Quando se fala em tecnologia, as novidades aparecem à todo instante e acompanhar tudo muitas vezes é complicado.O conceito de computação em nuvem ou cloud computing como é referido o nome em inglês, é bem recente mas já agrada milhões de pessoas e com certeza ganhou uma popularidade devido a praticidade que o projeto colocou para aquelas pessoas que buscavam meios de compartilhar seus arquivos de uma forma mais rápida e mais leve. Apesar de ser algo bem comum, ainda existem algumas dúvidas sobre o assunto então vamos aqui desvendar um pouco mais sobre a computação em nuvem e conhecer as novidades desse sistema.
O Que é Computação em Nuvem
O conceito é bem simples, utilizar servidores online para compartilhamento e armazenamento de arquivos. De uma forma bem simplista de definir esse sistema, a computação em nuvem usou a necessidade das pessoas em salvar e compartilhar seus arquivos no computador para facilitar o acesso em qualquer máquina.
Vamos Exemplificar.
Você tem aquela pasta de fotos onda salva as suas imagens dos finais de semana com família e amigos, seus melhores momentos em muito mais. Acontece que por mais que elas estejam seguras em seu computador, caso ele quebre você pode perder todas as suas imagens e não terá como recuperá-las. Você também pode ser aquela pessoa que trabalha com acesso direto a internet e precisa constantemente enviar arquivos para seu chefe e/ou amigos, mas não gosta de ficar horas e horas anexando pastas por email e repetindo isso diversas vezes já que o limite que os servidores oferecem é bem baixo. Para esses dois casos ou qualquer outro semelhante, a computação em nuvem tornou-se a solução para todos os problemas. Agora é preciso apenas que você faça o upload em algum servidor de sua preferência e pronto, elas poderão ser acessadas de qualquer lugar do mundo precisando apenas de um computador com acesso a internet. Você vai acessar o servidor em nuvem com seu login e senha individual e pronto, terá acesso a todos os seus arquivos. Para compartilha os seus arquivos com outra pessoa, basta colocá-lo público e compartilhar apenas o link do mesmo.
Projeto Pioneiro – Inpa
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Inpa, juntamente com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, RNP, lançaram em no início do mês de novembro deste ano um projeto pioneiro no Brasil quando se fala em navegação em nuvens. A princípio o que foi apresentado foi apenas um projeto piloto do CDC ou Centro de Dados Compartilhados. A ideia é utilizar a memória de computadores e também de servidores que interligados via Internet para formar uma rede de compartilhamento seguindo o princípio da computação em grade. A ideia foi deixar os centros de pesquisas com suas informações e estudos muito mais seguras do que atualmente quando estas são armazenadas na internet. A criação do CDC será para uso exclusivo de especialistas e não será um servidor online e público. A ideia é sair da região norte e ganhar o Brasil inteiro com essa iniciativa caso ela tenha resultados completamente positivos. Até o momento a capacidade de armazenamento está mais que garantida para tais órgãos. Toda a infraestrutura do projeto tem como base o campus 1 do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, além de dois containers sendo um para hardwares e outro para softwares sofisticados . Estes ficarão responsáveis pela manutenção da estrutura com energização, rede, refrigeração, monitoramento e armazenamento de dados. Todos os equipamentos instalados no Campus 1 foram doados pela empresa chinesa Huawei, que hoje é líder no mercado de tecnologia da informação e de soluções redes de telecomunicação.
Dúvidas Gerais Sobre Computação em Nuvem
Como ainda existe muita dúvida no mercado sobre esse tipo de serviço, o que faz com que muitos usuários se mantenham inseguros em usar as plataformas de computação em nuvens, destacamos os principais pontos que são exatamente os mais questionados sobre o assunto.
- – O sistema de computação em nuvem não é na verdade uma tecnologia. É uma plataforma que faz uso da tecnologia para o desenvolvimento de softwares, compartilhamento de dados e manutenção de redes.
- – A computação em nuvem não é necessariamente um sistema inseguro. Existem diversas plataformas online disponíveis que você pode fazer uso da computação em nuvem e buscar as melhores informações, além de pagar o melhor plano para manter seus projetos salvos e seguros é uma questão de escolher bem o sistema.
- – Você pode usar quantos sistemas de computação em nuvem que desejar. Não é porque você utiliza o Dropbox, por exemplo, que deve manter todos os seus arquivos salvos nessa plataforma. Além de se dá a chance de experimentar novos conceitos, você ainda pode deixar o seu produto mais seguro utilizando mais de uma plataforma de computação em nuvem. Já temos disponíveis grandes tecnologias que podem ser utilizadas até mesmo em conjunto.
- – A principal vantagem de usar o sistema de computação em nuvem é que você tem todos os seus dados disponíveis a qualquer momento bastando apenas que você tenha um computador com acesso à internet para baixá-los ou simplesmente fazer uma consulta. Em contrapartida, a maior desvantagem em usar a computação em nuvem é que você precisa de fato de um computador com conexão á internet. Caso contrário o seu acesso é nulo. Existem sistemas com aplicativos para smartphones, mas estes funcionam de forma mais reduzida, sem poder transferir ou baixar grandes arquivos.
- – Usar o sistema de computação em nuvem é muito mais barato do que instalar toda uma rede em sua empresa. Você fica livre de toda a burocracia de aquisição de servidores, helpdesk e o tempo para resgatar uma informação ou arquivo é muito menor já que este pode ser acessado de qualquer dispositivo que tenha conexão com a internet. O sistema de computação em nuvem tornou-se viável e econômico para toda e qualquer empresa.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre computação em nuvem, basta fazer um backup de seus arquivos e começar a hospedá-los a partir desse sistema para manter a sua rede muito mais eficiente e segura.