O seu laptop está parando intermitentemente por períodos curtos ou mais longos de tempo? Estando assim, não tenha medo, pois é provável que seja um problema que você possa consertar e não significa necessariamente que o hardware do seu laptop esteja quebrando. Este artigo vai mostrar as possíveis causas que podem fazer isso acontecer:
Muitos Programas Em Execução
Uma das principais causas para o travamento do computador é o fato de que você está abusando do chamado multi-tasking. O que isso significa na prática? É muito fácil, se você tiver vários programas abertos de uma só vez e simplesmente folhear entre eles em uma base contínua, então cada um está usando os recursos do sistema, tais como tempo de processador, memória do sistema e acesso ao disco rígido. Quando isso acontece, cada aplicação deve lutar pela sua própria parcela de recursos do sistema e os programas que precisam de mais recursos, devido à sua própria natureza ou consideradas de maior prioridade pelo próprio Windows vai começar a puxar prioridades nos recursos, deixando menos recursos para todas as outras aplicações abertas.
Inicie o Gerenciador de Tarefas através de CTRL + ALT + DEL e verifique o uso da CPU, bem como a memória do sistema e o uso de memória virtual. Estes sinais são distintos e dirão se o seu laptop está pedindo água. Os ventiladores do sistema estão sendo bastante acionados? O LED do HD está piscando constantemente? Veja, isso também é uma boa indicação. Continue seguindo essa trilha lógica para ter algumas respostas fáceis e rápidas.
Erros De Registro
Voltemos à década de 90, onde costumava haver muitas queixas sobre Bill Gates, o co-fundador da Microsoft, que intencionalmente construiu o Windows para ser mais pesado do que o normal para forçar as pessoas a atualizar seu hardware com mais frequência.
O registro do Windows é um depósito de informação onde o Windows, mas também a maioria dos softwares que você instalou guarda as suas configurações. Ao longo do tempo, o registro do Windows fica enorme e entradas que são apagadas ao longo do tempo (isto é, quando um aplicativo é desinstalado) são simplesmente deixadas em branco ocupando espaço, não tendo nenhum valor no sistema. Além disso, novas entradas não ocupam esses espaços em branco, mas sim ficam anexadas, aumentando o registro ainda mais. Se isso não bastasse, diversos softwares que gravam e leem no registro do Windows, podem deixar entradas antigas que se tornam inválidas através de dependências em outras entradas.
O resultado, claro, é reduzir a velocidade de acesso e as entradas em falta / inválido, que depois indiretamente contribuem para diminuir o desempenho do sistema. Existe um método comprovado para que o registro esteja totalmente livre desses erros? Infelizmente não, mas há um remédio para este problema. Existem programas do tipo do Ccleaner, que faxinam seu registro.