Quem Criou o Notebook?

Há alguns anos atrás (poucos) ter um notebook era coisa de gente muito rica, o comum era cada um ter seu computador gigante dentro de casa utilizando internet discada. Hoje em dia, dificilmente você observa grandes computadores na casa das pessoas, cada um possui seu computador portátil ou um tablete à disposição. E não é difícil de encontrar essas pessoas, o notebook tornou-se uma ferramenta essencial de trabalho, sendo assim, em aeroportos, lanchonetes, metrôs, parques, em qualquer lugar é muito fácil encontrar alguém utilizando esse instrumento.

Mas afinal como um aparelho de computador tão grande conseguiu se resumir em uma pequena máquina que atualmente pode ser levada a qualquer lugar isenta de fios e outros acessórios.

Poucos sabem dessa informação, mas o primeiro notebook foi inventado bem cedo, em 1981, pelo cientista Adam Osborne. Sua invenção foi reconhecida como o primeiro computador completamente portátil do mundo.

Adam era um empresário, além de atuar também como escritor e editor de software. Nascido nos Estados Unidos em 1939, em Kodaikanal, viveu até os 64 anos, quando faleceu em 18 de março de 2003. O primeiro computador portátil pesava em torno de 12 quilos com uma tela de cinco polegadas, sendo possível carrega-lo dentro de um avião, pois cabia por debaixo do banco de uma cadeira do transporte aéreo.

O primeiro notebook foi patenteado com o nome de seu inventor, sendo chamado de Osborne 1 e atingiu uma taxa de venda de dez mil replicações. Após esse período explosivo de vendas, em 1982 a empresa Compaq também estreou o primeiro computador portátil que era compatível com o IBM PC, desktop de referencia naquela época. Esse aparelho custava em torno de três mil e quinhentos dólares.

Em 1985 o mercado recebeu uma novidade nessa área, o TRS-80, da empresa concorrente Radio Shack, sendo o primeiro computador portátil que dobrava, semelhante aos modelos que se utilizam atualmente.

Já em 1989 a grande empresa Apple presenteou o mundo com o lançamento do famoso Macintosh Portable e revolucionou o mercado com a sofisticação e diferenciação do seu software.

E foi após o ano de 1990, o modelo de computador portátil, os notebooks começaram a tornar-se algo mais popular e acessível ao resto da população que não era milionária para comprar um aparelho desse anteriormente.

No ano de 1994 os novos notebooks já eram produzidos com aparelhos que liam CD, e apenas três anos depois esses  novos computadores portáteis tinham a capacidade de ler além dos CD’s, DVD’s.

Os notebooks evoluíram tendo mais capacidade de memória, ficando cada vez menores e atendendo as necessidades da modernidade. Hoje em dia o consumidor consegue montar seu próprio notebook pela internet, personalizando-o de acordo com seus gostos e preferencias. Existem também os netbooks, que revolucionaram esse mercado por serem tão pequenos e leves para entrar em uma pequena bolsa que se pode  carregar para qualquer ambiente.

Sendo assim, é valido observar como esse mercado de computadores portáteis foi sendo tão transformado em curto espaço de tempo, trazendo hoje aparelhos que atendam seus consumidores com qualidade em memória e personalidade, além da possibilidade de transporte fácil e prático.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Eletrônicos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.