A tecnologia tornou o nosso dia a dia muito mais simples do que há algumas décadas, atualmente, conseguimos resolver uma grande variedade de coisas em poucos minutos e um dos motivos para isso com certeza é a evolução de aparelhos como a impressora, por exemplo. Você já teve a experiência de digitar numa máquina de escrever, por exemplo? Acompanhe a seguir um panorama da evolução das impressoras entendendo como elas ajudaram a transformar a nossa vida.
Linha do Tempo da Impressora
Criação da Imprensa Móvel – A Primeira Impressora
Todas as impressoras que conhecemos atualmente só puderam existir devido à criação da imprensa móvel por Gutenberg no ano de 1439. A primeira impressora da história teve um papel crucial no Renascimento permitindo a circulação de ideias com maior facilidade a partir da confecção de livros.
Mimeográfo – Cheiro de Álcool
O mimeográfo ficou marcado na história escolar de muitas pessoas pelo fato de que as provas impressas por esse método ficavam com um cheiro de álcool. No entanto, o equipamento foi bastante utilizado para imprimir outros tipos de documentos também. Um dos grandes problemas desse equipamento era o grande desperdício de materiais.
O Fim do Império das Máquinas de Escrever
Na década de 1990 a indústria de máquinas de escrever sentiu efetivamente o golpe da introdução de computadores e impressoras na rotina corporativa. Ficou evidente que era muito mais simples usar a nova tecnologia do que continuar trabalhando na troca de fitas e correções manuais nos textos datilografados.
O tempo que um indivíduo leva para digitar um documento é bem menor do que o tempo levado para datilografar o mesmo conteúdo numa máquina de escrever. O grande diferencial era a possibilidade de editar o texto ainda na tela do computador e imprimir novas cópias com grande facilidade podendo personalizar fontes, tamanho de fonte e cores.
Impressoras de Impacto – Primeiros Equipamentos de Impressão
O mecanismo de impressão das impressoras de impacto é bastante semelhante ao das máquinas de escrever. O equipamento tem uma espécie de ‘martelo’ que faz o registro do caractere na folha com o auxílio de uma fita previamente umedecida de tinta. Destacaram-se três modelos dessas impressoras: Margarida, Matricial e de Linhas.
Impressora Margarida
O nome foi atribuído pelo fato de que os caracteres encontravam-se distribuídos num círculo lembrando as pétalas de uma margarida. Para imprimir com diferentes tipos de letras o indivíduo devia trocar a margarida. A impressão acontecia numa velocidade de até 40 caracteres por segundo.
Impressora Matricial
Devido a sua maior qualidade de impressão esse modelo se tornou um dos mais populares perdendo a vez somente para as impressoras mais modernas. Atualmente, apresenta desvantagem em termos de velocidade e qualidade.
Impressora de Linhas
Semelhantes a impressora margarida apresentavam mais velocidade podendo imprimir de 80 a 132 caracteres ao mesmo tempo. Comparando com a qualidade das impressoras atuais são bem menos eficientes assim como faziam muito barulho.
Evolução Tecnológica das Impressoras
Vamos nos ater nesse artigo aos avanços tecnológicos das impressoras de papel embora existam outros modelos pertinentes no mercado.
Impressora Jato de Tinta e Laser
Essas são as impressoras mais utilizadas atualmente em escolas e escritórios pela sua eficiência em termos de tempo e qualidade de impressão. Hoje em dia o destaque fica com os modelos de impressoras Wi-Fi que permitem enviar documentos por uma rede sem fio agilizando o processo.
Impressoras de Pequeno Porte
Modelos de pequeno porte podem ser encontrados com as tecnologias jato de tinta e a laser podendo ser usados em escritórios menores e também para home office.
Impressoras Profissionais
Quando a demanda de impressão é alta pode ser interessante investir numa impressora profissional que tem mais agilidade podendo inclusive imprimir frente e verso. Na hora de escolher a sua impressora observe a sua capacidade de armazenamento de arquivos e a necessidade de imprimir colorido.
Impressoras Multifuncionais
Num contexto de evolução tecnológico das impressoras não podíamos deixar de citar as impressoras multifuncionais que centralizam num único equipamento as funções de digitalizar documentos, fazer cópias tipo xérox, enviar fax além de ter acesso à rede Wi-Fi.
Os métodos de impressão evoluíram no decorrer da história permitindo que esses equipamentos se tornassem mais assertivos para diferentes funções.