Registrar momentos é um hábito que as pessoas adquiriram há muito tempo. Para comprovar essa teoria basta lembrar dos quadros que os reis solicitavam aos pintores na antiguidade, momentos retratados em telas, histórias contadas através de imagens. Com o passar dos anos e a invenção da fotografia esses retratos são cada vez mais comuns e no século XIX, quando foi inventada a câmera fotográfica analógica, o equipamento parecia coisa apenas para profissionais. Para se ter uma foto era muito difícil e logo vieram as câmeras de uso doméstico (porém ainda era necessário revelar o filme em estúdios especializados).
Mas essa produção totalmente profissional não demorou muito, logo as câmeras digitais envolveram o mercado e a tecnologia permitiu que qualquer pessoa pudesse fazer uma foto e visualizar em seu computador, televisor, etc e depois imprimir em casa. Porém essas câmeras de uso doméstico ainda aparecem com uma qualidade muito simples, isso porque a profissão de fotógrafo é tradicional (não apenas na cobertura de eventos como na cobertura jornalística e artística) e para o exercício completo dessa profissão existem máquinas próprias.
Dentro desse mercado de câmeras digitais, existe uma em especial que apareceu no mercado em 2009, surpreendendo o grande público pela sua notória potência e enchendo os olhos do público específico pelas inúmeras opções de trabalho que ela permite – essa máquina é a Nikon D500, que vem despertando desejos nos especialistas e amadores de todo Brasil.
Características Específicas
A Nikon tem um sensor de 12 megapixels e um LCD rotativo de 2,7 polegadas com resolução de 230.000 pixels. Também acompanhada por um sistema de medição de exposição de 40 zonas e um sistema de focagem automática de 11 pontos. Sua velocidade de disparo chega a 4 imagens por segundo e a possibilidade de captar vídeos é de 24 imagens por segundo (com som em mono). Possui liveView, processador Expeed, D-Lighting, saída HDMI, 19 modos de cena e um tratamento de imagem com nitidez, enquadramento, distorção, perspectiva e colorização.
O modelo Nikon D500 apareceu diante de um mercado que esperava outro modelo ainda básico e com menor riqueza de detalhes. E, pelo que parece, já chegou conquistando o coração de todos os amantes da boa imagem. O que mais chama a atenção do público menos esclarecido é o visor retrátil que permite a visualização do fotógrafo em diversos ângulos, isto é, você pode posicionar a câmera em um lugar e o visor pode ser movimentado até você ter boa visualização da imagem. Pelo preço de lançamento a Nikon D500 ficou inicialmente um valor médio de 729 Euros (sem a objetiva), mas você também pode encontrar os kits formatados para o grande público por 779 Euros com uma objetiva de 15-55 mm, ou por 829 Euros com uma 18-55 com estabilização de imagem ou modelos semelhantes com duas objetivas.