Enquanto a Internet certamente trouxe uma riqueza de informações e a conveniência de tê-las perto do seu alcance, também tem feito do mundo um lugar muito menor, a Internet tem seus problemas e esses problemas são especialmente mais graves para crianças e adolescentes. A responsabilidade de proteger as crianças dos perigos on-line encontra-se nas mãos dos pais e de seus responsáveis. Existem várias atitudes que você pode tomar para proporcionar segurança na Internet para as crianças.
Banir a internet das crianças definitivamente não é uma boa idéia
Uma solução, que muitos podem escolher, é restringir seus filhos completamente de usar a Internet. Esta solução nem sempre é a melhor opção. Primeiro que a Internet veio para ficar, é uma parte importante da vida cotidiana, e seu uso é uma habilidade que muitas vezes é necessária para se utilizar nas escolas e no local de trabalho. Além disso, se você acabou de dizer a seus filhos que eles não podem usar a internet, você elimina a oportunidade de ensinar seus pequenos com mais segurança o possível. Assim você cria oportunidades para utilizar a Internet quando eles estão longe de você, na casa de amigos ou na escola, então eles não terão a supervisão que precisam para se manter seguros.
Tenha uma boa conversa com seus filhos.
Explique aos seus filhos, com bastantes detalhes como alguém da idade deles estará extremamente exposta sobre alguns dos perigos que existem online. Por exemplo, que estranhos em salas de bate-papo, são estranhos, e por mais que seja bonzinho você não os conhece. Seja taxativo ao dizer que eles nunca devem concordar em encontrar alguém, não dar os seus verdadeiros nomes, números de telefone, endereço e outros dados pessoais. A mesma conversa que você teve com eles sobre não falar com estranhos na rua é ainda mais séria quando se está online, use isso e o faça entender bem isso. Lembre-se que a maioria destas medidas só se aplica aos computadores que você tem em casa. Quando seus filhos estão longe de você, eles terão acesso a outros computadores, a oportunidade que é quando essas conversas serão desenvolvidas, e a orientação será de muita valia para garantir a sua segurança.
Proteção de conteúdo
Em segundo lugar, para quem não sabe, existem softwares que ajudam a bloquear conteúdo inapropriado de crianças, o que pode ajudar a proteger seus filhos de qualquer conteúdo que não é apropriado para eles. Esse tipo de software, cada vez mais popular, ajuda os pais a gerenciar, monitorar e administrar o uso do computador pelas crianças. Alguns programas mais avançados possuem filtros de informação que verificam as buscas e podem até mesmo bloquear a pesquisa da criança quando estiver atrás de certas palavras-chave.