Você tem uma guitarra? Um contrabaixo, bateria ou violão elétrico? Esses são instrumentos comuns e que as pessoas costumam possuir em suas casas, mas os mesmos normalmente ficam parados. Muitas são as causas para isso, mas a principal é a falta de um aparelho amplificador.
Um amplificador é uma caixa de som na qual é possível ligar seu instrumento elétrico por intermédio de um cabo (o chamado “P10“) e então “amplificar”, “aumentar” o volume do instrumento. Apesar da palavra amplificador, o aparelho não serve apenas para deixar o som mais alto, e sim para fazer com que o som verdadeiro saia.
É impossível obter o som verdadeiro de uma guitarra sem amplificador. Porém, tais aparelhos são muito caros, motivo pelo qual não são adquiridos. Qual é a solução então? Usar seu aparelho de DVD e/ou karaokê! Continue lendo e entenda como.
Como Usar Seu Aparelho de DVD e/ou Karaokê Como Amplificador?
O processo é simples: basta plugar seu cabo P10 na entrada de microfone de seu DVD, e então ligar este em sua televisão ou aparelho de som. A entonação nunca será a mesma de um amplificador (já que você não terá opções de distorção e “drive”), mas é um belo quebra-galho para as horas mais apertadas.
Como Acertar na Compra de Um Amplificador?
Como mencionamos acima o uso de DVD e/ou karaokê como amplificador de som para seus instrumentos pode até quebrar um galho, mas nunca será o mesmo que ter um equipamento desenvolvido para essa finalidade operando. A dica é economizar para comprar um amplificador de verdade. E para que seu investimento não seja vazio é importante atentar para algumas questões fundamentais para realizar a escolha correta.
O primeiro ponto a ser considerado diz respeito a versatilidade do aparelho de amplificação que você está considerando comprar. Faça uma avaliação criteriosa e seja sincero, você realmente acha que precisa de um amplificador que entregue resultados de Pink Floyd a Roupa Nova? Considere o estilo musical que você costuma tocar para não fazer um grande investimento num equipamento que não necessariamente será usado em todo o seu potencial.
Vamos imaginar que Carlos é um guitarrista que toca em 98% do seu tempo músicas de classic rock, mas deseja nesses 2% restantes tocar músicas de metal. Será que nessa proporção Carlos precisa de um amplificador excelente para cobrir os dois estilos? A resposta é não, Carlos precisa de um bom amplificador para classic rock. Quando for tocar metal ele pode dar aquela improvisada, algo que até o ajudará a crescer como guitarrista.
Qual o Tamanho das Suas Apresentações
Além de considerar o estilo musical que você deseja tocar é importante ter em mente qual o tamanho dos seus shows. Quem toca 95% do tempo em casas noturnas de menor porte não precisa investir num amplificador superpotente de 50 Watts que atenderia a demanda de um show num estádio.
Basicamente o que estamos dizendo é que você pode e deve considerar a utilidade que dará ao amplificador para mensurar o valor do investimento. Não precisa desembolsar um valor muito destacado para atender a demandas menores. Lembre-se que não é nem prático usar um amplificador com mais potência do que o necessário.
Gostou dessas dicas de como usar seu aparelho de DVD e/ou karaokê como amplificador e como fazer uma compra assertiva de um amplificador de verdade?