Grande parte dos eletrônicos de boas marcas tem preços que são pouco acessíveis. Dessa forma encontrar uma opção com o valor mais em conta é um desejo de quase todo mundo. Porém, geralmente quando essas pessoas encontram esses produtos percebem que a palavra refurbished acompanha os mesmos.
Quando se deparam com essa palavra as pessoas começam a desconfiar que os produtos não tem qualidade ou que existe algo de errado com eles. A seguir vamos explicar um pouco melhor esse conceito de produto refurbished com o objetivo de que você não tenha mais dúvidas sobre eles.
Refurbished = Remanufaturado
Numa tradução livre para o português a palavra refurbished significa remanufaturado. Com certeza você já se deparou com uma compra com essa denominação em produtos nacionais. Assim como os remanufaturados brasileiros os produtos refurbished em sua maioria podem nem ter sido testados, não terem sido sequer retirados de suas caixas pelos compradores.
Basicamente são produtos que foram devolvidos pelos clientes que os compraram por qualquer motivo que nem tenha a ver com o produto. Porém, mesmo quando um produto não tem sua embalagem violada não pode ser vendido como novo. Mas, é claro que também tem os produtos refurbished que apresentaram algum defeito e que por isso são devolvidos.
Produtos Com Defeito
Na verdade entre os produtos refurbished o exemplo de produtos não violados é um dos mais raros. Na maior parte dos casos os produtos que recebem essa classificação apresentaram algum defeito. Para que fique mais claro imagine que você comprou um computador e que ele logo nos primeiros usos já apresentou algum defeito.
A Remanufatura
O cliente então entra em contato com a loja e recebe outro produto. Aquele produto com defeito então é enviado para o fabricante que faz uma análise do problema. Ao descobrir qual é o problema o fabricante pode consertá-lo se for de pequeno porte. Depois que o produto passar por diversos testes e passar por eles poderá ser novamente vendido. Esse produto pode passar por um processo de receber uma nova carcaça ou então novos acessórios.
Lembramos que produtos que passam por esses testes e são reprovados por apresentarem um defeito muito grande acabam sendo descartados completamente. As empresas dificilmente investem em consertar produtos que apresentam diversos problemas.
Por fim quando o produto é aprovado em todos os testes e se percebe que ele está livre de todo e qualquer problema a empresa pode embalar de novo o produto e voltar a vendê-lo como refurbished ou remanufaturado no Brasil.
Produtos de Mostruário
A palavra refurbished pode ainda ser usado para denominar produtos de mostruário que retornam ao fabricante ou então para produtos que estão fora de linha e não podem mais ser vendidos como produtos oficiais da linha. Os produtos que tem o selo de refurbished podem ter tido algum defeito antes mesmo de sair da fábrica.
Também podem não ter passado corretamente por todas as etapas da linha de montagem. Sendo assim o produto é consertado e então é vendido como se fosse um produto novo. O produto remanufaturado pode também ser proveniente de uma venda em que o cliente não gostou de alguma especificação ou mesmo se arrependeu da compra.
Nesses casos a loja cuida para fazer o envio do produto para o fabricante e dessa forma ele é que tem a responsabilidade de desembalar o produto, limpá-lo e embalá-lo novamente para que volte para a loja e possa ser vendido como refurbished.
Vale a Pena Comprar Esse Produto?
Produtos que precisam voltar para a fábrica por qualquer motivo e recebem a etiqueta de refurbished devem ser vendidos mais barato já que não são considerados como produtos novos. Em geral os produtos com esse selo não são encontrados no Brasil e sim nos sites e-commerce de importados ou então nas lojas que são especializadas em produtos de segunda mão.
O essencial na hora de fazer a compra de um produto refurbished é saber qual é a sua origem. Fique atento a quanto custa o produto novo e quanto está sendo cobrado por esse remanufaturado. Muitos vendedores na internet estão apenas interessados em lucrar e vendem esse tipo de produtos pelo preço de produtos novos.
Nos casos em que o produto realmente está abaixo do preço normal pode ser um bom negócio comprá-lo com esse selo de remanufaturado. Contudo, fique atento se o vendedor oferece a você garantias pelo produto. Saiba que de acordo com a lei todo e qualquer produto vendido por uma empresa regulamentada tem até 90 dias de garantia. Essa regra é válida também no caso dos remanufaturados.
Comprar ou Não Comprar?
O que podemos dizer a respeito de fazer ou não essa compra é que se trata de uma questão bastante pessoal. A primeira coisa que você deve fazer é pesquisar a respeito dos sites e lojas que estão vendendo esses produtos para que possa ter todas as garantias que são necessárias e obrigatórias.
Saiba que mesmo que o produto tenha reaproveitado algumas peças também contém peças novas e deve estar em pleno funcionamento. Fique atento ainda ao valor do produto, o fato de ser refurbished não quer dizer que ele tenha um valor muito abaixo do mercado. Sendo assim se encontrar aquele produto dos sonhos por um valor extremamente baixo desconfie que ele pode ter algum defeito.
A Compra
A compra de refurbished é comum nos Estados Unidos e em outros países e se trata de algo bem comum com uma grande diversidade de produtos que são vendidos em lojas famosas. Já no Brasil é bem raro que as lojas vendam produtos desse tipo, o mais comum é encontrá-los em sites não muito conhecidos e em geral de origem dos Estados Unidos.
Comprar desses sites não representa exatamente um problema já que se trata de quase o mesmo que comprar de forma direta de uma loja americana. Pesquise a respeito do site que você pretende comprar para saber se tem algumas reclamações sobre ele e se é seguro fazer as suas compras nele.