Houve um tempo que havia uma delimitação clara entre uma impressora e um plotter, ou melhor, poderíamos dizer que uma plotter era um tipo de impressora que era muito utilizada para imprimir mapas com alta qualidade e grandes formatos. Agora, esta função está sendo executada por outras impressoras, mas as plotters ainda existem. Às vezes é o caso de que um tipo de impressora padrão é chamado de plotter, devido à sua capacidade de executar a mesma tarefa em maior escala para suas primas menores, as impressoras, mas não é usando o mesmo processo mecânico.
Diferenciação De Plotters e Impressoras
Plotters são bastante distintas dos outros tipos de impressoras. Isso significa que elas não são particularmente especialistas para imprimir imagens ou uma fotografia, de fato isso levaria um tempo extremamente longo para uma plotter e a saída seria de baixa qualidade. Este tipo de arte era mais utilizada nas décadas de 80 e 90. Ainda é muito utilizada em projetos e na indústria da construção.
As plotters matriciais eram ótimas, quando o poder de processamento e memória das impressoras era escasso e caro. Era mais barato ter uma impressora dessas do que ter uma impressora que poderia lidar com tamanhos enormes de memória necessária para processar rasterização de linhas.
Hoje este tipo de plotter é obsoleta. Podemos executar as mesmas funções usando uma impressora a jato de tinta, esta se tornou uma opção muito mais sensata. No entanto, o legado da plotter permanece, como as interfaces utilizadas para enviar os detalhes de uma imagem de vetor para um plotter é a mesma utilizada nos computadores hoje. Isso ocorre porque o vetor é muito mais eficiente do que o envio de dados para uma impressora, ou armazená-lo em um computador.
Plotters De Recorte
Há ainda uma geração de novas impressoras que aproveitou a tecnologia das antigas plotters de agulha, e fazem os trabalhos de recorte de adesivo em vinil, praticamente padrão único na indústria da comunicação visual, onde você programa as letras para serem recortadas para as mais diferentes aplicações.
Impressoras
Sem dúvida alguma, as impressoras jato de tinta se desenvolveram muito e ajudaram também no desenvolvimento da família das novas plotters de impressão, que se basearam principalmente no sistema inkjet para acabar com as limitações que aconteciam quando da primeira geração de plotters.
As impressoras a jato de tinta se desenvolveram nas cores, saíram gradualmente de uma qualidade muito baixa de reprodução de imagens, algo em torno de parcos 150 dpis de resolução máxima, a impressionantes 7200 DPIs de resolução, isso nos modelos mais avantajados de impressoras domésticas (!). Hoje as jato imprimem em diferentes tipos de mídia, que vão desde o papel comum até o papel glossy, especialmente fabricado para receber fotos.
Tenho interesse em adquirir um plotter que imprima até 3,00 mts
Favor fazer uma proposta