Vem aí a Geladeira Inteligente

Não é novidade para ninguém que a tecnologia está cada vez mais invadindo a nossa vida, não é mesmo? Pois é. Desde muito tempo, o ser humano busca meios de deixar o seu trabalho facilitado. As épocas das cavernas estão aí para comprovar esse fato, no qual os seres humanos ficaram muito conhecidos por terem executado a construção de diversos tipos de ferramentas para poder deixar o trabalho de caça e defesa mais facilitados.

E, desde então, o mundo passou por diversas transformações, nas quais a ciência se desenvolveu, juntamente com os métodos. E essa transformação foi muito mais sentida a partir do momento que existiu a globalização, ou seja, quando os europeus buscaram novos lugares para explorar em nosso planeta.

O século XX foi primordial para que tudo o que acontece hoje fosse possível de ser realizado. Se ele não tivesse tido a carga científica e desenvolvimentista que teve, muito provavelmente não existiria nada do que é usado hoje, como celulares ou computadores. Imagina só: se há 10 anos era inimaginado um smartphone que poderia embarcar tanta tecnologia quanto hoje, imagine uma geladeira. Porém, hoje pode-se perceber que elas também passaram a deter uma tecnologia que não era vista há muito tempo. Confira:

O Conceito de Casa Inteligente

O conceito de “casa inteligente” já vem de muito, mas muito tempo. Em 1950, nos Estados Unidos, foi criado o primeiro sistema que seria implantado em uma casa inteligente. De acordo com os estudos daquela época, o sistema que iria gerenciar desde o tempo de cozimento dos alimentos até a temperatura ideal da água para poder tomar um banho gostoso entraria em operação nas casas americanas em quarenta anos, ou seja, a partir de 1990. Porém, como sabemos, essas centrais não saíram do papel.

No entanto, as pessoas não contavam com um elemento coringa que iria entrar em operação logo: a internet. Tal ferramenta, criada primeiramente para atender a uma demanda militarista, logo foi descartada para esse fim em detrimento da criação de um outro sistema, e, para que a pesquisa não fosse completamente perdida, foi decidido em abri-la aos civis, a partir de 1990. Muita gente, inclusive, torceu o nariz para essa nova tecnologia, afirmando que ela não tomaria o lugar do entretenimento tradicional que, na época, era dominado pelas televisões. Porém, o que observamos hoje é completamente o contrário, não é mesmo?

Bill Gates E As Previsões

Durante os anos 1990, o magnata dos computadores, Bill Gates, responsável pelo sistema operacional mais utilizado em todo o planeta, arriscou que as pessoas iriam querer integrar ainda mais a informática  e a internet com o seu cotidiano. Isso incluía a escolha do que assistir por meio de um serviço integrado à grande rede (pode entrar Netflix), bem como, também, conectar os mais diversos aparelhos domésticos à essa rede. Naquela época, era muito cômico pensar em tudo isso, não é? Qual a finalidade de conectar um espremedor de fruta á internet? Pois bem. Acredito que isso faz um sentido tremendo atualmente.

Bill Gates

Bill Gates

Algumas empresas já são especializadas em tornar a casa mais conectada. Dessa forma, investindo uma quantia bem generosa, eles prometem deixa-la quase que completamente comandada pela palma da mão. Uma pessoa que está chegando em casa cansada do trabalho, por exemplo, pode executar comandos diretamente do smartphone para que um banho quente possa ser preparado e que, no momento que ela chegar em casa, este possa estar esperando por ela. Simples, não é?

A mesma lógica é aplicada com as geladeiras inteligentes. Antes relegada a ser um tipo de armazenamento para os alimentos (e somente isso) a geladeira teve a sua função ressignificada com o passar do tempo. Hoje, podemos encontrar modelos até mesmo com televisão integrada.

O Conceito de Geladeira Inteligente e a Samsung

O conceito da geladeira inteligente nada mais é do que ela se adaptar à rotina da pessoa. E, a partir disso, ela traçar metas para poder ser uma peça de ajuda ao seu proprietário quando ele mais precisar. Em 2016, por exemplo, a Samsung apresentou ao mercado a “Family Hub”, uma geladeira de uma série que ela levou ao mercado para promover cada vez mais a ideia de que ter uma geladeira inteligente era uma necessidade que todos tinham.

Para começar, o que mais chamava a atenção no equipamento era a sua grande tela interativa que é instalada na parte da frente da geladeira, em uma das portas. Tendo 21 polegadas, a tela é uma verdadeira central familiar, onde você pode pesquisar as coisas diretamente em um navegador, ter acesso às notícias, previsão do tempo (se preferir, pode até assistir televisão por meio dela), além de reunir também um quadro com os avisos e compromissos familiares. Aqui nesse conceito, a utilização de papeizinhos e imãs ficou lá atrás.

Um outro recurso bastante útil que foi adicionado é a possibilidade de a geladeira entender as datas de validade dos alimentos e alertar aos consumidores sobre quando um produto terá a sua validade expirada. Mas como ela consegue monitorar tal coisa?

Simples: ela conta com diversas câmeras instaladas na parte de dentro da geladeira, na qual  ela sempre retorna imagens em seu interior, podendo ser acessado pela tela interativa ou até mesmo pelo celular. Olha aí outra comodidade: se você estiver no mercado, mas não tiver certeza se os alimentos presentes na geladeira irão ser suficientes para a sua alimentação, basta entrar no aplicativo e, por meio dele, acionar as câmeras internas da geladeira que ela irá retornar para você imagens em alta definição para você, enfim, decidir se leva alguma coisa ou não. Bem simples e prático, não é mesmo?

Geladeira Inteligente da Sansung

Geladeira Inteligente da Sansung

Esse sistema de câmeras também está presente no congelador, caso você queira conferir se há algum frio para poder fazer um belo prato, além do monitoramento do prazo de validade, também. Mais do que conectar todos os eletrodomésticos, o que se busca é que esses objetos fiquem mais econômicos com o passar do tempo, sem contar, também, que passem a gerenciar melhor todos os recursos que eles têm disponíveis para poder retornar o máximo em eficiência.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Eletrônicos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.