Depois de um longo período de estagnação e eventuais quedas, o mercado de videogames recuperou fôlego durante esse fim de ano ao redor do mundo. Grandes lançamentos de games e novos acessórios pintaram o cenário de vendas desse mercado no último trimestre.
Vendas nas Alturas
US$ 2,99 bilhões é o número das vendas do mercado de videogames somente no mês de novembro. O valor divulgado pelos comerciantes de games americanos inclui as vendas de consoles de todos os fabricantes da atual geração e ainda de jogos — incluindo apenas o mercado formal. Os números representam alta de 8% nas vendas desses produtos em relação ao mesmo período do ano passado.
O aumento nas vendas de videogames e jogos, no entanto, seguiu após um ano de quedas no setor. As quedas em 2010 representam cercam de 5% ate novembro em comparação a 2009. Segundo a consultoria NPD, a previsão é que o mercado feche o ano com vendas em torno de US$ 19 bilhões. Em comparação com 2009, as previsões apontam para a estagnação.
O Alavancamento das Vendas e os Jogadores Casuais
Jogadores casuais nunca foram responsáveis por grandes volumes de vendas no mercado de videogames. Neste período de aumento nas vendas, no entanto, esses jogadores que não se deixam envolver pelo entretenimento digital representam exatamente o aumento nas vendas. Os recentes lançamentos no mercado dos chamados games “casuais” não deixam dúvida quanto à origem dos altos números de novembro.
Quando se fala em jogadores casuais tem-se em mente aquelas pessoas que não tem muita prática com videogames não se interessando, portanto, com games de jogabilidade complicada e histórias muito compridas. Esse público se dá bem com jogos musicais como Guitar Hero e os jogos esportivos do Nintendo Wii — sendo este videogame o campeão de vendas entre o público casual.
Esse público recebeu especial atenção com os lançamentos do Playstation Move — sensor de movimentos lançado pela Sony para uso no Playstation 3 — e o Kinect — o sensor de movimentos para o Xbox 360 que dispensa que o jogador segure qualquer joystick. Os lançamentos foram também acompanhados por uma série de novos jogos para os consoles envolvidos.
O Xbox 360, o campeão de vendas em novembro desse ano, somou 1.370.000 de unidades vendidas. Ao mesmo passo que as vendas do Kinect já registram a casa das 3 milhões de unidades vendidas. O Playstation Move — lançado em setembro — já soma 4,1 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.
O Futuro do Mercado
A média de sobrevida dos consoles registrado nas últimas gerações é de cerca de 5 anos. O mesmo não se observa na atual geração de videogames. As fabricantes não parecem estar nem um pouco inclinadas a renovar seus equipamentos. Por outro lado, renovam com novos periféricos e investem em games exclusivos — como o recente lançamento de Gran Turismo 5 exclusivo para o Playstation 3 e Halo Reach, exclusivo para o Xbox 360.
Por Thiago Resende