Por Onde Começar na Carreira de TI?

Mercado de trabalho tem a tendência de ser competitivo em grande parte das carreiras que trazem boas remunerações. Porém, o mundo inteiro sofre carência de profissionais formados em tecnologia de informação. A tecnologia avança de modo rápido e as empresas precisam de força de trabalho competente para seguir na liderança do mercado. O salário é alto e quase não existe desemprego dentro da área. Com o estado do mercado de trabalho atual os profissionais escolhem em que empresa atuar. Talvez esse seja o setor que mais cresce entre todas as carreiras que oferecem salários acima da média dentro do Brasil.

Por Onde Começar na Carreira de TI?

Por Onde Começar na Carreira de TI?

Trabalho Home-Office

Sem contar que existe a possibilidade de trabalho no estilo home-office, feito em qualquer parte do mundo. O fato está atrelado de modo direto com melhores condições de trabalho. É possível trabalhar com tranquilidade sem ter que se preocupar com o movimento do trânsito, por exemplo. As escolhas feitas no período de estudos representam o caminho para saber se o profissional vai ou não ter sucesso na área. Necessário encontrar a especialidade correta entre as diversas que são criadas conforme a evolui a tecnologia.

Passo a Passo Para Começar Carreira de TI

  • 01-Gostar da carreira profissional. Não vale a pena iniciar a profissão sem ter gosto pelo que faz;
  • 02-Estudar bastante para entrar em alguma faculdade de ponta e garantir posição de destaque no mercado de trabalho.
  • 03-Estudar ao máximo possível no sentido de absorver o maior número de informações com os profissionais especializados.
  • 04-Estagiar na área antes de se formar é parte indispensável do processo.
  • 05-Sair da faculdade para a especialização, que na prática vai demonstrar se o profissional vai ou não ter sucesso na profissão.

Motivos Para Escolher a Carreira de Tecnologia da Informação

Desde os anos setenta do século XX o mundo começou a caminhar com maior velocidade em termos tecnológicos, em velocidade jamais vista nos período históricos do passado. Profissionais de TI ajudaram a acelerar o avanço! As necessidades das empresas se tornarem competitivas e os avanços tecnológicos alavancaram alta procura por profissionais que prestam serviços e soluções em níveis especializados. Em termos práticos os profissionais formados em TI não encontram dificuldade em conseguir assumir postos de trabalho com qualidade. Bancos, empresas, governo, indústrias, enfim, todos os setores da sociedade necessitam de trabalhadores do gênero. Isso acontece porque as empresas precisam seguir os processos evolutivos em cada instante. Lançar novos produtos no mercado tecnológico gira bilhões em dinheiro. A TI é necessária para solucionar problemas e reduzir custos. A demanda por trabalhadores aumenta, estudantes que conseguem investir no conhecimento e especialização conquistam carreira de sucesso.

Especializar na Plataforma

No mundo da tecnologia de informação é interessante aos profissionais buscarem se aprofundar em estudos de plataformas, tais como: NET e Java. O aprofundamento acontece inclusive em outras línguas. De certa maneira a qualidade de poliglota é ambicionada por grande parte do mundo em desenvolvimento. Procure pesquisar a estrutura do conhecimento de linguagem e siga na mesma trilha no campo da formação e certificação científica. Por fim, caia de cabeça no conhecimento relacionado com o conjunto de código escolhido e coloque a mente em prática sem parar.

Especializar na Plataforma

Especializar na Plataforma

Mundo do TI

TI é a aplicação de computadores e equipamentos de telecomunicações para armazenar, recuperar, transmitir e manipular dados no contexto de uma empresa para outra. O termo é utilizado como sinônimo de redes, mas também abrange outras tecnologias de distribuição de informação, caso da televisão e dos telefones, por exemplo. Indústrias estão associadas com a tecnologia da informação, tais como hardware, software, eletrônica, semicondutores, internet, equipamentos de telecomunicações, e-commerce e serviços de informática. Em contexto de negócios a Associação da Tecnologia da América definiu a tecnologia da informação como “o estudo, concepção, desenvolvimento, aplicação, implantação, suporte e gerenciamento de sistemas de informação baseados em computador”. As responsabilidades das pessoas que trabalham no campo incluem a administração de rede, desenvolvimento de software, instalação, planejamento e gestão do ciclo de vida da tecnologia da organização pelo qual o hardware e software são mantidos atualizados e substituídos. Os seres humanos aprendem a armazenar, recuperar, manipular e comunicar informações desde os sumérios, na Mesopotâmia, quando desenvolveram a escrita em cerca de 3000 AC. No sentido moderno o termo “tecnologia da informação” apareceu pela primeira vez em artigo de 1958 publicado na Harvard Business Review pelos autores Harold J. Leavitt e Thomas L. Whisler: “A nova tecnologia ainda não tem um único nome estabelecido. Vamos chamá-la de tecnologia da informação”. Com base nas tecnologias de processamento e armazenamento de empregados é possível distinguir quatro fases distintas de desenvolvimento de TI:

Mundo do TI

Mundo do TI

  • Pré-Mecânicas (3000 AC – 1450 DC)
  • Mecânica (1450-1840)
  • Eletromecânica (1840-1940)
  • Eletrônica (1940 até o presente)

Dispositivos foram utilizados para auxiliar a computação há milhares de anos. O mecanismo de Antikythera, que data de cerca do início do século I AC, é considerado o mais antigo analógico mecânico conhecido na história. Também é o mais antigo mecanismo que não foi superado até o século XVI. No ano de 1645 surgiu a primeira calculadora mecânica capaz de realizar as quatro operações aritméticas básicas. Computadores eletrônicos, usando relés ou válvulas, começaram a aparecer no início dos anos 1940. A eletromecânica do Zuse Z3, concluída em 1941, foi o primeiro sistema de computador programável do mundo.

Colossus, desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial, serviu para decifrar mensagens alemãs, pioneiro computador digital eletrônico na história humana. Embora fosse programável, não era de uso geral a ser concebido para executar apenas uma única tarefa. Também faltava a capacidade de armazenar o programa na memória. Em vez disso, a programação foi realizada com plugues e interruptores para alterar a fiação interna. O primeiro computador eletrônico moderno digital com programa armazenado foi a Máquina Experimental de Manchester, desenvolvido na metade do ano de 1948. Os primeiros computadores eletrônicos, como Colossus, fizeram uso de fita perfurada, uma longa tira de papel no qual os dados foram representados por uma série de furos em tecnologia obsoleta. De fato, o armazenamento eletrônico de dados, que é usado em computadores modernos, data da Segunda Guerra Mundial, quando uma forma de memória de linha de atraso foi desenvolvida para remover a desordem de sinais de radar.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.