O Que é SMS e Como Funciona?

Short Message Service (SMS) consiste na mensagem de texto enviada via componente de serviço de telefone, web, móveis ou sistemas de comunicação que utilizam padronizados protocolos de comunicação a permitir a troca de mensagens curtas de texto entre ligações de dispositivos. SMS é a aplicação de dados mais utilizada no mundo, com 3,6 bilhões de usuários ativos, ou 78% de todos os assinantes de telefonia móvel dentro do globo terrestre. Termo usado como acrônimo aos tipos de mensagens curtas de texto e atividade entre si disponível aos usuários. Por vezes podem ser empregados em estratégia de marketing direto. SMS usado em aparelhos modernos se originaram a partir de radiotelegrafia em pagers que memorizavam o rádio utilizando protocolos padronizados por telefone, definidos no ano de 1985 como parte do Sistema Global. Na mesma ocasião foi definida série de normas ao uso em nível mundial. Embora a maioria das mensagens de SMS seja de mensagens de texto móvel, o suporte para o serviço se expandiu para incluir outras tecnologias, caso das redes ANSI, CDMA e AMPS, bem como de satélite e ou telefone fixo. Adicionar a funcionalidade de mensagens de texto para dispositivos móveis representa ato que ganhou força na comunidade dos serviços de comunicação móvel no início de 1980.

O Que é SMS e Como Funciona?

O Que é SMS e Como Funciona?

O conceito de SMS foi desenvolvido em 1984 por Friedhelm Hillebrand e Bernard Ghillebaert. O GSM é implantado para telefonia uma vez que esta foi identificada como aplicação principal. A ideia-chave para SMS era usar o sistema telefônico para o transporte de mensagens sobre os caminhos de sinalização necessários para controlar o tráfego telefônico durante os períodos de tempo em que não existia sinalização. Desse modo, os recursos não usados no sistema poderiam ser utilizados para transportar mensagens a custo mínimo. No entanto, foi necessário limitar o comprimento delas para 128 bytes (posteriormente melhorado a 140 bytes ou 160 caracteres) de modo que pudessem caber nos formatos de sinalização. O conceito permitiu ao SMS ser implantado em cada estação móvel, atualizando o software. Este conceito foi fundamental para a implantação em cada estação móvel produzida e na rede desde os primeiros dias. Assim, grande base dos terminais e redes capazes já existia quando os usuários começaram a utilizar o SMS. Um novo elemento de rede necessária era um centro de serviço de mensagens curtas. Melhorias foram incentivadas para melhorar a capacidade de rádio e infraestrutura de transporte a acomodar o aumento do tráfego de SMS. No ano de 2010 foram 6,1 trilhões de mensagens de texto SMS enviado ao redor do mundo. Isso se traduz em 193 mil por segundo. O setor cresceu na indústria comercial e ganhou 114.600 milhões dólares em termos globais no mesmo ano. Ainda em 2010 o preço médio global da mensagem de SMS foi de R $ 0,11, enquanto as redes de comunicações móveis cobraram pelo menos 0,04 dólares nas ligações entre diferentes redes de telefonia ou mesmo com as outras taxas de interconexão.

Como Funciona o SMS?

As mensagens são enviadas para um centro SMSC que fornece o mecanismo. Elas tentam enviar conteúdo para destinatários, que caso não estejam acessíveis no momento, entram na fila de reenvio em momento posterior, como quando se liga o celular que recebe SMS, por exemplo. De acordo com especialistas não existem 100% de garantia das mensagens chegarem ao destinatário.

  • MT: Sigla de mensagens enviadas por aparelhos móveis;
  • MO: Sigla das mensagens realizadas a partir de operações celulares.

Não se pode ignorar o fato de que atrasos ou perdas completas de mensagem são incomuns, afetando em média cinco por cento das mensagens em termos mundiais. Alguns provedores permitem aos usuários solicitar relatórios de entrega presente na maioria dos telefones modernos ou por prefixar cada mensagem com * 0 # ou * N #, dependendo do sistema operacional. SMS consiste no protocolo de comunicação sem estado em cada mensagem considerada de modo independente das outras. Aplicações corporativas são portadoras de dados que exigem o gerenciamento de sessão a ser mantido externo ao protocolo.

Como Funciona o SMS?

Como Funciona o SMS?

Tamanho da Mensagem

As mensagens são enviadas com operações cujo comprimento de carga é limitado pelas restrições do protocolo de sinalização para exatos 140 octetos (140 octetos = 140 * 8 bits = 1120 bits). Mensagens curtas podem ser codificadas utilizando variedade de alfabetos. O assinante configura no aparelho de modo que preferir – isso leva aos tamanhos máximos e individuais de mensagens curtas de 140 caracteres em 8bits a 70 caracteres de 16bits. Conteúdo maior pode ser enviado com várias mensagens, cada uma vai começar com um cabeçalho de dados do usuário (UDH) contendo informações de segmentação. O terminal móvel de recepção é responsável por remontar a mensagem e apresentar o conteúdo ao usuário receptor. Alguns fornecedores têm oferecido esquemas de preços em comprimento orientados para as mensagens. No entanto, o fenômeno está desaparecendo! É possível evitar atrasos e perdas de mensagens. Empresas oferecem garantias de entrega completa com roteamento especial. Esse modelo está eficiente quando usado em mensagens de missão crítica e SMS usados em comunicações corporativas que requerem certo nível de urgência.

Prestadores de Gateway

Fornecedores de gateway SMS facilitam o tráfego entre as empresas e assinantes móveis, incluindo mensagens de missão crítica. Sistema para empresas entrega conteúdo e serviços de entretenimento, considerando o desempenho de mensagens, bem como o nível de serviços provedores de gateway classificados como agregadores ou prestadores de serviços SS7. O modelo agregador é baseado em vários acordos com operadoras de telefonia móvel para a troca de duas vias de tráfego de SMS, dentro e fora do operador SMSC, também conhecidas como sistema de terminação local.

Agregadores não têm acesso direto ao protocolo SS7 no qual as mensagens são trocadas. SMS estão entregues a operadora SMSC, mas não ao aparelho do assinante. Quem opera cuida da manipulação de mensagem via rede. Outro tipo de gateway SMS/SS7 está no modelo de terminação internacional. A vantagem no sistema está na possibilidade de encaminhar os dados de modo direto através de SS7, que fornece total controle do provedor e visibilidade do caminho completo durante o roteamento. Isso significa que as mensagens SMS podem ser enviadas de modo direto aos destinatários sem precisar  passar pelas operadoras de telefonia móvel.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.