispositivos têm de observar e monitorar se o motorista está ficando sonolento, avisando-o então de alguma forma que está na hora de parar para descansar, ou dar uma acelerada no metabolismo, para que o sono seja adiado. Vale lembrar que mesmo com todos os dispositivos que existem hoje no mercado, a melhor opção ainda é parar para dormir, ou quando seu dispositivo indicar sua sonolência procurar um lugar mais próximo onde possa parar para um descanso e um lanche, podendo assim seguir viagem.
Existem dispositivos mais baratos e que podem ser encontrados no mercado para compra. Alguns são sensores que o motorista insere em seu ouvido, e que são capazes de detectar o sono e avisar ao motorista. A maioria desses dispositivos funcionam como um fone de ouvido, que a partir do momento que é inserido na orelha do motorista, monitora todas as suas condições que tendem ao sono.
É muito importante que o sono ao dirigir seja evitado, visto que um segundo de distração pode causar graves acidentes.
A Ford desenvolveu juntamente com seus engenheiros e colaboradores um boné voltado para seus caminhoneiros, que passam horas, dias, semanas e até meses dentro de um caminhão, dirigindo pelo país afora.
Esse boné chamado por eles de Boné Alerta, ele não se difere muito de outros bonés que são possíveis de se encontrar em qualquer loja, quando avaliado no quesito físico do produto.
Todo o processo de identificação do estado do motorista se inicia por uma calibração de sua postura, visto que quando o motorista está ficando sonolento a tendência de relaxar o corpo e abaixar a cabeça é grande. Ao perceber um sinal de que o motorista esta tendendo a cabeça para um lado, ou mesmo abaixando-a o boné emite uma longa vibração, luzes e sons, que são capazes de despertar o caminhoneiro, para que ele possa seguir viagem.
Os movimentos repentinos são ignorados pelo sensor do boné´, como olhar para trás ou tender a cabeça para um dos lados. Isso porque o motorista quando dirigindo movimenta sua cabeça o tempo todo; o que fará com que o sensor desperte serão os movimentos de inclinação lenta, após um período parado, como se a cabeça do mesmo estivesse tendendo para frente, por exemplo.
O projeto não tem previsão de chegar ao mercado tão cedo, segundo a marca testes ainda estão sendo realizados e os resultados precisam ser analisados para que o produto seja disponibilizado para a venda.
Segundo a marca o ponto positivo do boné em relação a outros dispositivos é a proximidade que o aparelho tem do ouvido e olhos do motorista, pois ao emitir a luz e som, será mais fácil dele identificar e despertar.
Alguns automóveis hoje em dia já vêm com alguns dispositivos que acabam por ter a função de combater o sono do motorista também, como é o caso de alguns carros da Mercedes Benz, que juntamente com alguns carros tem a opção de vir com um programa denominado por eles de Attention Assist.
A empresa afirma que esse dispositivo tem a capacidade de avaliar a condição motorista em dirigir, por meio de sinais de falta de atenção do mesmo e indicadores do sinal de cansaço, gerando assim um aviso para o mesmo realizar uma pausa.
Mesmo com toda tecnologia disponível no mercado, nada substitui uma longa noite de sono antes de pegar a estrada para dirigir, e uma pausa para um descanso sempre que possível.