Notebook Roubado: O Que Fazer?

Já tem um bom tempo que os notebooks fazem parte do dia a dia das pessoas. Há um bom tempo esses computadores móveis eram utilizados apenas por pessoas que trabalhavam viajando ou precisavam de um computador sempre por perto. A popularização dessas máquinas pode ser percebida pelo preço cada vez mais acessível desses eletrônicos e pela escassez de computadores de mesas em lojas e varejo direcionadas ou não a produtos de informática. De fato o uso de notebooks é bem mais prático, mesmo que para conexões domésticas, pois esse aparelho não existe de você instalações e a única fiação que possui é a do seu carregador que é conectado á energia apenas enquanto está carregando o computador.

Notebook Roubado: O Que Fazer?

Notebook Roubado: O Que Fazer?

A possibilidade de mobilidade também se tornou um dos motivos aparentes dessa troca já que com o seu computador e as conexões sem fio, você pode andar sempre conectado à internet sem a necessidade de está em casa. O problema de carregar um computador sempre com você é que os ladrões já estão bem mais espertos quanto a isso e você pode sofrer um assalto e perder sua máquina. Como criamos a mania de armazenar praticamente tudo sobre nossas vidas em nossos computadores, perder um notebook pode nos trazer muito mais prejuízos do que apenas os financeiros.  Fazer um backup de tempos em tempos é muito importante para evitar que você perca os seus arquivos caso isso aconteça, mas se você não tem esse hábito, tem que tomar algumas precauções caso venha a ser roubado. Mais abaixo, você vai encontrar alguns direcionamentos sobre o que fazer e como fazer em caso de perdido o seu notebook por furto e algumas dessas dicas, serão até mesmo viáveis em casos de extravio mesmo. Então agora você já saberá como proceder nesses casos e não terá mais dores de cabeça.

Avise as Autoridades

Aprendemos desde cedo para que sempre que passarmos por uma situação de roubo, avisarmos à polícia e registrar um boletim de ocorrência. Isso evita que o que lhe foi furtado possa ser usado em fraudes ou até mesmo contra você no futuro. Então se você perdeu o seu notebook, por roubo ou por ter esquecido em algum lugar, a primeira atitude é procurar a delegacia mais próxima do ocorrido e registrar um boletim de ocorrência ou um  B.O. como popularmente nos referimos a esse documento. No seu boletim, é importante que você forneça o máximo de informações sobre o que perdeu e o que tinha na sua máquina. Lembre-se que a justiça só o protege nesses casos, de problemas partidos de acordo com o que você indicou ter perdido no boletim de ocorrência. Então notifique ao escrivão os arquivos mais importantes como fotos, vídeos, arquivos de trabalho, senhas de banco, entre outras informações do tipo e de importância máxima. Hoje em dia já existem aplicativos que conseguem localizar a sua máquina enquanto ela está ligada, mas somente está disponível mediante compra e até mesmo, apenas para alguns modelos mais modernos. Como nem todos instalam funcionalidades do tipo, fica praticamente impossível você conseguir resgatar a sua máquina, mas contribui para que a polícia atente-se sobre o roubo e as estatísticas causem algum impacto sobre a segurança pública.

Ajudando na Identificação da Máquina

Como a polícia de todos os estados prendem com muita frequência quadrilhas ou até mesmo ladrões sozinhos e apreendem materiais de roubo, você pode ter seu computador identificado e devolvido. Para que isso aconteça, você pode ajudar na identificação da sua máquina, notificando à polícia algum detalhe único que ajude nessa diferenciação e até mesmo, entregando uma cópia, de preferência autenticada, da sua máquina. Esse documento contém todas as especificações do seu notebook, inclusive números de séries de algumas peças.

Ajudando na Identificação da Máquina

Ajudando na Identificação da Máquina

Instalando Programas no Computador

Como citamos mais acima, existem alguns programas que podem ser instalados na sua máquina para ajudar na localização do seu notebook em caso de perda ou roubo. Esses programas são em sua maioria softwares que agem invisivelmente e enquanto a sua máquina está ligada, desta forma, basta você ativar um sistema de GPS previamente instalado em outra máquina ou celular e localizar o seu notebook. O zTrace é um exemplo desse tipo de software, mas como também falamos mais acima, eles são cobrados e o valor em questão está em cerca de 60 dólares por ano para manter o seu notebook previamente vigiado. Uma outra saída são os aplicativos que ficam no BIOS da sua máquina e de tempos em tempos acessam a internet e enviam para você através de email, a localização da máquina. Essa localização é sempre feita através do IP da sua máquina. Para quem usa o Macbook, o computador vem com um software instalado chamado Hidden, esse software monitora o seu notebook e coleta diversas informações sobre localização e até mesmo sobre o que você andou fazendo com a máquina. Ele printa tela e tira fotos através da webcam sem ninguém perceber nenhuma dessas atividades. Os resultados são todos enviados para uma conta de email do dono do notebook. Aqui no Brasil existe um serviço online chamado NotePolice. Eles cobram um valor de 90 reais por ano e você permanece assegurado contra roubos e perdas estando dentro do território nacional. Caso venha a perder o seu notebook, basta enviar a cópia do boletim de ocorrência para a empresa que comercializa esse serviço e eles tratam de localizar a sua máquina através do IP e enviam os dados para você, assim você pode pedir ajuda da polícia e resgatar o seu computador.

Dicas

Alguma poucas mudanças no nosso dia a dia podem fazer total diferença nessas horas. Você pode por exemplo, deixar uma etiqueta com seu nome, email e telefone de contato para que você possa ser informada, principalmente em caso de perda, do seu notebook. Evite colocar o endereço porque em caso de roubos isso pode ser prejudicial a você, opte também por colocar sempre número de celular porque não consta no serviço de telefonia móvel o seu endereço e telefones fixos são mais fáceis de localizar.

Comece a fazer o backup da sua máquina com pelo menos 15 dias de diferença. Mesmo que você não tenha movimentado tantos arquivos, um único perdido pode ser muito valioso. Uma outra saída é não deixar seus arquivos mais importantes salvos na máquina e sim carregados em nuvens na internet. Assim, se você perder a sua máquina, os seus arquivos mantêm-se intactos e livres de acesso, já que o mesmo só é feito online.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.