Todos os dias somos bombardeados por novas tecnologias em especial no que diz respeito a aparelhos de uso cotidiano como as televisões. Uma das tecnologias que vem conquistando muitos adeptos nos últimos anos é a LED. Em geral as pessoas sabem que a tecnologia LED torna mais nítida a imagem da TV, mas não sabem bem como ela funciona.
A TV LED
O grande mérito dessas TVs está no fato de serem bem mais finas que as suas antecessoras isso porque são uma TV LCD convencional que recebe uma iluminação feita por trás, com os LEDs. A palavra LED vem da sigla em inglês que quer dizer diodos de emissão de luz. Essa tecnologia deixa os aparelhos mais finos, a espessura é de mais ou menos 3 cm para os modelos que tem até 55 polegadas.
O Que é LED?
Para que seja mais fácil de entender como funciona a tecnologia LED das televisões é necessário compreender o que é um LED. Muitos equipamentos, hoje em dia, contam com luzes que piscam. Saiba que o LED é exatamente isso, trata-se de um semicondutor que tem a capacidade de fazer a emissão de luzes de várias cores.
Quem pensa que essa tecnologia é nova vai se surpreender ao saber que ela tem mais de 25 anos. No começo do uso da tecnologia LED somente era possível emitir luzes das cores amarela e vermelha. Hoje em dia é possível transmitir luzes de inúmeras cores e os LEDs são usados em diversos equipamentos como semáforos, lâmpadas residenciais e faróis de carro entre vários outros.
Economia de Energia
A grande vantagem de usar LED em equipamentos eletrônicos é o fato de que essa tecnologia auxilia na economia de energia. Isso também é válido no caso das TVs quando fazemos um comparativo com outras tecnologias empregadas nas TVs.
O Funcionamento das TVs de LED
O funcionamento dessa tecnologia nas TVs é bastante fácil de entender, pois basicamente ao invés de usar uma fonte de luz em que essa luz seja polarizada para depois ser transformada em pixels da imagem essas TVs utilizam uma fonte de luz que vem de uma placa que possui centenas de LEDs que criam a imagem em cores. Nas TVs LED se faz uso da CCFL (Cold Cathode Fluorescent Lamps) que utiliza uma lâmpada fluorescente de cátodo frio que possui uma grande variedade de cores.
Também se utilizam outros dois tipos de iluminação traseira que recebem os nomes de Local Dimming (iluminação por redução local) e Edge-lit (Iluminação da Borda). A Edge-lit possui uma LEDs em faixas que são contínuas na área toda do monitor da TV, é exatamente isso que deixa os aparelhos de televisão LED mais finos e ainda faz com que eles economizem cerca de 30% de energia em relação aos outros.
Qualidade Adaptável
A tecnologia LED é utilizada para fazer a iluminação da tela de cristal líquido e para isso utiliza vários bulbos de luz. Um coisa interessante a esse respeito é que esses bulbos de luz podem ser ligados ou desligados conforme se necessita de mais ou menos intensidade de cor numa imagem o que faz com que a mesma fique mais clara, tenha mais contraste e as cores fiquem mais bonitas.
O Que é LCD?
O chamado LCD é um líquido que é mantido preso entre dois pratos que formam a TV e que passa por alterações quando se aplica uma corrente elétrica. A relação entre as telas de LCD e LED pode ser entendida com mais facilidade entendendo que a primeira não emite nenhum tipo de luz dependendo do LED para isso. Atualmente, as TVs de LCD contam com tubos de lâmpada fluorescente do tipo CCFL e LED. Para entender o que o CCFL podemos dizer que neon é um exemplo desse tipo de lâmpada.
A Escolha do LED
A luz de LED pode ter inúmeras cores e para que a tecnologia seja eficiente quando aplicada aos televisores é necessário escolher o tipo de LED certo para fazer a iluminação do LCD de maneira a obter resultados mais eficazes de brilho e contraste. Uma das alternativas mais utilizadas pelos fabricantes é o LED branco.
O LED branco é bastante semelhante ao CCFL uma vez que utiliza uma fonte de luz azul que é desenvolvida com o objetivo de que pareça ser branca devido ao uso de enxofre no revestimento do seu bulbo. Nesse caso se tem uma porção de verde mais forte no espectro de cores.
Também é possível fazer uso de LEDs coloridos (RGB dinâmico) que tem a capacidade de criar uma grande variedade de cores, mais amplo que o LED branco. Basicamente os RGBs contam com três LEDs coloridos que são o azul, vermelho e verde que fazem uma distribuição de cores com mais equilíbrio. Utilizar essa tecnologia é uma forma de ter uma paleta de cores até 45% maior para criar as imagens de maneira que se tem uma eficiência maior na reprodução das tonalidades.
Porque Escolher TV de LED
Os aparelhos de televisão de LED apresentam algumas características bem interessantes como ser mais brilhante e oferecer um contraste muito mais eficaz. Também é possível perceber que as cores da tela ficam muito mais vivas quando se compara com TVs do modelo LCD. Basicamente a imagem se torna mais nítida uma vez que é realizada através dos diodos que emitem luz que são LED.
Design
As TVs de LED também se destacam no mercado de televisores pelo fato de terem um design muito mais sofisticado e elegante. A imagem é muito mais brilhante e o contraste bem melhor quando se compara com as TVs de LCD convencionais. Pode ser uma boa opção para quem quer mais qualidade de imagem com economia de energia.
Uma Opção
As TVs LCD de LED são uma boa opção para assistir aos seus programas preferidos com uma imagem melhor e mais bonita, contudo, já estão sendo desenvolvidas novas tecnologias que prometem superar essa como a 4K, por exemplo.