Muitas pessoas dizem que a bateria do celular só pode ser recarregada quando ela estiver completamente descarregada. Mas outras pessoas dizem que isso é um mito e que não interfere na vida útil da bateria.
Na verdade interfere sim, principalmente nas baterias “NiCd” que possuem os componentes níquel e cádmio. Esse tipo de bateria sobre de um problema conhecido como “efeito memória”, que é o grande responsável pela redução da capacidade de armazenamento de carga da bateria do celular e por isso dá uma força para diminuir a vida útil do componente.
Efeito Memória
As baterias que sofrem com este problema são as conhecidas como NiCd, presente principalmente em aparelhos mais antigos.
Todas as baterias funcionam através de corrente elétrica que é gerada através da reação dos elementos químicos presentes na bateria. Essas reações químicas podem ser entendidas como a “viagem” dos elétrons do pólo positivo para o negativo, até que todos tenham passado para um determinado lado da bateria e ela fica descarregada. A recarga faz com que esses elétrons voltem para seu lado original na bateria, e fiquem prontos para fazer sua viagem elétrica e fornecer energia para o aparelho celular.
Quando todas as reações químicas que poderiam ser realizadas pela bateria são esgotadas, isso quer dizer que ela está descarregada e será necessário carregá-la novamente.
No entanto, nas baterias que sofrem desses efeito memória quando a bateria não fica completamente descarregada sobra um resíduo de carga, e quando vamos recarregar novamente a bateria ela ignora essa carga que ainda resta e recarrega só uma parte da carga.
Isso talvez não fosse tão traumático se a bateria não “memorizasse” que aquela pouca carga que ela completou é o máximo de capacidade de recarga da bateria – é por isso que alguns celulares pediam um longo tempo de recarga, que poderia durar até 24 horas.
Aquele resíduo de carga que a bateria ignorou ficará esquecido e a bateria não vai utilizar, reduzindo a capacidade de fazer reações químicas e conseqüentemente a capacidade da bateria.
Novas Baterias
As novas baterias são feitas com lítio-íon ou com níquel-metal-hidreto, e não tem o problema do efeito memória. No entanto, como qualquer outra bateria elas possuem um tempo de vida útil, que geralmente é de 500 recargas.
Ou seja, a cada vez que o celular é recarregado uma dessas vidas úteis é eliminada. Portanto, quanto menos o celular for recarregado melhor, independentemente do efeito memória.
Algumas pessoas confundem a diferença entre o tempo de vida e o efeito memória. A diferença é que o efeito memória diminui a capacidade da bateria de armazenar carga, então conseqüentemente a pessoa fará mais recargas e eliminará mais rapidamente a vida útil da bateria.
Neto