De acordo com estudos recentemente desenvolvidos, estima-se que em todo o mundo, dez mil mensagens de e-mail são enviados diariamente. Esse número deve crescer para 35.000 mil por dia até 2015. O poder do correio eletrônico, ou e-mail, torna-se claro quando você vê uma avó receber um e-mail de seu neto, ou um homem mandar um e-mail para a mulher que ele ama. O e-mail é a ferramenta que reúne famílias, mas também pode ser usado de forma negativa.
As vantagens do email
O e-mail é eficiente na economia de tempo, extremamente fácil de usar, e para muitas pessoas, é uma forma de poupar dinheiro, eliminando o custo por vezes elevado das chamadas de longa distância pelo telefone. Tranquilamente falando, o e-mail se tornou a ferramenta mais popular utilizada na Internet desde sempre.
O e-mail tem o impacto imediato de um telefonema, o mesmo poder de uma carta e um estilo todo próprio. Você pode enviar um e-mail a uma pessoa ou 100 com a mesma facilidade, você pode enviar conforme a sua conveniência e o destinatário pode apreciar o seu conteúdo da maneira que melhor lhe convier. É uma maneira informal e imediata de se comunicar.
Dicas de como se expressar bem via email:
– Não se esqueça que o que você diz agora, pode voltar para lhe perturbar mais tarde, os e-mails são frequentemente guardados em discos rígidos e servidores em todo o mundo, e podem ser facilmente encaminhados de volta.
– Da mesma forma, lembre-se que quando você envia informações para as pessoas, você está tomando o seu tempo. Não sobrecarregue as pessoas com muitos e-mails, respeite a privacidade das pessoas, e não abuse do poder de ter um fórum para conversar com as pessoas.
Como funciona o e-mail?
O e-mail, em sua forma mais simples, é uma mensagem eletrônica enviada de um computador para outro. Graças à tecnologia, você pode incluir no seu e-mail fotos pessoais, músicas e outros anexos, você pode até mesmo enviar e-mails com vídeo. Assim como as informações são passadas em pacotes a partir de um computador para outro, o e-mail funciona da mesma maneira, passando de um servidor de correio para outro, viajando através da Internet. Quando se chega ao servidor de destino do e-mail, ele é armazenado em uma caixa de correio eletrônico até que o destinatário venha a abrir e fazer o que quiser com a informação recebida. O processo pode demorar alguns segundos, normalmente alguns minutos, dependendo das conexões entre os servidores envolvidos. O que torna o e-mail tão útil é que você pode abrir e responder em sua programação. Assim, ao contrário de um telefonema, você pode encaixar essa atividade sempre que for conveniente para você.