Smartphones e Apple na Linha de Fogo

Atacar computadores usando Windows se tornou figurinha repetida entre a bandidagem. É claro que não teremos bonança em meio ao mar de ataques que praguejam contra o sistema operacional da Microsoft.

O movimento que tem se iniciado, no entanto, é uma migração de parte dos ataques destinados a computadores pessoais para outros dispositivos como celulares inteligentes e os cada vez mais populares computadores Apple. A tendência é apontada por dados obtidos pela especialista em segurança McAfee.

Celulares Inteligentes e a Vulnerabilidade

O estudo publicado pela McAfee nesta última semana de 2010 aponta os alvos mais prováveis de ataques de crackers no próximo ano. Segundo a criadora de softwares de segurança, os smartphones estão na mira dos criminosos.
O uso de celulares inteligentes vem sendo amplamente difundido desde o lançamento do iPhone. Esses equipamentos se tornaram cada vez mais sofisticados, acessando quase qualquer coisa usada em um computador. Da mesma forma, passarão a ser alvos de ameaças virtuais em maior número assim os grandões.

smartphone e apples-1

Celulares Inteligentes e a Vulnerabilidade

A vulnerabilidade desses equipamentos é um dos principais fatores de risco. O grande número de novos usuários e ainda, a pouca experiência destes devido ao pequeno prazo desde a entrada dos smartphones no mercado de massa deverão agravar ainda mais a situação. O será visto muito em breve será o lançamento de produtos de segurança para telefones inteligentes. Ninguém ficará surpreso ao ver um “antivírus móvel” começando a ser vendido.

As Redes Sociais: Mais e Mais Ameaças

As pragas virtuais desembarcaram nas redes sociais em números tão expressivos quanto os de novos usuários dessas comunidades. As redes apresentaram crescimento acelerado desde sua aparição no começo da década e, da mesma forma, as maneiras de ludibriar os usuários também se multiplicaram.

Ameaças mais recentes nesse mercado como os encurtadores de links. A alternativa aos longos endereços da internet para divulgação em enunciados curtos se tornou fonte de disseminação de pragas. Isso por que o usuário não tem como saber se o endereço vai mesmo leva-lo ao destino prometido.

smartphone e apples-2

As Redes Sociais: Mais e Mais Ameaças

Links disseminados por meio de amigos em redes sociais, contas de e-mail e mensageiros instantâneos também representam grande parcela das ameaças a que os usuários estão expostos.

Segundo a McAfee, o chamado “fogo amigo”, quando contatos de um usuários são infectados por uma praga que se replica enviando links maliciosos. Novamente, a vítima não tem muitas chances de saber se está perante uma informação falsa ou verdadeira.

Produtos Apple e o Fim da Paz

Os produtos Apple foram apontados pela McAfee como potenciais alvos de ataques em 2011. Segundo a empresa, o clima de segurança experimentado pelos usuários de sistemas operacionais Apple e outros produtos da maça mordida será quebrado.

smartphone e apples-3

Produtos Apple e o Fim da Paz

Assim como os celulares inteligentes, a vulnerabilidade a que estão expostos os produtos Apple em geral se refere à falta de barreiras para pragas virtuais. Devido ao pequeno interesse de criminosos em golpes nesses sistemas, as proteções incluídas neles são baixas. Todo o cuidado é pouco nesse caso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Eletrônicos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.