Quando Adam Osborne criou o primeiro computador portátil do mundo em 1981 talvez não tivesse a dimensão de como esse equipamento se tornaria popular algumas décadas mais tarde. Nomeado de Osborne 1 a máquina ainda não era chamada pelo nome que conhecemos hoje, notebook. Mas, afinal por que computadores portáteis são chamados de notebook?
Origem do Nome Notebook
Logo que o Osborne 1 chegou ao mercado despertou a atenção de diversas outras empresas do segmento de informática que trataram de desenvolver seus próprios modelos portáteis. Foi a partir de 1985 que esses aparelhos começaram a ser chamados de notebook (caderno em inglês) devido ao surgimento dos primeiros modelos dobráveis.
Visando oferecer uma tela maior e mais facilidade de deslocamento esses computadores passaram a ser dobrados, quando fechados lembravam um caderno universitário por seu formato e dimensões. A nomenclatura é usada também como um diferencial em relação aos desktops (desk significa mesa e top em cima), computadores de mesa.
Laptop X Notebook
Ainda em relação à nomenclatura de notebook existe uma dúvida pertinente sobre quais seriam as suas diferenças em relação aos laptops. A resposta é bastante simples, não existe diferença nenhuma, notebook e laptop são a mesma coisa. O nome laptop foi atribuído num dado momento aos computadores portáteis simplesmente para diferenciá-los dos desktops.
A palavra laptop é uma junção de lap (colo) e top (em cima), dessa forma é um equipamento usado sobre o colo. Observando que os notebooks podem ser facilmente manuseados sobre o colo se entende que são laptops. Durante algum tempo se difundiu a ideia de que laptop seria uma versão menor de notebook, mas na raiz da origem das palavras não há nenhuma distinção. Sendo assim quem tem um notebook tem um laptop e vice-versa.
O que Observar na Hora da Compra do seu Notebook
Se a sua dúvida sobre os nomes laptop e notebook se dava pelo fato de estar em busca de uma máquina para o dia a dia saiba que você não deve se prender tanto ao nome, mas sim as características do equipamento. Ao longo dos anos a indústria de computadores desenvolver mecanismos cada vez menores e mais potentes para que os notebooks pudessem oferecer a mesma qualidade que os desktops, mas num espaço reduzido.
Esse tipo de computador precisa de um processador que suporte o ‘tranco’ das atividades diárias e por isso mesmo deve ser um dos itens escolhido a dedo. Dependendo da atividade a ser realizada com o laptop pode ser necessário apostar numa tela com resolução melhor, nos últimos tempos a qualidade de definição tem se tornado cada vez melhor. A pesquisa de preço é importante, mas esse fator não deve ser visto como o único decisivo para fechar a compra.
E o Palmtop?
Mais uma vez o nome foi dado observando como as pessoas manuseiam o equipamento, um palmtop (palm significa palma e top em cima) nada mais é do que um uma máquina que cabe na palma da mão.
O que você achou de conhecer todas as definições de nomenclaturas de equipamentos de informática?