Imagine você acordando um dia querendo ver o site do seu negócio online, e para sua decepção, você descobre o infame erro interno do servidor, ou o HTTP 500. Ou imagine que você está precisando entrar em sua instalação do CMS, e você encontra a página de login ou acesso substituída por este erro.
Isso é o que acontece muitas vezes com os servidores da plataforma Apache. Especialmente, quando o CMS em questão seja o Joomla ou o WordPress. Não me entenda mal, as duas são plataformas são maravilhosas para usar quando estão funcionando, mas você não pode fazer nada, e isso vai te deixar um pouco frustrado quando você possui um negócio que recebe muitos visitantes, e estes visitantes simplesmente não podem acessar seus serviços ou produtos.
Ou ainda, que você seja o visitante do site, e você quer saber o está acontecendo de novo na página, que você visita em uma base regular. Será que foi retirado, ou cortado do ar?
O que é o erro interno do servidor HTTP 500?
Um erro interno do servidor com código HTTP 500 significa que em algum ponto em que você está tentando conseguir conexão com uma página que se está querendo ver, um erro de programação no servidor causa um retorno de como não se fosse encontrado.
O erro ocorre no final do ciclo de pedido para o protocolo HTTP:
• O navegador envia a URL para a pesquisa de DNS, para ser convertido em um endereço IP.
• O navegador faz uma conexão com um socket IP no endereço IP.
• O navegador grava um fluxo de dados HTTP para o servidor através do socket IP.
• O servidor envia um fluxo de dados de volta para o navegador que inclui um código de status associado com o status da conexão.
É no final deste ciclo que o erro HTTP 500 é gerado.
O que provoca esse erro?
O erro interno do servidor HTTP 500 captura qualquer coisa associada com a incapacidade do servidor de recuperar a url da página solicitada. Às vezes, isto pode ser devido ao upload de um novo tema que é incompatível com a versão atual do php. Se este for o caso, e se você não consegue entrar mais no backend do site, você deve acessar seus arquivos através de FTP.
Depois, você pode ir para a pasta dos “temas” e excluir o tema que você enviou. Ou, você deve atualizar a versão do PHP que o seu servidor está usando para o site, caso isso seja possível. Outra razão comum para o erro interno do servidor é quando o upload ativa um plugin defeituoso. Nem todos os plugins são criados igualmente. Para corrigir este problema, basta entrar via FTP na pasta de plugins e excluir o plugin defeituoso.