Desde que os livros digitais caíram das graças do público cada vez mais os fabricantes de leitores e as editoras criaram recursos para fomentar o mercado.
O Kindle, o leitor digital mais usado em todo o mundo, recebeu nesta última semana do ano o recurso de empréstimo de livros. A Amazon — responsável pelo Kindle — havia prometido a seus clientes a atualização desde outubro deste ano. Caberá às editoras permitir, ou não, o empréstimo de seus títulos.
Leitores Digitais Como Forma De Se Inteirar Com o Mundo
Os leitores digitais foram inicialmente propostos como forma de ler títulos literários sem ter que carregar grandes volumes.
O preço reduzido das obras virtuais e a simpatia inevitável de qualquer um que se ache um “ambientalista” — dispensando as páginas impressas dos livros atuais — também contribuíram para a popularidade desse tipo de equipamento.
O Kindle recebeu novos “superpoderes” no meio do caminho.
Hoje os leitores digitais acessam a internet e baixam seus próprios livros além de permitir o acompanhamento de assinaturas de jornais e revistas que dispõem de edições virtuais.
O Empréstimo de Livros: A Vez Não É Só dos Leitores Digitais
Incorporado ao Kindle neste fim de ano, o recurso de empréstimo de livros permitirá a troca de material digital entre diferentes usuários. A surpresa nesta funcionalidade reside na possibilidade de se emprestar livros e outras publicações também para amigos que não possuem um Kindle.
Essas pessoas poderão ler as páginas emprestadas através de qualquer equipamento que ofereça suporte aos formatos usados como computadores, iPads, smartphones e até celulares.
Durante o tempo de empréstimo, o arquivo cedido pelo usuário fica indisponível no seu próprio equipamento, não sendo possível acessá-lo. O período de empréstimos proposto pela Amazon é de 14 dias. Após esse período o arquivo baixado pelo usuário que recebeu o empréstimo se torna inacessível.
Não se tem informações sobre a possibilidade de diminuir o tempo de empréstimo ou se haverá um período de reserva até que possa ser emprestado novamente.
O empréstimo de livros digitais também é limitado a um único amigo de cada vez. Enquanto o material estiver em empréstimo não será possível cedê-lo a mais ninguém.
Os Limites da Nova Funcionalidade
O empréstimo de livros por meio do Kindle, apesar de animador para seus usuários, terá suas limitações. Caberá às editoras ou aos responsáveis pelos direitos autorais das produções decidir se será possível, ou não, o empréstimo de suas obras. O usuário será avisado sobre a possiblidade de empréstimo no próprio aparelho.
A Amazon anunciou juntamente com o empréstimo de livros que possibilitará a leitura de materiais publicados por jornais e revistas sem que seja necessário adquiri-los através de sua livraria. Ainda não há previsão para o lançamento da atualização que permitirá tal funcionalidade.