Não é novidade para ninguém que as novas indústrias do planeta, como a Indústria 4.0 e outras novidades nesse sentido estão chegando para ficar. A tendência é que a economia do planeta se modernize conforme a tecnologia fique ainda mais precisa, mais barata e, claro, mais eficiente.
Não podemos cometer o erro de comparar a situação da indústria atual com a indústria dos anos 1950, não é mesmo? Nesse período, o mundo todo começava a se industrializar, já que os países desenvolvidos, como a Inglaterra e países da Europa (e o próprio EUA) já estavam nessa onda há muito mais tempo. E, assim, tornou-se possível que o planeta passasse por um processo de modernização.
O Brasil, por exemplo, durante muitos e muitos anos, era somente um local com economia agrária, tendo a sua maior renda na exportação de matéria prima. Atualmente, essa situação não mudou por completo, mas o país começa a ganhar força no mercado de exportação de manufaturados e, também, de mão de obra qualificada para tal.
Nos centros estudantis, principalmente em Universidades que estimulam o empreendedorismo, o número de start ups que são abertas é assustador. Porém, vale a pena lembrar que esse é um indicativo que as pessoas estão, cada vez mais, preocupadas em criar meios para que elas possam ser criativas e criar produtos realmente úteis para a sociedade.
E, como bem sabemos, uma organização tem vários níveis de complexidade, que exigem uma atenção e colaboração de todos. Mas, nos dias de hoje, nós temos que ter em mente que, muitas vezes, a start up que estamos tentando fazer crescer não pode ser moldada como uma empresa tradicional, correto? É necessário que ela tenha uma maior flexibilidade em alguns quesitos.
E se eu te contar que temos uma metodologia que pode te auxiliar nesse tipo de situação? Aqui, vamos falar um pouco sobre a Metodologia SCRUM. Confira:
O SCRUM
O SCRUM nada mais é do que uma metodologia ágil que, entre outras coisas, ajuda uma organização a poder ter um maior controle sobre suas ações e seus projetos. É voltado, majoritariamente, para a gestão de projetos de software, mas nada impede que essa metodologia seja aplicada a outras situações.
Basicamente, o SCRUM se concentra na confecção de uma lista de desejos que se quer que existam no projeto e, a partir disso, os membros responsáveis pelo projeto serão divididos em equipes, com cada equipe responsável por uma área do projeto. O interessante é que cada área terá um líder, que será o responsável por cobrar dos demais elementos a confecção e manter os padrões exigidos para o projeto.
Reuniões
Nós sabemos que corrigir um erro de um produto que já esta prestes a ser lançado é uma verdadeira catástrofe, não é verdade? Pois é! O SCRUM vem, realmente, com a promessa de fazer com que você tenha uma economia ao procurar defeitos em seu projeto: com a existência de reuniões diárias com todos os membros de todas as equipes, a identificação dos problemas fica muito mais facilitada e, assim, menos recursos são gastos para a correção deste.
Para saber mais sobre o SCRUM, veja o vídeo abaixo: