Planilha Para Controle De Backlog

Você com certeza já ouviu falar sobre uma das metodologias de desenvolvimento de softwares que está sendo utilizada em alta no mercado, o Scrum; mas você sabe como ele funciona e como o product backlog se encaixa dentro desse método?

O scrum é uma metodologia desenvolvida para que o processo de desenvolvimento de métodos de criação de softwares sejam utilizados de forma mais rápida e eficaz, fazendo assim com que o processo de criação de novos trabalhos possam ser realizados de forma melhor para a empresa, colaborados, investidores e também para o cliente final.

Em uma empresa onde essa metodologia é utilizada de forma aplicável, é possível perceber que as taxas de intercorrência de problemas quanto a execução de um projeto acaba sendo mais rápida, gerando para todos dentro da empresa melhores resultados.

No scrum, os passos que são seguidos para a construção e execução de um projeto, se apresentam de forma mais rápida, fazendo com que a produção possa apresentar resultados considerados mais efetivos. Isso acontece porque em empresas onde esse processo não é aplicado, a esquematização para a divisão de tarefas acontece de forma mais automática, ou seja, os funcionários acabam realizando parte do serviço e passando para o próximo estágio seus produtos sem que haja um conhecimento mais afundo do que está sendo desenvolvido dentro de sua empresa.

Dentro do scrum ,as divisões para a construção de determinado produto é utilizada de forma mais esquemática, começando inicialmente com um processo de demonstração para a equipe que irá desenvolver o trabalho de todas as fases que o mesmo irá passar, até que atinja o seu processo de conclusão.

Essas fases são chamadas de sprints. Cada Sprint é avaliado por todos os desenvolvedores, até que um consenso seja obtido e o início da produção possa ser iniciado.

Dentro de cada sprint, existirão listas com atividades que cada pessoa deverá realizar para que o processo seja concluído de forma efetiva, fazendo então com que os resultados possam ser avaliados de uma forma mais geral.

Essas listas são chamas de product backlog, e estarão presente em toda a execução do scrum, até seu ponto de conclusão, ou seja, a entrega do serviço pedido pelo investidor.

Product Backlog

O product backlog contém todas as funcionalidades que deverão existir dentro do sprint e é uma lista que será previamente definida por um profissional responsável, chamado de product owner.

O product owner desenvolve várias funções ao longo do scrum, mas irá basicamente avaliar como está o andamento dos sprints, e juntamente com o time de execução analisar se a produção se encontra coerente, e quais serão os próximos passos na execução do mesmo.

Como o scrum é uma metodologia que pode apresentar diversas mudanças ao longo de sua execução, o product backlog não precisa estar necessariamente definido no início do processo. Isso acontece porque ao longo do desenvolvimento, diversos tipos de questões, mudanças ou problemas poderão surgir, fazendo assim com que necessite haver algumas mudanças dentro do planejamento, para que tudo saia de uma forma correta ao final da entrega do scrum.

A Planilha Do Controle De Product Backlog

O product backlog pode ser montado da forma que você desejar, mas para que seja classificada de uma forma mais padronizada e simples, algumas planilhas ou modelos foram desenvolvidos, facilitando muito o processo de desenvolvimento de um projeto.

O item A dessa planilha poderá ser divido na quantidade total de pessoas que irão estar trabalhando dentro do sprint, juntamente com as funções que cada um deverá realizar para que o mesmo ocorra de forma perfeita, sem nenhum tipo de intercorrência. As atividades de cada pessoa, deverá ser dividias em dias de serviço, e também em números, para que cada um tenha noção de que em determinado tempo, o seu trabalho deverá ser entregue, para eu não haja atrasos nos processos que irão ser desenvolvidos logo após.

Exemplo de uma Planilha Do Controle De Product Backlog

Exemplo de uma Planilha Do Controle De Product Backlog

O item B dessa mesma planilha irá demonstrar de forma muito ativa como os funcionários de cada time se mostram dentro de sua atividade, calculando o quanto falta para que as mesmas sejam entregues. Essa é uma parte da planilha que basicamente irá observar o andamento de cada pessoa dentro da execução do sprint e a evolução de seu trabalho.

Caso haja algum problema em relação a entrega desses tipos de atividades, o product owner deverá imediatamente atualizar sua planilha, e então verificar segundo o andamento das demais pessoas, o quanto isso poderá ser adiado, para que não haja atrasos aos outros processos do sprint.

Ilustração do Sprint

Ilustração do Sprint

O item C poderá ser representando em forma de uma gráfico de pizza, para que a compreensão de todos seja feita de uma forma mais fácil e apresentará então os dados referentes a atividades já realizadas, como por exemplo atividades relacionadas a última semana de execução.

É muito importante que essa seja uma planilha que esteja sempre sendo atualizada, para que se possa ter uma ideia mais completa de como anda o funcionamento dos projetos, e também para que ao final de cada sprint os dados possam ser apresentados para todos que fizeram parte do mesmo,  e também para os investidores do negócio, fazendo então com que haja uma visão muito mais ampla de todo o negócio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.