iPad e Galaxy Tab

A Guerra dos Tablets

Com as comemorações natalinas colocando mais lenha na fogueira, a já acirrada disputa entre os tablets promete pegar fogo. De um lado o tradicional iPad, referência entre os tablets e o responsável pela avalanche de vendas desse mercado; de outro o Galaxy Tab: novo, promissor e maleável.

A Guerra dos Tablets

A Guerra dos Tablets

As duvidas na hora de comprar um aparelho desse tipo sempre pairam na cabeça dos consumidores. É nessas horas que um pouco mais de informação vem a calhar. Quem ganha a guerra dos tablets? Vamos tomar alguns itens em separado.

Tamanho

No quesito tamanho um tablet só pode ser avaliado pelo tamanho de sua tela, afinal é disso que se trata: um computador que é uma tela. Entram em cena o iPad, com sua tela de 9,7 polegadas e resolução de 1024×768, e o Galaxy Tab, com suas 7 polegadas e resolução 1024×600.

Por um lado, a batalha é praticamente ganha pela maça mordida. Quem não prefere uma tela maior em qualquer ocasião? Certo, mas nem tudo são flores.

Tamanho

Tamanho

Pense um pouco e você vai se dar conta de que segurar os 680 gramas do iPad em uma mão enquanto toca a tela com a outra pode ser um pouco cansativo. O Samsung Galaxy Tab pesa cerca de 280 gramas. A escolha nesse quesito fica por conta da preferência do freguês e resistência de seu punho.

Desempenho

O mais certo a se dizer nesta categoria é que há um empate técnico entre os dois tablets. Segundo as configurações divulgadas pelos fabricantes os sistemas possuem sistemas bastante similares.
O processador usado no iPad, o A4, é baseado na mesma arquitetura que o núcleo usado no tablet da Samsung. Ambos vêm da unidade A8 Cortex CPU com clock de 1 Ghz.

Aplicativos

Os aplicativos representam grande parte da atratividade de telefones inteligentes. Tal se consolidou sua influência sobre o gosto dos consumidores que até os navegadores estão entrando nessa linha. O Google lançou recentemente, com a 8ª versão de seu navegador, uma loja de aplicativos: a Chrome Web Store.

Aplicativos

Aplicativos

No quesito aplicativos o iPad é imbatível. Além dos numerosos aplicativos desenvolvidos exclusivamente para a plataforma, o tablet da Apple ainda herdou o legado de aplicações desenvolvidas para o iPhone.
O Galaxy Tab é novo no mercado, portanto, não há muita coisa pronta para ele. Os aplicativos disponíveis no Android Market para smartphones também rodam no tablet. Em números, são 25000 aplicativos exclusivamente desenvolvidos para o iPad e mais 225000 direcionados ao iPhone. O Galaxy Tab conta com 70000 aplicativos do Android Market, entre apps desenvolvidos para o tablet e a herança do Android.

Câmera

Esta é fácil. Curto e grosso: o Galaxy Tab tem, o iPad não tem. Por fora, o tablet da Samsung conta com uma câmera de 3MP com flash, e por dentro câmera de 1.3MP para videochamadas.

Conectividade e Armazenamento

Conectividade e armazenamento são dois quesitos completamente diferentes, mas estão agrupados juntos pelo empate ocorrido entre os dois tablets. Ambos contam com conectividade a internet sem fio WiFi e 3G. Assim como ambos contam com armazenamento de até 64 GB sem discos rígidos. Tudo depende de quanto o cliente está disposto a gastar para ter todos os benefícios.

Por fim, estamos longe de escolher um vencedor. Temos dois aparelhos lapidados com muito cuidado por seus fabricantes e características que agradam a todos os públicos. Depois de bem informado, a escolha só cabe a quem vai adquirir um tablet novo nesse fim de ano.

Por Thiago Resende

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Eletrônicos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.