De acordo com dados divulgados pelo Instituto Gartner, cerca de 16% do volume de trabalho foi virtualizado em 2009. Embora possamos atribuir um pouco desse percentual para os habituais adeptos da tecnologia precoce e das empresas de TI mais experientes, a estimativa conservadora dos pesquisadores é de que metade do fluxo existente de dados será virtualizado até 2012. Eventualmente, pequenas, médias e grandes empresas vão acabar adotando a virtualização de seus serviços.
As Vantagens Deste Processo
Esta certeza provém dos benefícios irrefutáveis da virtualização, pois esta oferece uma utilização mais eficiente e maior dos recursos de TI. Tradicionalmente, as aplicações foram executadas em servidores dedicados. A maioria dos servidores rodam em níveis muito baixos de utilização, muitas vezes num único dígito, quase sempre abaixo de 20% e raramente acima de 50%, mesmo nos cenários mais dramáticos de utilização.
A virtualização, por outro lado, oferece às organizações a capacidade de executar vários aplicativos em um único servidor. Cada aplicativo é executado como uma máquina virtual (VM), partilhando recursos como CPU e memória. Esta abordagem resulta em uma utilização de servidores em torno de 80% ou mais, o que proporciona às empresas um retorno significativamente maior sobre seus investimentos em servidores.
Virtualização é Menor Centro de Custo
As empresas também podem consolidar servidores ao implementar uma solução de virtualização, reduzindo o número de servidores físicos que precisam para operar e gerir, e máquinas de apoio, reduzindo o custo total de propriedade de seus servidores. Menos servidores, mesmo quando operando em níveis mais altos de utilização e consumindo menos energia, proporcionam às empresas uma redução dos custos de energia.
Embora todas as evidências apontem para uma virtualização que proporciona benefícios claros, há também uma série de desafios a ela associados. Em particular, o backup e recuperação de dados perdidos acidentalmente se tornam mais complexos, enquanto nos métodos tradicionais de trabalho, existem algumas opções melhores disponíveis.
Tradicionalmente, os administradores de TI implementam o backup e recuperação através da instalação de um agente de backup em cada servidor. Mas, em um ambiente virtualizado, pode haver muitas como 10, 15 ou mesmo 20 VMs em um único servidor físico. Para empregar este método em um ambiente virtualizado, tem de se instalar um agente de backup em cada VM.
Como Funciona o Backup em Máquinas Virtuais
Para realizar o backup e a recuperação de servidores virtualizados, você pode salvar uma cópia de cada VM e armazená-la em algum lugar na rede, onde você poderá recuperar, se necessário. De fato, muitas empresas utilizam este método, embora não apresentem muitos problemas. Especificamente, você não pode restaurar arquivos individuais sem restaurar a VM inteira. Normalmente, você não quer recuperar os arquivos inteiros da VM, que precisam ser reconstituídos individualmente depois que alguém, inadvertidamente, os corrompeu.