Windows consiste no principal sistema operacional dos computadores pessoais no mundo. Desde que surgiu no mundo na metade do ano de 1985 teve diversas versões, uma melhor do que a outra. Acompanhe as melhores versões do sistema operacional conhecido nos quatro cantos do mundo.
Primeiro Windows 1.0: Características Gerais
O Windows 1.0 surgiu na metade da década de oitenta do século XX e causa grande impacto positivo com os recursos gráficos típicos do MS-DOS enquanto esteve no auge como principal executor das funções selecionadas conforme o código digitado na linguagem inglesa. Interessante notar que o DOS apenas conseguia suportar limite de um megabit no sistema de aplicativos. Em termos práticos o destaque acontece de forma principal em virtude da primeira tentativa no mundo da informática em criar sistema multitarefa para computadores pessoais. O sucesso não conseguiu ter maior impacto do que edições subsequentes que surgiram na primeira metade da década de noventa de modo principal por causa da carência da oferta em termos de hardware que representava realidade dura na época. Há aplicativos da época que permanecem como base até os dias de hoje para sistemas Windows, desde bloco de notas até calculadora, ou mesmo o clássico relógio. Novidade que causou impacto de forma positiva no mundo dos designers se encontra na presença do PAINT que não teve grandes mudanças de lá para cá.
Características Gerais do Windows 2.0
Apesar da problemática da oferta de hardware no mercado e mesmo com a interface semelhantes da primeira edição o Windows 2.0 conseguiu ganhar em destaque porque apresentava correções para os principais problemas com o projeto do passado, ou seja, maior variedade de cores e velocidade ao selecionar e acessar aplicativos. Surgiu no ano de 1987 com poucos recursos adicionais em termos de aplicação.
Windows 3.0: Características Gerais
Sem dúvidas o começo dos anos noventa do século XX não poderia ser o mesmo sem a presença do sistema 3.0 que contou com sucesso recorde em vendas. Essa foi a primeira vez que a Microsoft começou a ser notada de forma global como uma potência que iria dominar o segmento de mercado. Na prática aconteceu uma revolução na interface em consequência do gráfico com dezesseis bits, primeiro sistema gráfico na história da Microsoft. Método de gerenciar apresentou melhoras junto com o aumento da capacidade DOS em receber valor além do que um megabit. Além de trazer os recursos antigos também apresentou novidades em termos de aplicativo. Foram criadas cinco versões do sistema por causa do sucesso imediato.
Características Gerais: Windows 1995 e Auge da Microsoft
Com a criação do sistema se pode dizer que a Microsoft encontrou o auge em termos de mercado. Quase nenhum computador pessoal do mundo funcionava sem o sistema de navegação por janelas que foi desenvolvido por Bill Gates. Em termos práticos não traz nenhuma lembrança ou mesmo saudades dos antigos sistemas. Mexer nas funções ficou mais fácil. Com o sucesso aumentou inclusive o número de cursos em escolas de informáticas sobre como trabalhar com o Windows 1995. Não tem nenhuma lembrança dos outros três sistemas que antecederam o projeto. Nunca na história da Windows aconteceu mudança brusca entre duas edições. A grande novidade e que até os dias atuais continuam como base nos projetos Microsoft se encontra na presença da opção iniciar que serve como atalho direto para funções vitais do computador, como acessar o botão para desligar ou reiniciar. Outro ponto a se considerar de forma positiva entre os usuários de forma geral está na queda da dependência ao uso do sistema DOS. Basta colocar o disquete no DRIVE para o programa rodar! Características revolucionárias que tornou popular o uso do sistema computacional inclusive entre pessoas que nunca fizeram aulas e aprenderam com a prática e o manual de instruções como trabalhar no Windows 95. A diversidade de cores era impressionante ao levar em conta edições anteriores, visto que o limite de memória conseguiu ser ultrapassado com passos largos ao ponto das tarefas serem desempenhadas com o máximo de velocidade. Também aumentou o valor de caracteres para modificar o nome que existe como título de arquivos espalhados nas janelas do Explorer. Nesse momento a Microsoft se isolou na liderança do mercado e começou o monopólio com ampla campanha de marketing e ampla presença de crítica da imprensa especializada.
Características Gerais: Windows 1998
Quem achou que não podia surgir nada melhor do que o Windows 95 em termos de sistemas operacionais para computadores pessoais se impressionou com a edição de 1998, momento no qual o mercado estava com maior disponibilidade de hardware do que em 1985, quando surgiu o primeiro projeto Microsoft. As falhas da edição de 1995 foram corrigidas não apenas quanto à navegação no sistema interno como também na conexão com a rede mundial de computadores, conhecida de forma popular como internet. Momento no qual também surgiu a IE (Internet Explorer). Não se pode ignorar o fato de que por existir maior número de funções existem críticos que apontam perda na velocidade ao comparar com o sistema anterior.
Windows XP: Características Gerais
Depois de lançar três edições no mercado no formato beta (em teste) a Microsoft entrou no começo do século XXI com o Windows XP que impressionou de forma imediata por causa da mudança em termos de interface. A empresa trabalhou de forma intensa para aumentar o valor da velocidade que era superior às versões de 95 e 98. Em consequência do suporte que funciona de modo online o Millenium foi deixado de lado de modo definitivo. Vale ressaltar que por longos anos o sistema operacional foi considerado como o melhor de todos os tempos, o que fez a empresa reter o lançamento de nova edição, o que faz deste o sistema que mais durou entre os domínios Microsoft.
Windows Vista: Características Gerais
Lançada no ano de 2006, embora tenha chegado ao Brasil apenas em 2007, consiste em sistema que foi desenvolvido no sentido dos usuários ajustarem o PC como quiserem desde o processo inicial de instalação.
Outro destaque fica por conta das ferramentas de segurança que ajudam na navegação via web.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier